Pré-poo: o que é, como fazer e receitas de pré poo

Pré-poo: o que é, como fazer e receitas de pré poo

Pré-poo caseiro ou com produtinhos cosméticos? Como fazer o Pré-poo e quais os benefícios para os cabelos? O Pré-poo é uma técnica que visa cuidar das madeixas e protegê-las de maneira intensa antes mesmo da lavagem. Essa forma de cuidar dos fios garante maior nutrição, evita os danos excessivos pelo uso de sulfatos e é uma mão na roda para quem tem cabelos finos, quimicamente tratados, com danos e pontas ralas (e duplas). Quer saber tudo sobre pré-poo? Então vem com a gente!

O que é Pré-poo?

Como o próprio nome sugere, o pré-poo é um tratamento que você faz antes do shampoo. Ou seja: é uma técnica capilar que cuidará dos seus fios e, ao mesmo tempo, os protegerá das ações indevidas dos surfactantes contidos no seu produto de lavagem. E não é difícil de fazer, siga este passo a passo que preparamos:

  • Escolher os ingredientes da misturinha que melhor atenderá ao seu tipo de fio e necessidade;
  • Aplicar essa mistura nos ainda fios sujos e secos, ou seja, antes de lavar os seus cabelos;
  • Envolva com a mistura mecha por mecha, até que todos os fios estejam bem cobertos com a mistura;
  • Pause de 30 minutos a 1 hora;
  • Enxágue e higienize seus fios como de costume (shampoo, co-wash, como preferir).

São esses passos simples que transformarão sua rotina de beleza e farão com que os surfactantes não tenham uma ação tão agressiva nos fios. Aliás, os surfactantes são substâncias utilizadas para a limpeza dos fios. Os shampoos sempre contam com algum ativo surfactante, que é o que realizará a limpeza do couro cabeludo e das madeixas, independente se for um shampoo livre de sulfatos tradicionais.

Pré-poo: o que é, como fazer e receitas - Left Cosméticos 

Pré-poo: como funciona?

Os surfactantes presentes nos shampoos tendem a retirar todas as impurezas e sujeiras que estejam nos fios, porém, acaba levando também um pouco da hidratação e da nutrição naturais. Fazer a técnica do pré-poo auxilia que essa perda seja mínima. A mistura de óleos e cremes forma uma espécie de “capa” protetora nos cabelos e, ao mesmo tempo, facilita a retirada das sujeiras com menor necessidade de produtos ou ação mecânica (esfregar em excesso). Por isso o Pré-poo é tão benéfico e evita que haja o ressecamento típico no pós-lavagem. É a técnica capilar perfeita para combater a porosidade e cuidar das pontas duplas, dos fios danificados ou com excesso de químicas.

Benefícios

O pré-poo preserva muito a integridade dos seus fios! Além de doar nutrição, vai promover uma espécie de blindagem, prevenindo o ressecamento. É claro que o pré-poo sozinho não substitui um bom Cronograma Capilar, mas serve como um complemento para garantir a saúde dos fios da raiz às pontas! Com ele você terá:

  • Fios mais fortes e protegidos;
  • Nutrição e Hidratação intensa;
  • Proteção contra os efeitos dos sulfatos pesados;
  • Efeitos prolongados das químicas (alisamentos e colorações);
  • Combate ao frizz;
  • Cutículas mais seladas e resistentes;
  • Brilho intenso;
  • Pontas bem cuidadas;
  • Praticidade.

Produtos para pré poo Left Cosméticos

Produtos para Pré-poo

No começo da disseminação dessa técnica, era comum encontrar receitinhas caseiras que visavam a mistura de óleos e cremes por conta própria. Nesse sentido o mercado mudou bastante e, hoje em dia, podemos contar com produtos prontos e desenvolvidos para essa finalidade específica (isso traz uma grande praticidade para o dia a dia, não é mesmo?!). Mas se você é do time “receitinhas caseiras”, pode continuar usando e abusando da técnica sem problemas! 

O ideal é usar como base um condicionador de sua preferência, hidratante ou nutritivo, com um óleo 100% vegetal que atenda à sua necessidade. Já falamos de diversos óleos que são incríveis para os cuidados capilares no dia a dia: o óleo de coco, o óleo de argan, o óleo de rícino, etc. Clique e confira para saber mais sobre cada um deles e decidir qual se encaixa melhor para o seu tipo de cabelo!

As máscaras de hidratação também podem ser usadas para fazer o pré-poo! Nesse sentido, uma infinidade de combinações pode ser usada e, pensando nisso, traremos algumas receitas com máscara para um pré-poo eficiente!

Como fazer pré-poo

Como demos o spoiler acima, é super fácil inserir o pré-poo na sua rotina de cuidados com os cabelos. Por aqui, indicamos que você use máscaras de boa qualidade, de preferência de hidratação ou nutrição, que possam ser misturadas com os ingredientes que temos em casa. Existem diversas receitas para todas as necessidades possíveis! Traremos algumas das principais receitas para fazer pré-poo em casa, você pode ainda salvar a imagem ou printar a tela para ter no celular e consultar sempre que for preciso. Caso a rotina não permita, busque alternativas de produtos prontos e respeite o passo a passo sugerido pelo fabricante que também é sucesso! O importante é proteger suas madeixas e mantê-las sempre saudáveis.

Receita de pré-poo com creme de pentear

Aqui, a estrela principal da receita é o bom e velho creme para pentear! A vantagem de utilizá-lo como base para o seu pré-poo é que ele naturalmente auxilia no desembaraço dos fios, evitando a quebra e protegendo as pontas. Para isto, utilize:

Misture tudo muito bem e vá aplicando mecha a mecha. Aumente as quantidades de acordo com o tamanho e tipo do seu cabelo. Pause por meia hora e depois lave seus fios normalmente.

Pré poo com creme de pentear

Receita de pré-poo para engrossar os cabelos

Sim, tem misturinha especial para pré-poo que ajuda a dar aquela sensação que o fio "encorpou". Ela é ideal para quem tem fios mais finos ou quebradiços. Veja abaixo:

Misture tudo até ficar bem homogêneo. Aplique nos cabelos secos, mecha a mecha, apenas no comprimento e pontas. Pause por meia hora no mínimo e enxágue abundantemente.

Pré poo engrossador de cabelo

Receita de Pré-poo Hidratante

Uma receitinha perfeita para cabelos secos e ressecados é essa! O pré-poo hidratante vai potencializar a hidratação do fio e prevenir ainda mais o ressecamento, já que conta com os ingredientes certos para repor e reter a água nos fios. Confira:

  • 4 colheres da máscara Banho de Cristal;
  • 1 tampinha da Vitamina B5 (Pantenol);
  • 1 colher de soro fisiológico;
  • 1 colher de glicerina.

Misture os ingredientes em um recipiente totalmente higienizado até ficar bem homogêneo. Aplique nos cabelos secos, mecha a mecha, apenas no comprimento e pontas. Pause por meia hora no mínimo. Enxágue bem em seguida.
Receita Pré poo hidratante Left Cosméticos

Pré-poo para Cabelos Oleosos e Finos

Esse é um tipo de cabelo que parece difícil tratar, e até já escrevemos um texto bem completo com dicas para este tipo de cabelo, que você confere aqui. Tudo que a gente aplica em cabelos finos e/ou oleosos, dá receio de "pesar" demais e ficar com aspecto sujo, não é verdade? Mas mesmo o cabelo oleoso e fino pode se beneficiar da técnica, confira!

Em um pote separado só para este fim, pegue os ingredientes e misture bem. Aplique nos cabelos secos, mecha a mecha, apenas no comprimento e pontas. Pause por vinte minutinhos e lave os fios em seguida.

Pré poo cabelos oleosos e finos

Receita de pré-poo para Nutrição Intensa

Quem busca maior nutrição nos fios com o pré-poo não encontrará dificuldades, já que a técnica pede uma boa dose de oleosidade nas misturas para que a ação seja eficaz. Nossa sugestão de Pré-poo nutritivo está aqui para você aproveitar ao máximo!

  • 4 colheres da máscara Umectação Termal;
  • 1 colher de vinagre de maçã;
  • 1 colher de Óleo de Coco;
  • Meia colher de Óleo de Rícino.

Mais uma vez, misture bem os itens em um recipiente. Aplique no comprimento e pontas (nos cabelos sujos e secos), mecha por mecha, pausando por 30 minutos (se o cabelo estiver ressecado), ou por 15 minutos (em cabelos normais a mistos). Enxágue bem.

Como fazer pre poo para uma nutrição intensiva 

Receita para recuperar os cabelos

Fez química e precisa de um “help” para trazer de volta a integridade e a força das madeixas? Então, antes de lavar, tente fazer a seguinte mistura:

Misture tudo muito bem e aplique delicadamente nos fios, sem forçar muito para desembaraçar. Pause por 1 hora e, quando for enxaguar, desembarace os fios com os dedos e, depois, proceda com a lavagem normal.

Pré poo para recuperar os cabelos- Left Cosméticos

Receita de pré-poo para Crescimento dos Cabelos

Nós já tivemos um papo aberto muito completo sobre crescimento capilar (clique aqui para ver) e, como de costume, reforçamos aqui a nossa postura de incentivar os cuidados diários e intensos com seus fios pois esse é o grande segredo de um crescimento saudável dos cabelos. Uma boa alimentação, ingestão de água, exercícios físicos regulares e sono em dia também são a chave para que o crescimento se dê de dentro para fora. Unindo tratamentos eficazes e uma rotina saudável não tem erro: é Projeto Rapunzel de sucesso.

Para auxiliar nos cuidados e garantir esse crescimento saudável, nossa receitinha de pré-poo é:

  • 3 colheres de máscara Essenciale Nutri Cafeína;
  • 1 colheres de óleo de rícino;
  • 1 colher de óleo de argan ou oliva;
  • 1 colher de óleo de coco.

Misture tudo e aplique apenas no comprimento e pontas dos fios. Pause por meia hora e lave os cabelos normalmente depois.

Receita de pré-poo para Crescimento dos Cabelos

Qualquer tipo de cabelo pode fazer?

Sim, todos os tipos de cabelos podem fazer o Pré-poo, porém, como essa é uma técnica que prioriza os cuidados com cabelos mais danificados, ressecados e sensíveis, pode ser que alguns tipos de cabelo sintam algum efeito indesejado de acordo com a receita ou tempo de pausa que escolher. Dependendo do seu tipo de cabelo, a misturinha vai sempre variar nos ingredientes a fim de tratar cada caso específico e oferecer o melhor benefício a cada um.

Como vimos nas receitas sugeridas acima, existem Pré-poos para cabelos com danos, pré-poos mais hidratantes para cabelos com menos necessidades, pré-poos mais nutritivos para fios mais ressecados… Enfim: cada caso é um caso, mas todos podem obter resultados incríveis!

Viu só quantos ótimos motivos você tem para testar o Pré-poo agora mesmo? Experimente e veja como seus fios agradecerão esse carinho a mais na sua rotina de cuidados!

Tem contra-indicação?

São poucas as observações para quem quer fazer a técnica sem correr riscos: usar a medida certa de produtos, ter atenção aos ingredientes utilizados e respeitar a necessidade dos fios. Ah! Outro ponto: a mistura pode ser aplicada da raiz às pontas, massageando bem o couro cabeludo, só evite essa região se você sofrer com oleosidade excessiva. Tirando esses pontos, não há contraindicações na realização do Pré-poo.

Em quanto tempo os meus fios sentirão os benefícios?

Tempo de tratamento é algo sempre relativo em qualquer técnica capilar. Mas no caso do pré-poo, os benefícios já aparecem desde a primeira aplicação! É claro que, quanto mais você faz, mais sente os efeitos de cuidado e proteção, o que o torna um passo muito válido a ser inserido na rotina de tratamento das suas madeixas. Maior maleabilidade, hidratação, brilho e força, mesmo após a ação do shampoo, são os primeiros resultados a serem observados assim que você começa a fazer o pré-poo. Com o tempo, fios vão ficando mais resistentes, com menos frizz e mais receptivos aos tratamentos do Cronograma Capilar. Ou seja: só coisa boa!

Posso finalizar o cabelo com escova e chapinha?

Sim! O Pré-poo, por ser um tratamento feito antes da lavagem, não terá seu efeito alterado na hora da finalização. Mas atenção: essa técnica não dispensa o uso de leave-ins e protetores térmicos na hora de usar alguma fonte de calor, ok?

É extremamente necessário que você utilize tais produtos de proteção, normalmente, para não correr o risco de danificar seus cabelos. O mesmo serve para cacheadas e crespas que curtem secar as madeixas com difusor: o Pré-poo é uma super ajuda, mas os cuidados na hora da secagem permanecem os mesmos!

 

E você, já fez / faz pré-poo? Qual seu tipo de cabelo e receitinha favorita? Queremos saber tudinho, hein?! Conta aqui pra gente.

5 comentários

  • Ivanilda Tomas -

    Meu cabelo está muito danificado ,quero recuperar .

  • Marília Afonso -

    Tenho o cabelo vermelho, posso fazer o pré poo antes da matização ?

  • Fabiana -

    Para cabelos com progressiva pontas ressecadas e frizz qual melhor produto do pré poo para fazer

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados