Shampoo Matizador: dicas e mais

0 Comentários

Beleza Simples

Shampoo Matizador: dicas e mais

Shampoo matizador: ter cabelos loiros bem cuidados é maravilhoso, porém, para isso, alguns cuidados são necessários como produtos específicos. O principal desses produtos, sem dúvidas, é o shampoo matizador. Quer entender melhor sobre ele e aprender como utilizá-lo da maneira certa? Então hoje o post é para você!

O que é shampoo matizador?

O shampoo matizador é um tipo de shampoo especial, que possui uma coloração azul arroxeada (às vezes pendendo mais para o azul, outras vezes mais para o roxo). Ele não adere ao fio com a finalidade de tingí-los, mas sim, de anular nuances e tons indesejados, como o amarelado ou alaranjado que aparecem com a oxidação dos fios mais claros.

O shampoo matizador de antigamente X os de hoje

Já houve uma época que esse tipo de shampoo era desenvolvido com o foco apenas no balanço dos pigmentos e, por isso, apesar de cumprir esse papel, ele não oferecia mais nenhum benefício extra. Ainda bem que os tempos mudaram e, hoje em dia, podemos encontrar shampoos matizadores que cuidam delicadamente da fibra capilar e ajudam em vários outros fatores que vão além do tom “errado” e amarelado. Hoje no mercado existem bons shampoos matizadores que além de ajudar na correção do tom, hidratam o fio e não ressecam.

O shampoo matizador clareia os fios?

Não! Essa é uma dúvida recorrente, afinal, muitos resultados de “antes e depois” que encontramos por aí surpreendem e passam a impressão de que o shampoo matizador tem algum poder clareador. Mas não é isso: ele ajuda a tirar o tom amarelado ou alaranjado dos fios, trazendo-os de volta ao clareamento original. Ou seja: se você foi ao salão e chegou em um resultado de loiro claríssimo (que foi escurecendo conforme oxidou), o shampoo pode ajudar a trazer de volta esse nível de clareamento que foi atingido originalmente. Mas é apenas isso! Ele em si não tem poder de clarear nem de alterar a textura dos cabelos. Clareamento e descoloração é feito sempre com pó descolorante e alguma solução reagente, como a água oxigenada.

Posso usar shampoo Matizador no Low Poo?

Sim, claro. Como a técnica do low poo (saiba mais aqui) permite o uso de um shampoo que tenha poder detergente para uma limpeza profunda, essa lavagem pode ser feita com um shampoo matizador para garantir retirada de resíduos e correção de tom em um mesmo procedimento! Apenas quem faz o No Poo (e tem cabelos loiros) que deve prestar atenção no creme que irá utilizar para fazer a matização (veja aqui a diferença entre matizar ou tonalizar), sem comprometer os resultados da técnica. Nesse caso, o co-wash com condicionadores liberados e que tenham algum poder de matização é o mais indicado.

tons de shampoo matizador - portal beleza simples

Já usei shampoo matizador e a cor manchou os fios… Por quê?

A intensidade e os resultados da aplicação de um shampoo matizador sempre vai depender:

  • do tempo de pausa que você dá com o produto nos fios;
  • do intervalo de uso entre lavagens;
  • da porosidade dos seus cabelos (que pode dar maior ou menor poder de ação aos pigmentos);
  • do produto escolhido.

Por isso é importante que você controle o tempo de ação aos poucos: aplique o shampoo e deixe apenas um ou dois minutos. Se não houver diferença, em uma próxima vez, estenda esse tempo de pausa e repita o procedimento até que note um resultado satisfatório para o seu caso. Sempre aos poucos, senão, corre mesmo o risco de “chumbar” os fios (fazer com que a cor do produto manche) e acabar com um resultado bem acinzentado ou arroxeado.

O tempo entre uma aplicação e outra também é importante para evitar esse tipo de desconforto: uma vez a cada 10 dias é o suficiente para a manutenção da cor, podendo alterar para dois dias a mais ou a menos dependendo do seu caso e da altura de cor dos cabelos. Mas o uso muito frequente do matizador pode sim causar um efeito chumbado cumulativo, portanto, tome cuidado.

shampoo matizador cabelo loiro

Como aplicar corretamente esse tipo de shampoo?

O passo a passo do uso de um bom shampoo matizador é muito importante. Geralmente, o fabricante deixa bem explicadinho no verso da embalagem, mas se restarem dúvidas, nossa sugestão é:

  1. Aplique o shampoo começando pela raiz, massageando bem o couro cabeludo e levando o produto para comprimento e pontas;
  2. Deixe o shampoo agir pelo tempo necessário e ideal para seu tom de cabelo. Esse tempo pode variar de 1 minuto a, no máximo, 5;
  3. Enxágue com água abundante até a total remoção do produto, sem deixar quaisquer resíduos. Veja se o resultado ficou de acordo com o esperado. Caso não tenha atingido o desejado, repita a operação (mas diminua o tempo de pausa anterior para não correr risco de manchar);
  4. Depois que os cabelos foram enxaguados e já estiverem no tom correto, basta proceder com seu ritual de lavagem habitual, aplicando condicionador e máscara de acordo com a sua necessidade.

Prontinho! Ritual de matização concluído. Agora, basta observar a velocidade de oxidação dos seus cabelos para saber em quanto tempo a reaplicação deverá ser feita. Em tons mais claros, a oxidação costuma ser mais rápida.

matizar cabelo loiro

E para finalizar… Posso usar alguma fonte de calor?

Sim! Apesar que, em fios loiros, as fontes de calor como secador, chapinha, babyliss, etc. podem colaborar com a oxidação, o ideal é usar esse tipo de aparelho de maneira equilibrada e certificar-se de sempre dar uma pausa nesse tipo de finalização para deixar os fios “respirarem”. Mas no dia da matização não há problemas em finalizar da forma como quiser, afinal, os tons indesejados acabaram de ser corrigidos. Apenas mantenha a temperatura moderada e, claro, utilize sempre um bom protetor térmico.

Vale lembrar que muitas marcas disponibilizam, além dos shampoos matizadores, linhas completas para esse ritual: condicionadores, máscaras e até leave-ins com fator de correção. O ideal é pesquisar bem sobre o produto escolhido e estar ciente do passo a passo ideal para obter os melhores benefícios e desfilar fios loiros incríveis por aí.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados