Tire ótimas fotografias com estas 7 dicas de ouro!

0 Comentários

Beleza Simples

Tire ótimas fotografias com estas 7 dicas de ouro!

Tirar ótimas fotografias é o desejo de muitas pessoas, ainda mais na Era das redes sociais! Nós queremos registrar e postar todos os momentos e da melhor forma possível, não é mesmo? Mas como podemos otimizar a qualidade das fotos que postamos? É o que vamos conferir hoje com essas 7 dicas de ouro que preparamos para você bombar com fotos incríveis! Confira todas, prepare a câmera e garanta seu click!dicas de fotografia - explore as configurações da sua câmera

Configurações da câmera!

Hoje em dia os celulares, em sua grande maioria, já vêm com câmeras muito boas e com uma ótima densidade de pixels para uma melhor definição. Então, para ter fotos mais definidas, sempre opte por deixar as configurações das suas fotos na maior resolução possível para garantir a nitidez das imagens. Claro que essa dica se aplica para quem não tem muita habilidade com as configurações manuais, geralmente utilizadas por fotógrafos profissionais. O fato é que hoje em dia as pré-definições estão cada vez mais afinadas para toda e qualquer ocasião e dá para confiar na qualidade dos modos noturno, macro (close), paisagem, etc. Mas para uma foto sair bem bacana, é fundamental definir a resolução máxima.

Se você conhece um pouquinho de fotografia, vale se aventurar no modo "manual" que alguns celulares já disponibilizam também. Aliás, há ótimos canais no youtube com dicas para fotografia!

dicas de fotografia - limpe as lentes

Limpeza das lentes

Quando usamos a câmera do celular, é natural que as lentes estejam um pouco borradas e sujas pelo contato com as mãos ou rosto (ao atender ligações, por exemplo). Então, antes de tirar cada foto, certifique-se de que as lentes estejam limpas e, se precisar, retire qualquer sujeira levemente com um tecido de algodão. Não utilize tecidos muito “duros” para não riscar.

dicas de fotografia - cuidados com a luz

A luz certa para fotografia!

Fotografia é, praticamente, a “dança” das sombras e das luzes. Por isso, dependendo do que você quer captar, é importante que a iluminação esteja correta. Sempre prefira a luz natural do que o flash e os melhores horários para uma boa iluminação é de manhã cedo, ao final da tarde ou em dias nublados. Essas condições oferecem luz na medida certa, sem “estourar” nenhum elemento. O legal é brincar com vários ângulos diferentes do que está exposto à luz, para capturar a melhor imagem. Se estiver em ambientes fechados ou escuros, prefira acender alguma luz mais fria perto do que será fotografado. Ah! Outra dica bacana: sempre se posicione de frente para a luz, não de costas, assim o motivo da foto (você) estará bem iluminado e focado!

dicas de fotografia - o cenário

Cenários e elementos extras

O cenário, muitas vezes, é a peça principal de uma foto. Isso porque ele pode prejudicar ou dar um up na a foto!

Quando a fotografia for de objeto, pessoa, pet, etc., o ideal é que seja feita em um local mais neutro e sem exagero de elementos. Selfies, por exemplo, podem ser melhor aproveitadas em paredes ou texturas sem muitos penduricalhos (a menos que as paredes sejam artísticas ou divertidas). Fotos de pets também merecem ambientes mais neutros (e com fundos em cores contrastantes com os pêlos) para que eles protagonizem a cena. E como pets e crianças não costumam parar muito quietos, lembre de fazer a foto em um cenário bem iluminado e com configurações que permitam a captura rápida no clique, para que não saiam borradas.

Atenção ao fundo sempre! Ninguém merece uma selfie em casa e ter alguém de fundo no banheiro com a porta aberta, não é mesmo?

dicas de fotografia - atenção aos filtros

Utilize filtros na medida certa

Muitos filtros de edição deixam as fotos ainda mais legais, nítidas e vibrantes! Mas tome cuidado: não use em exagero para manter a naturalidade da imagem. Sim, queremos deixar aquela nossa foto com um visual incrível, queremos estar ainda mais lindas, com a pele impecável e tudo mais, mas alguns filtros e recursos podem deixar a sua imagem super artificial, quase como um desenho sem formas ou expressões. O mesmo se encaixa às fotos de paisagens, que podem ficar muito contrastadas e quase “irreais”. Então, use os filtros com moderação, apenas para realçar suas fotos e não para modificá-las completamente.

dicas de fotografia - evit o zoom

Evite o zoom nas fotografias, especialmente em celulares!

Assim como o flash pode transformar uma foto de maneira negativa, o zoom também pode colocar a definição e a nitidez a perder. Se quiser que um objeto esteja mais próximo na foto final, é melhor optar pelo recorte do elemento na edição para enquadrá-lo melhor e dar mais destaque. Em câmeras com resolução acima de 8 megapixels esse recorte garante resolução máxima e praticamente sem perda de qualidade na sua imagem.

Fotografe muito para praticar!

Pratique muito!

Fotografia é um assunto fascinante! Uma boa foto pode sim sair perfeita de maneira acidental, mas o ideal é que você pratique muito e tenha vários cliques diferentes para garantir o melhor registro. Pratique em todos os ambientes possíveis, em várias horas do dia. Brinque com enquadramentos, ângulos, cores, ouse errar, acertar, enfim: faça da fotografia uma diversão e tenha prazer em cada clique. Com certeza sua energia ficará impressa na fotografia também e, quanto mais você “sentir” o momento, mais craque ficará em captar a sua visão de toda e qualquer coisa que mereça seu clique. Então, divirta-se!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados