pH: o que é e como funciona no cabelo

1 Comentários

Beleza Simples

pH: o que é e como funciona no cabelo

O que é pH? Muitas vezes vemos em alguns produtos um número "misterioso" que se apresenta como indicador de pH. Você sabe o que ele representa no seu cosmético? Vem com a gente!

O que é pH?

"pH" é a sigla para "POTENCIAL HIDROGENIÔNICO". Isso indica o percentual de "H+" (Hidrogênio com carga positiva) que está contido em todas as matérias: cabelo, pele, saliva, água, carne, temperos, cosméticos, produtos para carro... Enfim, tudo!

Uma explicação simples sobre como o “H+” trabalha é: ele é o responsável por definir o real índice de acidez ou alcalinidade de alguma coisa. Porém, como estamos falando sobre cabelos, vamos entender melhor como esse índice pode agir em benefício dos fios, ok?

o que é pH - escala de pH - do ácido ao alcalino

Como funciona a escala de pH?

A chamada Escala de pH é uma espécie de régua que vai de 0 a 14. Dentro dessa escala temos:

  • 0 a 6.9- os produtos ácidos;
  • pH igual a 7.0 - produtos neutros;
  • 7.1 a 14 - produtos alcalinos.

 

O pH "natural" dos nossos cabelos gira em torno de 5.5, mais ou menos. Ou seja: nossa fibra capilar é mais "ácida" por natureza, já que ela está "programada" para manter as cutículas fechadas por "proteção".

A propósito, quando falamos de "acidez do fio", falamos justamente a respeito da selagem de cutículas. O pH elevado (alcalino) indica uma reação para cutículas mais abertas; o pH baixo, ao contrário, indica uma reação que tem como resultado cutículas mais fechadas, seladas.

Um cabelo com as cutículas "abertas" é um cabelo em estado alcalino. Por consequência, é um cabelo com um maior ressecamento e frizz. É o estado que o cabelo fica quando usamos o xampu, por exemplo. O xampu foi elaborado para causar a dilatação das escamas afim de receber e absorver tratamentos posteriores. Para apaziguar esse aspecto que ele doa, deve-se utilizar posteriormente produtos com pH mais ácido. Assim, haverá o fechamento das cutículas e a retenção de água e nutrientes no interior da fibra capilar.

o que é pH - escala de pH em produtos de cabelos

Na indústria cosmética, cremes hidratantes e condicionadores em geral tendem a ter seu pH em torno de 3.2 a 4.0. Porém, quanto mais baixo é esse número, mais ácido o produto é, portanto, mais ele vai agir no condicionamento e selagem das cutículas do fio. Por outro lado, como já dissemos, os xampus tendem a ser mais alcalinos (pelo menos entre 7.5 a 8.5) por motivos que já citamos. Há também shampoos com alcalinidade menor (até 5.5), afim de não abrir muito as cutículas, evitando o ressecamento, por exemplo.

Produtos de Transformação / Químicas

O pH age em procedimentos de transformação dos cabelos com a mesma regra de "abre / fecha cutículas". Por exemplo, o tratamento "redutor de volume" (progressiva, selagem e afins) trabalha com o pH ácido, isso significa:

  • que o pH é suficientemente baixo para promover uma selagem extrema do fio;
  • a selagem acontece após uma ação de "amolecimento" da queratina durante o período de pausa;
  • requere ação térmica / mecânica para a remodelagem da estrutura capilar.

 

Por outro lado, procedimentos mais alcalinos permitem a ação do produto pela penetração dos ativos de maneira imediata, através da "injeção" dos ativos pela abertura das cutículas.


1 Comentários

  • 07 May 2020 Marineis

    Qual pH ideal para selagem em cabelos finos?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados