Tudo sobre a queratina!

0 Comentários

Beleza Simples

Tudo sobre a queratina!

Vamos falar sobre Queratina! Quem ama o universo da beleza escuta com muita frequência o nome desse componente. E hoje veremos que ele é muito mais do que um “embelezador”: é fundamental para a beleza e saúde de cabelos, unhas e até mesmo a pele! Que tal conhecer tudo sobre a queratina para extrair o melhor dela para a sua beleza?

O que é a Queratina?

A queratina é, basicamente, a proteína fundamental da formação de alguns tecidos do nosso corpo, como a pele, as unhas e os cabelos. Ela é fibrosa, de conformação rígida, capaz de manter no organismo a elasticidade e a impermeabilidade à água.

Não somos apenas nós, humanos, que temos a queratina como proteína fisiológica: no reino animal ela também é encontrada em seres que possuam penas, cascos, escamas e pelos. A queratina possui cerca de 21 aminoácidos em sua formação, sendo a cisteína e a biotina duas das principais e em maior concentração.

composição quimica do fio do cabelo

Qual a função da queratina?

A queratina está no nosso corpo para proteger! Quando falamos de cabelos, por exemplo, ela é responsável por pelo menos 90% da formação dos fios! Isso faz com que a queratina seja a maior protetora dos fios e do couro cabeludo contra a radiação solar, poeira, vento, poluição e tantos outros fatores prejudiciais à saúde dos fios. É muito poder, não é mesmo?

E de onde a queratina vem?

Antigamente, a informação era que a queratina era extraída de cascos, unhas, lãs e pelos de animais (como um refugo da indústria alimentícia). Porém, hoje em dia o mercado evoluiu bastante (que ótimo!) e já podemos encontrar essa matéria prima retirada de plantas e até mesmo manipulada em laboratórios, após um processo rigoroso de purificação e testes de eficácia para o uso seguro em cosméticos específicos.

aminoácidos da queratina

Como posso saber se eu preciso repor a queratina nos meus fios?

Aqui, a regra que vale é a mesma da identificação da necessidade de reconstrução: quando os fios estiverem porosos, elásticos, danificados por químicas (ou muito expostos a fatores climáticos danosos), com opacidade e quebra constante. Quando sentir tais sintoma, é hora de repor a queratina.

Como reponho a Queratina nos cabelos?

Você poder repor a queratina com produtos à base dessa proteína (máscaras, condicionadores e cremes em geral) ou até mesmo utilizando a queratina pura sobre os fios, afim de cauterizar ou selar a fibra. Independente de como você escolher fazer, o importante é atentar-se à frequência ideal para o seu caso (nem demais, nem de menos).

O que o excesso de queratina pode causar nos fios?

uso saudavel da queratina

Abusar da queratina pode causar o que chamamos de “efeito rebote”!

O efeito rebote ocorre quando um componente já não tem como oferecer seus benefícios e, assim, os fios começam a ter uma ação oposta à esperada. Imagine que a queratina (e seus aminoácidos) são como uma espécie de “cimento” que irá tapar as lacunas dos fios que estão danificados. A aplicação dela será suficiente até que esses danos sejam supridos, porém, o excesso irá começar a deixar os fios rígidos, opacos e com as pontas espigadas, resultado do excesso de massa aplicada, que já não é absorvida nem sintetizada pelo tecido. Mas não se preocupe: não é nada que um bom tratamento nutritivo e bem hidratante não dê jeito!

E então, gostaram de conhecer melhor a queratina? Que tal conhecer também sobre a etapa de reconstrução capilar, sobre a biotina, o Pantenol e tantos outros componentes que podem ajudar na recuperação dos seus fios?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados