Os 10 melhores amigos dos Crespos e Cacheados!

0 Comentários

Beleza Simples

Os 10 melhores amigos dos Crespos e Cacheados!

Alou maravilhosas donas de lindos cabelos crespos e cacheados! Hoje o papo é com vocês. Já faz um tempo que a liberdade a esse formato de cabelo e, cada vez mais vemos pessoas assumindo a forma de seus cabelos naturais. E os cabelos cacheados são mesmo incríveis: podem ter cachos largos, curtinhos, textura mais crespa, enfim… Sejam como for, eles são incríveis e precisam de amigos que façam jus a tanta beleza! Hoje, vamos falar sobre 10 melhores amigos da rotina de toda crespa e cacheada. Confira!

1) Óleos e Nutrições

Não dá pra falar de “melhores amigos” dos cabelos crespos e cacheados sem começar pelo melhor: o óleo!

Sim, óleos, umectações, nutrições, óleos finalizadores… Cabelo cacheado pede óleo o tempo todo! Isso porque a oleosidade natural, emanada pela raiz, tem que dar muitas voltinhas até chegar às pontas e, por isso, toda ajuda é bem vinda. Reponha os óleos dos seus cabelos de todas as formas possíveis e veja os caracóis brilharem, ativarem e ficarem divônicos!

Quer saber como utilizar o óleo de coco na sua rotina? (clique aqui);
O óleo de rícino também é uma boa pedida para crespos e cacheados, contamos mais sobre ele aqui.

2) Condicionadores

Os condicionadores são extremamente importantes na rotina de quem tem cabelos crespos e cacheados. Isso porque eles servem para uso comum (após o shampoo ou a máscara), mas também servem como co-wash (dependendo da fórmula, viu gente?). Além disso, podem ser usados em misturinhas para pré-poo e até mesmo como creme para pentear, dependendo da emergência. Um bom condicionador (livre de parafinas e petrolatos) é sempre bem vindo no seu dia a dia.

3) Creme para Pentear e Finalizadores

Ah, os finalizadores! Eles são a mágica dos fios encaracolados de todas as curvaturas! Você pode tratar, fazer cronograma capilar, cuidar com todo carinho… Mas sem um bom creme para pentear, uma gelatina, um spray ativador e afins, os cachos podem:

  • ressecar;
  • perder a forma;
  • levantar muito frizz (não volume, mas frizz mesmo, arrepiado);
  • desenvolver pontas duplas;
  • enfraquecer e até mesmo quebrar.

 

Aliás, na infância de quem tem cabelos crespos ou cacheados, um dos maiores terrores era quando o cabelo secava sem creme e ficava todo sem forma, não é verdade? Ainda bem que hoje em dia podemos contar com produtos incríveis para finalizar os cachos de todas as formas! Use e abuse.

4) Difusor

Quem disse que cabelo cacheado e secador não combinam? Ahhh, que lenda mais sem pé nem cabeça! Cachos não só podem usar o secador, como DEVEM! Considerem que no inverno é quase impossível deixar os fios secarem naturalmente sem sentir muito frio no couro cabeludo. Mas o truque incrível na hora de secar as madeixas é ter um difusor à mão.

O difusor é uma peça para encaixar no bocal do secador com o objetivo de espalhar o jato de vento e, ao mesmo tempo, prender os cachos de maneira que eles sequem, mas sem frizzar. Claro que é fundamental o uso de protetores térmicos antes de secar, como qualquer outro tipo de cabelo! Se você ama os cachos secos rapidamente, com volume na medida e cheios de personalidade, pode investir em um difusor que é aposta certeira!

Dica Caseira para substituir o difusor

Caso não tenha um difusor (e não queira investir em um), existe uma dica “caseira” que pode substituir esse acessório. Sim... a peneira (aquelas de coar sucos, sopas, etc). Claro que você comprar uma só para esse tipo de uso e de preferência grande! O jeito de usar é só encaixar mechas grandes dos cabelos na peneira, enquanto direciona o jato de ar para secar os fios que estão guardadinhos lá! Leva um pouco mais de tempo, mas os resultados são ótimos (e o investimento é bem menor, risos).

difusor é excelente para cabelos crespos e cacheados

5) Pente garfo / dentes largos

E aí, qual é o pente que te penteia? É o pente garfo! Ahhh que charme que esse tipo de pente dá aos fios quando, depois de secos, você levanta a raiz com o auxílio dele! Aquele volume do poder! Isso sem falar nos pentes de dentes largos, que são os melhores para desembaraçar cabelos crespos e cacheados.

Esses dois tipos de pentes são muito amigos desse tipo de cabelo, pois modelam e penteiam com delicadeza, com risco mínimo de quebra (e sem dor)!

para que serve o pente garfo

6) Turbantes e bandanas

Sabe poder? Sim… Puro poder! As bandanas, lenços e turbantes são simplesmente perfeitos para ornamentar os cabelos crespos e cacheados! Eles prendem os fios com mais personalidade, cor, e o melhor: sem quebrar nem apertar. E sabe aqueles dias que os fios acordam totalmente “revoltados” e você precisa apenas deixá-los no lugar, presos, mas com liberdade para o volume e forma? Então… Esse tipo de acessório é perfeito! Acordou em um “bad hair day”, é só envolver os cabelos em um desses e desfilar estilo por aí! Muito melhor do que prender, não é mesmo?

7) Touca de Cetim

Chegou a hora de dormir... Seus cachos estão lindos e você está com medo de amassá-los e perder a forma? Uma touca de cetim é a solução! Esse tecido bloqueia a eletricidade estática e mantém os cabelos no lugar durante toda a noite. No dia seguinte eles estarão com definição e pouco frizz. É só acordar, soltar, passar um pouco de óleo nas pontas e pronto! Muito fácil e simples. Alternativa muito querida para day afters garantidos.

beneficios da touca de cetim para cabelos crespos e cacheados

8) Toalha de microfibra / tecido de algodão

Ao sair do banho, como você protege seus fios antes de finalizar? Enrola em uma toalha comum? Então temos que dizer que esse costume prejudica demais os cabelos, principalmente os cacheados. O ideal é que você tenha uma camiseta velha de algodão ou uma toalha de microfibra para começar a secagem dos cachinhos. Esses tecidos também agem como minimizadores da eletricidade estática, diminuindo consideravelmente o frizz e absorvendo muito mais a umidade dos cabelos após a lavagem.

9) Low e No Poo

Já foi mais do que comprovado que diminuir os sulfatos (e consequentemente os cremes com petrolatos, parafinas e óleos minerais) faz muito bem para os fios. Os surfactantes “fortes” limpam muito bem seus cabelos, porém, eles podem levar embora muito mais do que a sujeira. Levam parte da hidratação e da oleosidade natural na hora da higienização dos fios. Então, opte por produtos com fórmulas livres desses componentes, dando preferência às lavagens com o condicionador (co-wash) e cremes com fórmulas mais ricas em ativos de tratamento. Seus cabelos responderão com mais saúde, leveza, brilho e hidratação contínua! Experimente! A gente fez um conteúdo bem legal de como seguir essa rotina de Low e No Poo, aqui.

10) Borrifadores e Sprays para Day After

E chegamos mais uma vez aos melhores amigos do “dia seguinte”! Aqueles itens que dão uma força para recuperar a modelagem sem necessariamente ter que lavar os fios mais uma vez. Ufa!

Os borrifadores para cachos podem ser enriquecidos com o que você quiser: água, creme, vitaminas, óleos vegetais, tudo o que seus cachos gostarem! Faça uma mistura bem fluida e, todos os dias, borrife um pouco sobre os cabelos para penteá-los novamente. Caso não queira fazer seu próprio borrifador, aposte nos sprays já prontos, com fórmulas pensadas para recuperar a saúde dos seus cachos.

O importante é mantê-los sempre bonitos, saudáveis e com o equilíbrio necessário de hidratação para que estejam íntegros e bem cuidados da raiz às pontas.

borrifador para day after de cabelos crespos e cacheados

Além desta receita de borrifador para Day After, preparamos diversas outras receitas caseiras de borrifador para seus cabelos crespos ou cacheados, confira clicando aqui.

Esses foram os dez melhores amigos que escolhemos para os cabelos crespos e cacheados. Claro que ainda podemos citar o Cronograma Capilar, o corte das pontas na frequência certa, as reconstruções capilares profundas, as técnicas "LOC" e "plopping" e tantos outros ... mas deixamos agora com vocês! Contem aqui nos comentários quais são os melhores amigos dos seus cachinhos. Diz pra gente!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados