Crescimento capilar: tratamentos, cronograma e mais

Crescimento capilar: tratamentos, cronograma e mais

O crescimento capilar é um processo pelo qual passamos de forma contínua e, mesmo com diversos estudos científicos, muitas dúvidas ainda pairam. Quantos centímetros um cabelo cresce ao mês? Existem produtos para crescimento capilar realmente eficazes? Qual a melhor hidratação e tratamentos para crescer o cabelo mais rápido?

Se inserirmos a questão no contexto do padrão estético do momento, o crescimento capilar torna-se um tema ainda mais relevante e totalmente influente na autoestima (não só das mulheres, viu?). O mercado de cosméticos, claro, aproveita e navega bastante nessa onda, seja com soluções que realmente podem ajudar ou com promessas mirabolantes (e impossíveis de obter). Hoje a Left Cosméticos trará a resposta para várias perguntas sobre crescimento capilar, abertamente, sem mentiras, para te ajudar e, se ficar alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato!

Antes e Depois Crescimento do Cabelo - Left Cosméticos

Como fazer o cabelo crescer rápido?

Até o momento, apesar de intensos estudos e técnicas que visem a aceleração do processo de crescimento capilar, ainda não existe algo que seja comprovado cientificamente como eficaz e 100% seguro (sem contraindicações) para o tratamento de crescimento dos cabelos.

Alguns dermatologistas indicam fórmulas manipuladas e de uso rigoroso apenas para quem possui algum tipo de patologia que leve à queda capilar, como é o caso da Alopecia Areata. Vale enfatizar que todo medicamento e/ou produto indicado em casos assim irão agir não apenas na fibra capilar, mas no organismo como um todo, atacando a causa da doença (e não apenas o sintoma, que é a quebra do cabelo).

Os fios de cabelo, em média, crescem de 1cm até 1,5cm por mês. Esses números podem variar bastante (tanto para menos, quanto para bem mais), já que o cabelo cresce de dentro para fora e diversos fatores podem levar a uma diferença no ritmo desse crescimento. Entre esses fatores, podemos citar:

Como acelerar o Crescimento do Cabelo - Left Cosméticos

Não existe fórmula mágica, mas…

Que tal conferir algumas dicas que podem auxiliar na sua rotina de cuidados para um crescimento saudável? Uma das perguntas mais importantes que você deve se fazer é: afinal, como posso melhorar o meu organismo e a meu dia a dia para que os meus cabelos respondam de maneira mais saudável?

Bom, é necessário que você adquira uma série de hábitos e cuidados específicos. O objetivo será fazer com que seus cabelos passem por um reforço na fortificação, sem quebra (principalmente das pontas), visando a saúde do couro cabeludo, bem como sua circulação sanguínea, livre de resíduos de produtos, com a oleosidade equilibrada e, obviamente, com aquele capricho com sua própria saúde.

Em resumo, temos que dar a boa notícia: é olhando mais para si, amando-se mais e reforçando sua rotina de autocuidado que seu cabelo (pele, unhas e tudo o mais) responderão de maneira benéfica e revelarão sua beleza essencial. E garantimos: essa mudança fará bem para a sua saúde como um todo: da ponta dos pés até o último fiozinho de cabelo.

Autocuidado ajuda no crescimento capilar - Left Cosméticos

O meu cabelo demora a crescer. Por quê?

Infelizmente, com a correria do dia a dia e com hábitos cada vez menos saudáveis, muitas pessoas vêm notando que os sintomas do estresse vem se apresentando de maneira frequente e intensa. Um desses sintomas, sem dúvidas, é a queda de cabelo e seu enfraquecimento. Nesses casos, o melhor a fazer é marcar aquela consulta esperta com seu dermatologista de confiança, para um check-up e explanações completas sobre como proceder em seu caso específico.

Dentre os fatores a serem observados pelo profissional, estão:

  • Averiguação da taxa de Hormônios;
  • Deficiência de vitaminas no organismo, como a B12 e a vitamina D;
  • Estresse e alterações do sistema nervoso em geral (alguns casos são discretos e silenciosos, por isso, a consulta é importante);
  • Outros problemas de saúde que afetem o metabolismo;
  • Rotina inadequada de cuidados tópicos, como utilização de produtos indevidos e sem seguir as sugestões de uso fornecidas pelo fabricante.

Crescimento Capilar caseiro: como fazer?

Além das dicas anteriores que já falamos, alguns truques podem ser usados no seu dia a dia para auxiliar no crescimento dos seus cabelos. Por exemplo:

O ideal é que, independente se for uma receitinha babadeira ou aquela máscara de confiança, você cuide sempre do seu couro cabeludo e respeite o passo a passo no uso de cada produto.

tônico caseiro crescimento capilar - Left Cosméticos

Tônico caseiro para crescimento capilar: receitinha

Achou que não daríamos uma receitinha especial? Claro que temos nossa carta na manga e, o melhor: você vai poder fazer com o que tiver em casa. Basicamente, você precisará de Vinagre de Maçã, Alho e Óleo de Coco.

Modo de fazer: em uma garrafa que tenha bico dosador, misture óleo de coco o bastante para seu comprimento de cabelo, 4 colheres de vinagre de maçã e um dente de alho sem a casca. Misture bem e deixe descansar por, pelo menos, 18 horas. Depois, chacoalhe bem a mistura e aplique no couro cabeludo, massageando em movimentos circulares até que toda a região esteja envolvida pela mistura. Deixe de um dia para o outro, como em uma umectação. Proceda com a lavagem e tratamento normais dos cabelos.

Dica extra para estimular o crescimento dos cabelos

Já que falamos de massagem no couro cabeludo, vale lembrar que ela é super importante para a saúde do couro cabeludo e para promover um crescimento saudável dos fios (em condições normais).

massagem no couro cabelo para no crescimento capilar - Left Cosméticos

O tempo de duração da massagem que você fará varia de acordo com o tempo que você tem disponível. Em geral, você pode massagear a região por, pelo menos, 5 minutos todos os dias. Pode ser antes de deitar, pode usar produtos específicos ou não: o importante é dar uma atenção especial à massagem, já que ela auxiliará na tonificação da raiz dos fios e promoverá a microcirculação sanguínea. E sim: todo mundo pode fazer (inclusive quem tem couro oleoso). Basta encaixar essa massagem em um momento do seu dia que tenha uma pausa segura para, se preciso, lavar os fios depois.

Lembre-se: a massagem capilar é um momento de carinho, de autocuidado e, claro, um momento de turbinar seu cronograma capilar para o crescimento saudável dos cabelos.

Cronograma Capilar para Crescimento

Qualquer rotina de cronograma capilar que você siga, fazendo da forma correta e com bons produtos, com certeza já te ajudará a fortalecer os fios e, com isso, eles cairão muito menos e crescerão mais saudáveis (já que terão mais força!). Mas temos aqui uns truques extras para você adaptar o seu cronograma capilar de forma a tirar o máximo proveito do fator “força”. Confira:

  1. O shampoo! Muitas pessoas não dão o devido valor à escolha de um shampoo, mas ele pode fazer diferença no seu tratamento. Para estimular o crescimento capilar nós indicamos dois shampoos: um que será o shampoo do dia a dia, de limpeza média e com ativos hidratantes (pode ser, por exemplo, um shampoo desenvolvido para o seu tipo de cabelo – colorido, ressecado, oleoso, etc - aqui na Left temos shampoos para todos os tipos de cabelos, confira) e um shampoo detox (na Left Cosméticos você pode optar pelo Shampoo Detox Abacaxi e Gengibre, que promove uma limpeza na medida sem ressecar os fios) ou antirresíduo, que deverá ser usado a cada 15 dias para remoção de resíduos acumulados no couro cabeludo e no fio.
  2. Hidratação: máscara com ativos como extratos vegetais (frutas, plantas/flores – as da linha Fruit Therapy Vegan da Left Cosméticos são perfeitas), Pantenol, Glicerina, Lanolina, Lecitina, Aloe Vera (a famosa babosa), Vitaminas, etc.
  3. Nutrição: máscaras com óleos 100% vegetais e manteigas naturais. Exemplo: Óleo de Coco, Óleo de Argan, Óleo de Oliva, Manteiga de Manga, entre outros. Dica: O Óleo de Rícino é um dos mais famosos e queridos para ajudar a estimular o crescimento (veja mais sobre ele aqui).
  4. Reconstrução: uma das etapas responsáveis pelo fortalecimento da estrutura do fio. Use máscaras com proteínas e aminoácidos (geralmente os ativos terminam em “ina”, como: queratina, cisteína, arginina, creatina, proteínas hidrolisadas, etc).

Cronograma capilar para crescimento - Left Cosméticos

Como potencializar ainda mais seu Cronograma de Crescimento

Acrescente na sua nova rotina capilar um finalizador com proteção térmica / proteção solar. Já reparou que quando as pontas dos cabelos estão mais fracas ou ressecadas, parece que o cabelo demora mais para crescer e fica mais suscetível à quebra? Pois é! Você pode prevenir esse tipo de problema e ainda manter a hidratação por mais tempo no fio quando faz uso de um bom produto finalizador, afinal, ele faz uma “blindagem protetora”.

Quem se expõe muito ao sol, pode se beneficiar do finalizador com proteção térmica e solar Carol Kyoko e Left Cosméticos (clique aqui), ele é bifásico e oferece um efeito anti-porosidade, deixando os seus fios muito macios, hidratados e soltinhos! Já para cabelos com maior tendência ao ressecamento, indicamos um leave-in cremoso como os leave-ins da linha Fruit Therapy Vegan. Porém, se o seu cabelo está saudável ou tem tendência à oleosidade excessiva, opte por finalizadores em spray (líquido). O Liso de Bolso e o Elixir Pérola são ótimas pedidas para manter a integridade dos seus cabelos em toda a extensão e pontas.

A Left Cosméticos fez um texto bem bacana específico de Cronograma Capilar para Crescimento, clique para conferir.

Produtos para crescimento dos cabelos

Já que falamos um pouco sobre como fazer um bom cronograma de fortalecimento e crescimento capilar, vamos também lembrar uma regra de ouro (que serve para tudo na vida): tudo em excesso é ruim. Pois é: atente-se para não pecar no excesso de cuidados e produtos em suas madeixas. Às vezes, no afã de fazer muito bem para os fios, você acaba sufocando-os com tanto produto, ingrediente, cuidado, vitamina e afins. Então, pega leve e vá passinho a passinho, com carinho e sem exageros. E não estamos aqui para falar que seu cabelo vai simplesmente enjoar, é que existe um acúmulo natural de resíduos no fio dependendo da quantidade e frequência de uso de certos produtos. Além disso, o fio tem diversas necessidades, não adianta você só fornecer, por exemplo, produtos recheados de óleos na fórmula, se ele está pedindo proteínas.

Cuidado com excesso de produtos - Left Cosméticos

A Reconstrução Capilar é necessária, sim, principalmente para a recuperação de cabelos danificados e fragilizados. Porém, ela deve ser realizada a cada 10 ou 15 dias, no máximo. Respeite a pausa entre as aplicações. Não corra o risco de saturar seu amado cabelinho com excesso de queratina, cisteína, arginina, proteínas e demais aminoácidos. Eles podem causar o temido “efeito rebote”. Na dúvida, opte por máscaras específicas, mas com fórmulas seguras, como a Nano Reposição Iônica da Left Cosméticos.

A utilização de um shampoo antirresíduos a cada 15 dias é essencial para “desafogar” os fios dos resíduos de máscaras, cremes e leave-ins além de, claro, fazer aquele tratamento Detox básico que permite que os fios “respirem” um pouco. Já falamos em outro post sobre a novidade da Left Cosméticos, o Shampoo Detox Esfoliante da linha Fruit Therapy Collabs Carol Kyoko, que promoverá essa esfoliação e a desintoxicação residual do couro cabeludo e fios na medida certa. Lembre sempre que a retirada desse excesso de resíduos permite a renovação celular, que fará com que a penetração de vitaminas e nutrientes ocorra com maior facilidade pelo couro cabeludo. São diversos os benefícios para o fortalecimento do bulbo capilar e, por consequência, dos fios.

Não aplique produtos cremosos na raiz ou no couro cabeludo. A imensa maioria dos condicionadores, máscaras e finalizadores cremosos, quando aplicados na raiz dos cabelos, tendem a aumentar a produção de sebo da região e a obstrução dos poros e dos folículos capilares. Isso enfraquece tanto o bulbo que está produzindo um novo fio, quanto o fio que já cresceu e, como consequência, leva-os ao enfraquecimento, quebra e queda.

Atenção: hipervitaminose e mais!

Lembrando, mais uma vez: todo excesso esconde uma falta. Então, cuidado com os excessos de vitaminas e minerais de produtos e receitas para não provocar uma sobrecarga desses elementos na fibra capilar. O excesso de vitaminas, ou hipervitaminose, pode causar o efeito oposto ao esperado e também pode levar seus fios à quebra e queda. O mais importante em qualquer circunstância é o equilíbrio entre as rotinas e as necessidades reais dos seus cabelos.

Devemos, também, nos atentar para evitar um velho hábito: dormir com os cabelos molhados! Eis uma prática inimiga do crescimento capilar! A umidade na raiz dos cabelos impede que o couro cabeludo seja devidamente oxigenado durante seu repouso que, por sinal, é um dos períodos mais importantes do dia para a fase Anágena. Essa fase é o período de “produção” do cabelo novo, enquanto ainda está dentro do bulbo! É quando dormimos que nosso organismo consegue ritmar alguns processos e, entre eles, o de crescimento capilar.

Portanto: cabelos limpinhos, sequinhos, com uso de vitaminas e minerais na medida certa e uma ótima noite de sono podem garantir saúde e crescimento capilar do jeito que você tanto espera.

Entenda também que tudo em nosso organismo pertence a um ciclo e, é claro, essa regra não seria diferente para os cabelos. Se você usa (e abusa) de ferramentas que aceleram o crescimento, acelerará também o fim do ciclo de vida do fio, afinal, o cabelo se renova também.

Alimentação é importante!

A alimentação tem papel essencial em todo e qualquer projeto de crescimento capilar. Não adianta: cabelo cresce de dentro para fora! Ele recebe nutrientes, vitaminas e água diretamente na raiz, na hora da multiplicação celular. Para mandar tudo isso para um cabelo em formação, tem que ser por meio da ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes e vitaminas (além, claro, da ingestão da quantidade ideal de água).

Alimento para crescer cabelo - Left Cosméticos

Para ter uma ideia, alimentos como a cenoura e as oleaginosas (castanhas em geral) são ricos em vitaminas A e E, portanto, vale muito a pena inseri-los em seu cardápio diário. Eles ajudam no bom funcionamento das glândulas que estimulam a formação dos fios. Se você quer entender melhor como a alimentação pode ajudar no crescimento capilar e pegar dicas, confira esse texto que fizemos sobre o assunto!

Ah! Também vale a pena repensar seu cotidiano e adotar uma rotina leve e saudável. Pausas para descanso, prática frequente de exercícios físicos (ao menos 20 minutos diários de caminhada já faz uma grande diferença), atenção ao estresse diário, terapias de relaxamento (cromoterapia, aromaterapia e demais terapias holísticas), etc.

Como bem diz o ditado: mente sã, corpo são. Então novamente vamos fazer aquele apelo amigo: cuide-se por completo e brilhe!

Perguntas Frequentes sobre o Crescimento dos Cabelos

cortar cabelo ajuda no crescimento capilar - Left Cosméticos

Cortar o cabelo com frequência auxilia no crescimento?

Pode ajudar, já que quando você retira pontas duplas ou ressecadas, por exemplo, você permite que o fio continue crescendo, de forma saudável. Logo, um fio que não esteja com as pontas boas pode quebrar com mais facilidade e não manter os nutrientes na fibra capilar, já que a ponta vai se descamando e se partindo pela extensão do fio.

Produtos de crescimento capilar na barba?

Produtos para crescimento de cabelo (no caso dos cosméticos comprados prontos, como shampoo, tônico, entre outros), geralmente não tem contra indicação e podem ser utilizados em barba sim. Mas para a sua segurança, confira sempre as indicações do fabricante e/ou seu dermatologista.

Qual é o médico indicado para tratamento dos cabelos?

Existem diversas especialidades médicas que podem pedir exames para avaliar sua condição física e hormonal em geral. Mas, para fazer uma avaliação específica para a sua saúde capilar, vale consultar um dermatologista e/ou um tricologista de confiança. O tricologista é o profissional específico para todo tipo de tratamento e cuidado com os cabelos e couro cabeludo.

Queda capilar pós-gravidez, como lidar?

Após 4 meses do parto é muito comum que as mulheres sintam seus cabelos caírem muito mais. Essa fase tem o nome de eflúvio telógeno e sua recuperação acontece de forma natural durante o período de 3 a 6 meses. Não é necessário o uso de estimulantes, não é preciso se assustar, tenha calma, respire fundo e curta seu baby. Tudo se ajeitará da melhor maneira possível em breve (e é como a gente cansa de ouvir: passa tãããão rápido, que sinceramente, o cabelo vira um coadjuvante num puerpério).

Apenas tenha atenção: caso o problema persista pode ser que a queda tenha uma causa diferente e daí deve-se consultar o seu médico de confiança assim que possível. Os produtos próprios para crescimento dos cabelos geralmente podem ser utilizados nesse período, porém, sempre após a autorização do seu médico.

Vitaminas para crescer o cabelo funcionam?

Antes de saber se o uso tópico de vitaminas funciona, vale se perguntar: como está a alimentação e a ingestão de água? Gostamos sempre de lembrar que o crescimento e a saúde dos fios também deve ser considerada “de dentro para fora”. Sendo assim, o  ideal é verificar por meio de exames se há deficiências de vitaminas para que, então, o médico de confiança possa prescrever o suplemento mais adequado se for o caso. Uma vez que seu cuidado interno já está bem encaminhado, o uso das vitaminas disponíveis no mercado não costumam atrapalhar nem prejudicar de forma grave a saúde de quem utiliza. Porém, novamente, sempre com equilíbrio, ok?!

vitaminas para crescer cabelo left cosméticos

O tal do “Shampoo Bomba” funciona?

Muitos “Shampoos Bomba”, principalmente os que podem ser comprados prontos, tendem a oferecer bons resultados, caso as orientações do fabricante sejam seguidas à risca. Por exemplo: um "shampoo bomba" cuja indicação não é a de uso diário, não pode ser usado todo dia. Parece simples, mas muitas pessoas cometem o deslize de comprar produtos com modo específico de uso, e os usam de “qualquer jeito”. Vamos evitar o efeito-rebote e seguir o que a marca sugere, que tal? Desse jeito, garantimos a saúde dos fios e a segurança no uso dos nossos produtinhos queridos.

As receitas caseiras divulgadas amplamente na internet também podem ajudar. Tudo vai depender do que se é utilizado. O café, alguns chás naturais e óleos podem ser uma boa pedida, como por exemplo o chá de hibisco, o óleo de rícino, o óleo de coco, etc.

Mas não precisamos nem falar para passar longe daquele famoso concentrado de Vitamina A (de uso veterinário), né? Pois é! Nem no shampoo, nem em cremes, nem em lugar nenhum. Se você pesquisar, verá que existem praticamente o mesmo número de pessoas que alegam que se deram bem e as que afirmam reações adversas perigosíssimas. Dentre as reações adversas mais comuns, citam: hipervitaminose, alergias severas, hipersensibilidade do couro cabeludo, entre outras. Se cuide! Apenas vitaminas e complementos de uso cosmético (e humano) são seguros, ok?

Importante lembrar: nem tudo que serve para uma pessoa, serve para outra, então, muito cuidado e discernimento nas escolhas!

Quantos fios de cabelo é normal cair?

A perda de até 100 fios por dia é absolutamente comum. Ou seja, não indica nenhum problema sério, justamente porque todos os dias nossos cabelos encerram seus ciclos e se soltam naturalmente da raiz para dar lugar aos fios novos. Lembra o que falamos acima sobre a naturalidade dos ciclos orgânicos? Por isso, faça tudo com moderação e tenha resultados mais duradouros.

 

Depois de tudo o que aprendemos aqui, você tem alguma dica extra? Envie para nós e vamos bater um papo bacana sobre Crescimento Capilar!

 projeto rapunzel left cosméticos

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados