Pré Poo Caseiro: 5 receitas fáceis e eficientes

Pré Poo Caseiro: 5 receitas fáceis e eficientes

Pré-poo caseiro? Se você chegou aqui, provavelmente é porque já conhece a técnica do pré-poo, certo? Talvez, agora, você esteja procurando receitas caseiras ou dicas de como melhorar suas misturinhas de acordo com a sua necessidade. Se for esse o seu caso, é só continuar aqui, pois você está no lugar certo! Mas para ficarmos alinhados com quem chegou agora, vamos recapitular um pouco sobre a técnica em si.


O Pré-poo é um modo de proteger os fios, principalmente os danificados, ressecados ou finos, das ações do shampoo ou do produto de higienização a ser utilizado. É um tratamento feito antes de lavar os fios e, apesar de não substituir o tratamento tradicional dos cronogramas capilares, ajuda (e muito) a potencializar os efeitos.


Quer saber mais sobre o pré-poo (benefícios, resultados, formas de uso com máscaras de tratamento, etc)? Então confira um conteúdo super completo aqui. Mas se já está por dentro do assunto, vamos direto ao ponto mais divertido: receitinhas caseiras maravilhosas para todos os gostos, tipos de cabelo e necessidades! Vamos lá!


Como fazer o pré-poo caseiro

Não é muito difícil, nem muito caro, pensar em receitas bacanas para fazer o seu pré-poo. A ideia é usar o que você tem em casa mesmo, desde que sejam ingredientes de qualidade. E não é difícil fazer! Basicamente, você vai ter que:

  • Escolher os ingredientes da misturinha que melhor atenderá ao seu tipo de fio e necessidade;
  • Separar uma vasilha à parte, limpa e esterilizada, com pincel e prendedores de cabelo para auxiliar;
  • Certificar-se de misturar apenas as quantidades corretas para o uso imediato;
  • Aplicar a mistura nos fios sujos e secos, antes da lavagem mesmo;
  • Espalhar mecha a mecha até que todos os fios estejam bem envolvidos;
  • Pausar por, mais ou menos, 30 minutos a 1 hora (dependendo da necessidade e disponibilidade de tempo);
  • Enxaguar e higienizar seus fios como de costume (shampoo, co-wash, como preferir).

Agora que você já conhece o passo a passo, vamos entender um pouco mais sobre o pré-poo caseiro! 


Quais os melhores ingredientes para fazer Pré-poo em casa?

Como sempre dizemos, tudo vai depender do seu tipo de cabelo. Porém, o básico para um bom pré-poo é:

  • uma base branca neutra (um creme de hidratação ou condicionador de sua preferência);
  • uma fonte de nutrição (óleos ou manteigas vegetais);
  • e uma fonte de hidratação (vitaminas, soro fisiológico, chás, água, etc).

Tendo isso em mente, você pode misturar, por exemplo:

  • condicionador + óleo + vitamina
  • máscara + óleo + soro fisiológico
  • máscara + fruta + mel
  • creme para pentear + queratina + óleo

Essas são boas estruturas para pensar em um pré-poo de sucesso.

Quanto à proporção, sempre coloque em quantidades adequadas às necessidades dos seus fios. Atente-se ao tamanho do seu cabelo e à porosidade (cabelos porosos "sugam" mais produto). E, novamente: sempre faça a mistura exata para a utilização na hora, ok? Nada de preparar grandes quantidades e deixar guardado para depois. A mistura caseira pode se alterar ao ponto de anular o efeito ou até mesmo causar um resultado indesejado. Isso sem falar que alguns ingredientes podem simplesmente talhar, apodrecer, estragar. Não queremos usar algo assim nas madeixas, não é mesmo?!


Receitas de pré-poo caseiro

Finalmente, vamos a elas: nossas receitinhas caseiras de pré-poo, feitas com muito carinho e com o que você tem aí, na sua casa mesmo. Como a variedade de receitas que existem por aí é enorme, vamos sugerir as mais conhecidas e você pode salvar a imagem ou printar a tela para guardar e ter sempre à mão. Vamos lá?


Pré-poo Caseiro com Mel

Ingredientes:

  • Duas medidas de máscara hidratante;
  • Uma medida de mel;
  • Uma medida de glicerina bidestilada.

Misture tudo, aplique nos fios e pause por 30 minutos antes de lavar.

Essa receitinha com mel e glicerina é ótima para fazer quando o cabelo estiver precisando de uma hidratação extra. Para quem faz cronograma capilar, é perfeita para começar o preparo dos fios para receber o tratamento de hidratação logo depois.

Left Cosméticos - Receita de Pré Poo Caseiro com Mel

Receita de Pré-poo Caseiro para Engrossar as Pontas dos Cabelos

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa rasa de óleo de rícino;
  • 1 colher de sopa de D-pantenol líquido (já falamos dessa rainha da hidratação aqui)
  • 4 colheres de sopa de creme para pentear.

Misture tudo, aplique nos fios (comprimento e pontas) e pause por 30 minutos antes de lavar.

Quem sofre com pontas ralas e finas vai amar essa misturinha! Ela dá uma encorpada nas pontinhas, protege bem e ajuda a manter os cabelos mais nutridos. Se você sofre com pontas ralas e quebradas, recomendo ver esse artigo que preparamos com muitas dicas para cuidas das pontas!

Left Cosméticos - Receita Caseira de Pré Poo para Engrossar as Pontas dos Cabelos


Receita de Pré-poo Caseiro com Babosa

Ingredientes:

  • 3 colheres de gel de babosa;
  • 2 colheres de óleo de coco;
  • 1 colher de açúcar.

Misture tudo, aplique no couro cabeludo e fios, massageando bem. Pause por 30 minutos antes de enxaguar e fazer um bom co-wash.

Ótima para promover uma esfoliação do couro cabeludo, uma limpeza das células mortas e impurezas dos fios de maneira suave e bem hidratante. Já falamos bastante sobre o quão benéfica a babosa é para os nossos fios (confira aqui), então, pense que resultado de leveza e hidratação esse pré-poo oferece! Por ser esfoliante, o ideal é fazer a lavagem dos fios com co-wash e, depois, condicionar normalmente.

Left Cosméticos - Receita de Pré Poo Caseiro com Babosa

Receita para cabelos porosos

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa cheias de condicionador;
  • 1 colher de sopa cheia de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa cheia de óleo de rícino;
  • ½ tampinha de D-pantenol.

Misture tudo, aplique apenas no comprimento e pontas dos fios. Pause por 30 minutos, de preferência utilizando uma touca plástica para abafar e aquecer a mistura (não use touca térmica, apenas a plástica). Depois basta proceder com a lavagem dos fios normalmente.

Essa receita é super indicada para cabelos porosos, quer seja por excesso de agressões diárias, quer seja por ação de químicas de transformação. O óleo de rícino com o óleo de coco e a Pró-vitamina B5 vão dar uma força extra aos fios e prepará-los para receber o tratamento nutritivo ou de reconstrução.

Left Cosméticos - Receita Caseira de Pré Poo para Cabelos Porosos

Receita de Pré-poo Caseiro para Cabelos Ressecados

Ingredientes:

  • 3 colheres de máscara de hidratação de sua preferência;
  • 1 colher cheia de azeite de oliva (extravirgem sempre);
  • 1 fatia de abacate bem amassado;
  • 2 colheres de soro fisiológico.

Misture tudo, aplique nos fios e pause por 30 minutos antes de lavar. Se preferir, higienize os fios com co-wash para preservar o efeito hidro-nutritivo do abacate (aliás, já conferiu nosso texto sobre abacate no cabelo? Clique aqui). Essa receita prova que até mesmo as frutas famosas em tratamentos caseiros podem sim ser usadas para um bom pré-poo.

Left Cosméticos - Receita de Pré Poo Caseiro Cabelos Ressecados

E se eu quiser usar produtos prontos?

Sim, sabemos que o ritual dos tratamentos caseiros é especial e chega até mesmo a ser terapêutico! É uma delícia separar os ingredientes, separar um tempinho pra cuidar de si com atenção, dar aquele tempo longo de pausa e tudo mais. Porém, em uma rotina corrida, os produtos já prontos podem ser super aliados na hora de fazer um bom pré-poo.

Nessa hora vale pegar aquele seu produto favorito e fazer um pré-shampoo rapidinho, só para proteger os fios e deixar a lavagem mais suave. A Left Cosméticos, por exemplo, tem produtos ótimos que podem ser usados para esta finalidade. As máscaras de toda a linha Essenciale (clique aqui para conhecer), por exemplo, são pensadas para oferecer tratamento diário e potente para os mais diversos tipos ou necessidades do cabelo.

Bateu a pressa e quer fios mais tratados mesmo com um tempo curtinho? Vai de pré-poo com uma delas, pause por 20 minutinhos e pronto. Para retirar, lave como de costume. Conforme você faz desse tipo de pré-poo um hábito, você sente muita diferença de brilho, selagem de cutículas, nutrição e redução de frizz. Isso sem falar que os fios ficam bem melhores para receber os tratamentos especiais do seu Cronograma Capilar. Que tal tentar?


Fazer pré-poo caseiro pode prejudicar meus cabelos?

Durante muito tempo rodou pela sabedoria popular o mito de que usar itens caseiros para o cuidado das madeixas poderia causar efeitos reversos ou indesejados. Mas isso é realmente um mito.

Tudo bem que, dependendo dos ingredientes utilizados (como óleo de rícino, de coco, máscaras muito densas, etc) e da frequência com a qual você faz uso deles, é indicado incluir na rotina um dia para um tratamento “detox”. Isso porque eles podem deixar resíduos que devem ser retirados de tempos em tempos de maneira mais completa.

Existe também o risco no uso de ingredientes de baixa qualidade, vencidos ou alterados de alguma forma, como óleos que estejam há muito tempo guardados ou condicionadores e máscaras com a data de validade já passada. Por isso, atenção à qualidade e integridade de tudo o que você vai utilizar, ok?!

Em caso de excesso residual ou uso de algo que não estava muito bom, não se preocupe: basta lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda e proceder com um tratamento reconstrutor para deixar os fios mais limpos, leves e prontos para retomar os tratamentos de rotina. Não sabe qual shampoo utilizar para fazer uma boa limpeza no seu tipo de cabelo? Então clique aqui e confira um artigo especial que fizemos para ajudar na escolha do seu shampoo do coração.



Ficou com dúvidas? Precisa de ajuda? Quer dar sua sugestão ou receitinha? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados