Tratamento para cabelos danificados: dicas profissionais e caseiras

Tratamento para cabelos danificados: dicas profissionais e caseiras

Cabelos danificados: suas madeixas passaram por um procedimento químico que danificou os fios? Você usa com frequência alguma fonte de calor como secador, chapinha (prancha) e/ou babyliss e os fios estão com aspecto ressecado, com frizz e sem brilho? Calma, sabemos que o mundo ideal é aquele onde podemos desfilar com nossos cabelos saudáveis e bonitos sempre... E isso é possível (mesmo que você esteja no time das camaleoas (que mudam o visual conforme muda o humor, risos) e nós vamos te ajudar!


Aspectos dos cabelos danificados

Um cabelo danificado é perceptível, algumas vezes, até de longe! Quando o dano acontece, os fios tendem a perder o brilho (por causa da abertura excessiva de cutículas), ficar com pontas fracas (veja aqui nosso texto sobre como cuidar de pontas finas, fracas e ralas), com aspecto espigado, toque áspero e muito frizz. Independente do seu tipo de cabelo, ele tenderá a ficar sem formato: os lisos ficaram com muito mais frizz e os cacheados ficam mais estirados. A textura de um cabelo danificado também é bem notável: o fio fica áspero ao toque, com um sensorial que beira ao “esponjoso”, sabe? Podemos dizer que, como um todo, o cabelo danificado vai perdendo massa e, por isso, já não consegue manter o viço e a integridade. Quando o dano acontece após alguma transformação química, os fios podem ficar elásticos e chegar à quebra em excesso (corte químico).

Tratamento para cabelos danificados - left cosméticos

Quando um cabelo está danificado, é muito perceptível nas pontas. Elas ficam frágeis, quebradiças e ralas.


Cabelo elástico: como acontece?

Já que falamos de corte químico, vamos entender melhor como ele pode ocorrer. Quando aplicamos alguma química de transformação nos fios, principalmente sem tomar os devidos cuidados, o temido efeito "emborrachamento" pode acontecer e os fios tendem a ficar elásticos e até mesmo chegar à quebra severa em um curto espaço de tempo, como consequência da ação da química. Isso ocorre porque, em geral, elas agem diretamente no córtex ou, em alguns casos, podem reagir com algum componente incompatível que já esteja no córtex há algum tempo. Essa reação causa o enfraquecimento instantâneo do fio e a perda imediata da massa, por isso, a haste praticamente se desintegra, podendo até mesmo a ter um efeito de “derretimento”. Pausa na leitura para bater 3 vezes na madeira, pois dá arrepios só de pensar! Porém… Se acontecer, não se desespere. Tem como minimizar os danos e socorrer os fios! Mas prepare tempo e dedicação: trazer as madeixas de volta à vida pode levar algum tempo e requer disciplina e um bom cronograma capilar de recuperação! Inclusive, já fizemos um texto aqui para o Blog bem completo sobre como cuidar de cabelos elásticos, confira.

Cabelo elástico como é - Left cosméticos

Estado do cabelo elástico (foto 1) e se recuperando (foto 2). Créditos da imagem: https://www.sitedebelezaemoda.com.br/recupere-o-cabelo-emborrachado-e-elastico-em-10-simples-passos/


Hidratação para cabelos danificados

Primeiro passo básico para o tratamento de cabelos danificados: hidrate! Sim, seu cabelo vai precisar de hidratação constante pra repor a água e recuperar a maciez e o brilho, pouco a pouco. O ideal é evitar lavar os fios com shampoo com muita frequência, já que durante um tempo os fios pedem o mínimo de risco de agressão possível. Mas se for lavar, hidrate. Tenha sempre uma boa máscara ou uma misturinha potente de hidratação por perto, mesmo que seja um produto de hidratação rápida que você faz no banho mesmo, sabe? Aqui na Left Cosméticos temos diversas máscaras de hidratação potentes e com ação rápida. Aliás, temos um artigo muito interessante sobre máscaras de hidratação rápida bem aqui, vale a pena ler e pegar dicas para ajudar nessa rotina de recuperação. Afinal, não dá pra lavar os cabelos com danos sem repor nutrientes e vitaminas!


Cronograma capilar para cabelo danificado

Quando falamos em Cronograma Capilar, nos referimos a uma rotina organizada e especialmente pensada para alternar diferentes tipos de produtos para oferecer ao fio tudo o que ele precisa, com ativos em doses certas para repor: água, óleos e massa capilar. Para cada tipo de cabelo existe um calendário de cronograma capilar diferente, que vai ter a frequência correta de cada etapa para sanar todas as necessidades que você tenha. Quando pensamos em danos (especialmente os mais severos), a reconstrução capilar será uma das etapas mais importantes, já que é urgente repor a massa perdida.

Para te ajudar no tratamento contra os danos, a Left Cosméticos, por exemplo, conta com o Cronograma Precioso, da linha Minerals: Banho de Cristal (para hidratação), Umectação Termal (para nutrição) e Reposição Iônica (para reconstrução). Para organizar cada máscara de maneira a livrar seus cabelos dos danos e salvá-los de vez, clique aqui para baixar a tabela de Cronograma Capilar para Cabelos Danificados ou salve/printe a imagem abaixo:

Tabela de cronograma capilar para cabelos danificados - left cosméticos


Cabelo danificado e quebrado: o que fazer?

O cabelo chegou ao ponto de quebrar, e agora? Só tesoura salva? A resposta para essa questão é: depende. Qual é o grau de dano e qual é a frequência de quebra que seus fios apresentam? Se os danos forem leves, dá pra salvar sem precisar apelar para a vitamina T (tesoura). Porém, até mesmo para ajudar a trazer o formato dos fios de volta, um corte sempre será uma ótima pedida, já que ele vai aparar as pontas e evitar que elas se partam ainda mais. Quando um fio tem pontas duplas, triplas ou múltiplas, a tendência é que essas pontas tomem toda a haste, tornando-a enfraquecida e piorando a quebra. Não precisa ter medo: um bom corte (às vezes nem precisa ser tão radical assim), somado a um cronograma capilar bem estruturado, é a equação perfeita para driblar os danos dos cabelos e dar vida nova a eles!  


Queda de cabelo pós danos

“Mas eu já cortei, estou tratando meu cabelo danificado e sinto que ainda cai muito. Por quê?” - calma, isso pode mesmo acontecer! Alguns tipos de química podem danificar não apenas a fibra capilar, mas também comprometer a saúde do couro cabeludo. Por isso, quando ocorre irritação ou descamação na região, o bulbo capilar pode também ficar danificado, deixando a raiz dos fios mais fracas e levando à queda da haste inteira. O ideal é inserir no seu cronograma, ao menos duas vezes ao mês, um tratamento detox para o couro cabeludo, esfoliações semanais e umectações com óleos 100% vegetais. Aqui, a intenção é cuidar direitinho da pele dessa região, cicatrizar e estimular o folículo a continuar produzindo fios fortes e saudáveis. Se ainda restar alguma dúvida sobre a diferença entre queda e quebra de cabelo, dá uma olhadinha aqui nesse post pois explicamos tim-tim por tim-tim.  

queda de cabelo quando o cabelo está danificado - left cosméticos

Produtos para cabelos danificados

Quando o assunto é recuperar cabelos com danos, é claro que o uso dos produtos corretos é fundamental para o sucesso do tratamento! Cada produto deve ser pensado e elaborado para salvar cabelos danificados e, nessas horas, vale a pena desprender um pouco de tempo para pesquisar produtos de qualidade.

Na Left Cosméticos você encontra uma infinidade de opções com fórmulas ricas e uso prático para te ajudar nesse caminho rumo à recuperação de danos. A começar pela linha SOS Recuperação Imediata, da Essenciale, que é perfeita para os cuidados diários com os fios danificados.

Se você prefere cheirinhos mais frutais, a linha Fruit Therapy também tem a opção de Papaya com Creatina e Queratina, que promove a reconstrução dos fios também no dia a dia, com leveza e tratamento profundo. Além do Cronograma Precioso que já falamos anteriormente, também tem o Cronograma Capilar Gourmet, que conta com uma máscara incrível de reconstrução que tem cheirinho de Creme Brûlée e uma ação de reconstrução que conta com o extrato do Fruto da Baunilha para repor a massa capilar sem risco de efeito rebote (aquele efeito de ressecamento típico dos produtos de reconstrução, sabe?). Além dessa máscara, também tem a hidratação Suflê de Morango e a nutrição Manjar de Coco que, quando usados juntos, oferecem resultados imbatíveis!

Por último, mas não menos importante… O super lançamento da Linha Fruit Therapy Collabs Carol Kyoko chegou trazendo inovação e tratamento completo em 5 passos fundamentais para os cuidados com os cabelos danificados e porosos. Contando com um ritual que vai desde o Shampoo Detox até o Finalizador Bifásico, a linha é perfeita para você que precisa de ação potente e resultados imediatos!

E já que falamos de finalizador… O Elixir Pérola também é um grande multifuncional que ajudará na reposição de nutrientes essenciais e, de quebra, protegerá seus fios da ação das fontes de calor. Afinal, apesar de sabermos que o ideal é não usar fontes de calor durante o processo de recuperação de danos, nós precisamos finalizar os fios do jeito que gostamos e, para isso, a proteção térmica é fundamental!  


Receitas caseiras para cabelos danificados

Nem só de produtos prontos vive a rotina de uma recuperação capilar, não é mesmo? As receitas caseiras podem (e devem) ser utilizadas, afinal, existem ingredientes que são poderosos na hora de dar vida nova aos fios e até mesmo para brecar o efeito da química nos fios.

O Vinagre de Maçã é um desses ingredientes, já que a acidificação feita com ele ficou famosa por auxiliar a dar um basta na ação danosa da química. Para utilizá-lo existem diversas formas, mas a mais conhecida é a mais simples: borrifá-lo diretamente sobre os fios que estejam começando a ficar elástico. Notou que a química “deu ruim”? Enxágue imediatamente, borrife o vinagre de maçã por todo o cabelo, pause por uns minutos e depois retire totalmente o produto, finalizando com uma máscara reconstrutora de ação rápida. O efeito do vinagre é tão poderoso que pode salvar os fios do corte químico, quando utilizado a tempo! Aprenda mais sobre ele neste post especial que fizemos aqui e tenha sempre um por perto para fazer parte da sua rotina!

Outro ingrediente fundamental é a queratina líquida, mesmo a queratina vegetal. Ter uma boa queratina por perto vai ajudar a fazer uma reposição de massa imediata quando for necessário e, também, ajudará a potencializar as máscaras que você tenha por aí, transformando-a em uma reconstrução melhor para salvar os fios com danos. Também já desvendamos a queratina por aqui… Quer aprender mais sobre ela? Clique aqui e confira!

Além desses dois ingredientes que são coringas no tratamento dos fios com danos, outras possibilidades podem estar aí mesmo, bem pertinho de você.  


Receitinha caseira para reconstrução profunda


Lave o cabelo apenas com shampoo, delicadamente. Aplique a queratina mecha a mecha, enluve bem e deixe agir por 10 minutinhos. Enquanto espera, bata a clara do ovo até que fique em ponto de neve. Misture a clara com os outros ingredientes, até que fique um creme bem homogêneo. Aplique nos fios por cima da queratina, mecha a mecha também. Pause por 20 minutos e depois enxágue com água morninha até retirar totalmente o produto dos fios. Aplique um bom condicionador, enxágue e finalize como preferir.

Dica extra: como escolher o melhor shampoo para cabelos danificados

Falamos lá em cima que, pra cuidar de cabelos danificados ou com corte químico, é preciso uma rotina com um mínimo de riscos de novos danos. Um dos itens que requer muita atenção na hora de montar o seu kit de recuperação é o Shampoo. Isso porque os detergentes das fórmulas dos shampoos podem deixar os fios ainda mais sensíveis e até mesmo piorar a quebra da fibra na hora de lavar. Então, o ideal é observar os seguintes aspectos para escolher o seu shampoo:
  • escolha um de fórmula suave, de preferência sem sulfatos;
  • que seja específico para fios danificados e com químicas;
  • se possível, que tenha ativos de nutrição e reconstrução na fórmula;
  • com textura cremosa.


Lembre sempre que o shampoo é o primeiro passo de qualquer tratamento, então, ele vai preparar os fios da melhor forma para que todos os produtos aplicados na sequência tenham um bom desempenho.

E aí, curtiu nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados