Cabelo Liso: os melhores amigos nos cuidados

Cabelo Liso: os melhores amigos nos cuidados

Cabelo liso: um charme! Pode ser cabelo alisado quimicamente ou um liso natural, não importa: o bacana é se identificar com seus fios, sentir-se linda e, claro, cuidar muito bem!

Houve um tempo que a ideia de que “cabelos lisos dão menos trabalho” imperava. Porém, engana-se quem pensa que é só “nascer lisa” ou alisar os fios e pronto, já está tudo feito. A fibra capilar precisa de muito tratamento, tal e qual qualquer outro tipo de cabelo! Além disso, muita gente quer saber como deixar o cabelo liso escorrido em casa, então, hoje falaremos dos 10 “best friends” dos cabelos lisos ou alisados, vamos lá?


Como deixar o cabelo liso, escorrido, em casa?

Sim, nós sabemos que apesar de muita gente ter o cabelo liso naturalmente (e, com certeza, daremos dicas para os fios lisos naturais), manter o cabelo bem escorrido, de forma fácil e caseira é o desejo de muitas mulheres.

Seguindo direitinho alguns passos básicos nos cuidados diários, você perceberá que o efeito liso escorrido vem (e vem de maneira duradoura). Por isso, separamos abaixo muitas dicas para que você insira na sua rotina de forma fácil e prática, confira!


Produtos próprios para cabelos lisos

Quem segue algum cronograma capilar sempre esbarra na dúvida: comprar os produtos por função ou para o tipo de cabelo? E o ideal, na verdade, é ter em seu arsenal ambos os kits: que agem de acordo com as etapas do cronograma e, também, aqueles que atendam aos cabelos lisos.

óleo de argan para cabelo liso - left cosméticos

Geralmente, os produtos pensados para esse tipo de cabelo possuem ativos que tratam sem pesar. Os agentes condicionantes também devem estar presentes nas fórmulas, mas sem estar atrelados a ativos oleosos ou de reconstrução, para que o resultado seja de leveza e brilho. Alguns óleos, como o Óleo de Argan ou o Óleo de Oliva são os mais presentes e necessários para cabelos lisos, porém, produtos com alto teor de vitaminas (como a pró vitamina B5 e a Babosa) são muito bem vindos.

A atenção deve ser redobrada quando o assunto for “finalizadores”. Os cremosos, em geral, proporcionam algum efeito de peso – coisa que não queremos em cabelos lisos, não é mesmo? Para otimizar a finalização dos fios, um bom leave-in de textura líquida é a pedida, como o Liso de Bolso da Left Cosméticos, por exemplo. O Creme de pentear Liso de Modelo, apesar de cremoso, também é perfeito, principalmente para os cuidados diários! Podem apostar que confiamos nos resultados.


Qual o melhor shampoo para cabelos lisos ou alisados?

A lavagem correta dos cabelos lisos e, principalmente, dos alisados é muito importante! Isso se deve ao fato de que esse tipo de cabelo precisa de higienização constante, porém suave. Cabe frisar que o cabelo naturalmente liso e o cabelo alisado quimicamente possuem necessidades específicas e diferentes. Ou seja, o shampoo deve ser certinho para o seu tipo de cabelo. O ponto comum é que a fórmula de limpeza deve ser bem delicada, que não agrida o fio e nem retire a química (se for o caso). Na Left Cosméticos, a linha Essenciale Liso de Modelo foi pensada para cuidar exatamente desta forma: com delicadeza e tratamento profundo, desde a lavagem. Experimente!

Para fios com químicas de alisamento, o co-wash também é super bem-vindo (quer saber como funciona? clique aqui). A lavagem com um condicionador específico ajuda a retirar sujeira, mas mantém as cutículas seladas. É uma ótima opção para intercalar com as lavagens com shampoo (sem falar que ajuda a manter a química por mais tempo). Mas tenha cuidado e confira nosso post especial sobre co-wash para entender que não é todo condicionador que pode ser utilizado para esta técnica, tá?!

Melhores shampoos para cabelos lisos - Left Cosméticos

Cronograma Capilar para Cabelo Liso

O Bom e velho conhecido Cronograma Capilar (falamos dele aqui) é o melhor amigo de todos os tipos de cabelo, como já sabemos. O pulo do gato aqui é saber como fazer e quais etapas priorizar.

A hidratação, por exemplo, é a etapa que melhor se adequa a esse tipo de cabelo. Isso porque a oleosidade costuma ter um controle maior nos fios lisos, porém, a perda de água é constante e precisa ser tratada sempre. Além da linha Liso de Modelo, a Left Cosméticos também tem produtos ótimos para os cuidados diários, como a Nutri Cafeína (nutrição leve, perfeita para fios lisos); Reparo Absoluto (reconstrução na medida certa) e  a linha Babosa Pura (para uma hidratação perfeita). Então, capricha nesse cronograma pois ele pode garantir resultados incríveis e, o melhor: duradouros!

Tabela Cronograma Capilar para Cabelo Liso - Left CosméticosTabela de Cronograma Capilar para Cabelos Lisos - sugestão.


Reconstrução Capilar

Falamos sobre Cronograma Capilar, mas separamos essa etapa “amiga” porque ela merece muita atenção. Há quem pense que a reconstrução capilar é dispensável quando os fios são naturalmente lisos, porém isso é um engano. Reconstruir os cabelos é essencial mesmo em cabelos saudáveis ou que não possuam química.

Todo tipo de fio sofre com ação climática, exposição ao sol, água do mar, piscina, poeira, poluição e afins. Logo, ele perde massa. Se essa perda existe, a reposição torna-se essencial! Se esse for o seu caso, uma vez a cada 20 dias é o suficiente! Que tal ter à mão a máscara de tratamento Reparo Absoluto (para fios lisos) ou SOS Reconstrução Imediata (para fios alisados quimicamente)?

No caso de quem usa químicas de transformação, a reconstrução deve ser feita uma vez a cada 10 dias. Isso porque, além dos motivos que citamos, há o efeito da química, que causa desestruturação dos fios.


Pré-poo para cabelo liso

Tão importante quanto manter os cabelos limpos, é cuidar deles ANTES de limpá-los.

Os tratamentos pré-poo são considerados amigos dos cabelos lisos pois oferecem reposição delicada de tudo o que o cabelo precisa, mas com uma lavagem posterior que retira os excessos.

Basicamente, você aplicará uma mistura que contenha uma base cremosa, uma fonte de nutrição e uma de hidratação, com os fios sujos e secos. Depois, basta pausar por alguns minutinhos e proceder com a lavagem normal dos fios. Os resultados são incríveis e o cabelo fica bem mais tratado.

Se quiser saber mais sobre essa técnica, veja aqui o texto completo que fizemos sobre pré-poo.


Umectação / Nutrição

Eis uma rotina que, mesmo à parte do cronograma capilar, sempre é bem-vinda: a umectação. A técnica é sensacional para brilho, movimento e saúde dos cabelos lisos.

Para que serve a umectação?

A função da umectação, além de repor a camada lipídica da fibra, é cuidar com delicadeza das cutículas e garantir que fiquem mais condicionadas e fechadinhas, o que impede a perda de nutrientes, água e vitaminas. Além disso, cutículas mais seladas garantem um cabelo com mais brilho! Então, separe aquele óleo 100% vegetal (veja mais sobre óleos aqui) e mãos à obra!

Dica extra: se achar muito complicado o processo, você também pode optar pela Umectação Termal da Left Cosméticos: efeito em apenas 5 minutinhos!


Para tirar o frizz de Cabelo Liso

O Frizz costuma incomodar bastante, principalmente a quem tem fios lisos ou alisados. E não adianta muito milagre: o segredo é apostar numa rotina de bons hábitos capilares, como manter a hidratação (por dentro e por fora, hidratando os fios e ingerindo muita água), tomar cuidado para não manipular o cabelo em excesso, utilizar bons produtos antes de fontes de calor e pentear ou escovar os fios com cerdas que sejam antiestática.


Finalização e protetores térmicos

Já demos um spoiler ali em cima: cabelos lisos precisam de finalização, sim! Por isso, é uma ótima ideia investir em produtos finalizadores que sejam protetores térmicos também, já que amamos manter os cabelos lisos escorridos com a ajuda de escovas ou chapinha, não é mesmo?! 

O importante, mais uma vez, é encontrar protetores e leave-ins com textura leve e de fácil absorção, para manter a leveza e o movimento dos seus cabelos, sem pesar. Falamos do Liso de Bolso ali em cima e repetimos a dica aqui por uma razão simples: ele é perfeito!

A finalização de fios lisos fica bem melhor após o uso de secador e chapinha (principalmente no clima mais frio). Mas alguns cuidados no uso desses aparelhos pode minimizar danos: temperatura deve ser moderada e o uso deve ser intercalado, não frequente. O excesso de uso de fontes de calor podem acabar prejudicando os fios e, pior: causando o temido frizz!

cuidados ao usar secador e chapinha - left cosmeticos

Touca de cetim para cabelo liso

A dica de usar toucas e fronhas de cetim para dormir é constante em pautas de cabelos cacheados e/ou crespos. Mas para fios lisos, será que causa algum efeito? A resposta é: sim! Tudo que ajude a minimizar o atrito dos fios com fronhas e lençóis é válido para cuidar melhor das pontas e combater o frizz. Além disso, as fronhas e toucas de cetim também são ótimas para evitar a quebra dos fios, sendo muito recomendada inclusive para quem possui fios finos e sensíveis.


Couro cabeludo saudável

Não basta cuidar apenas dos fios: é preciso fazer o bem (literalmente) pela raiz! Um couro cabeludo saudável é essencial para ter cabelos bonitos. Por isso, invista em procedimentos e tratamentos para fazer no couro cabeludo, como, por exemplo:

Cuidando do couro cabeludo - Left Cosméticos


Vale tudo! E quanto mais você cuida do couro cabeludo, mais o seu “Projeto Rapunzel” ganha força, já que os folículos ficam desobstruídos e a raiz dos fios fica mais forte, promovendo o crescimento saudável dos cabelos. Além disso, quem faz uso de químicas de alisamento precisam ter esse cuidado extra, já que após a química o couro cabeludo costuma soltar casquinhas ou apresentar uma sensibilidade maior que o normal. Para resolver esse problema tão incômodo, as dicas acima podem ser muito bem utilizadas, dando ênfase à esfoliação e umectação do couro cabeludo, que irão ajudar a soltar esse excesso de pele e manter a região hidratada e cicatrizada.


Cauterização capilar

Para prolongar o efeito do alisamento ou para manter os cabelos lisos escorridos por mais tempo, um procedimento muito indicado é a Cauterização Capilar. Não a cauterização química, mas a que podemos até mesmo fazer em casa!

A Cauterização pode auxiliar no alinhamento dos fios, na selagem das cutículas e na reposição de massa, principalmente em cabelos quimicamente tratados. Para isso, é bom ter à mão um shampoo de tratamento profundo adequado para o seu tipo de cabelo, queratina líquida, um bom protetor térmico e muita disposição para selar os componentes nos fios com uma escova bem feita e uma chapinha poderosa.

Temos um post dedicado apenas à Cauterização Capilar, dê uma olhadinha para aprender como fazer a cauterização em casa e diga se não é muito fácil!


Dica extra - cabelo liso em “morena iluminada”: como cuidar

Como sabemos que essa técnica conquistou as madeixas de muitas mulheres, temos algumas dicas de como cuidar de cabelo liso ou alisado e que sejam coloridos com a técnica morena iluminada… Mas antes, vamos babar um pouquinho nessas referências de cabelo liso moreno iluminado?




Fica incrível, não é mesmo? Quem sabe você não se inspira para dar uma renovada no visual também?

Mas, voltando ao assunto, para cuidar de cabelos assim, a diferença é fazer uso de shampoos bem suaves e que sejam dedicados a cabelos coloridos ou tingidos. Na Left Cosméticos, a linha Ouro Nobre (da Minerals) é excelente para esse tipo de cuidado, além de adicionar camadas de brilho e reconstruir as madeixas após os procedimentos de transformação.

Lembre que quando falamos em tintura, quanto menos lavagem com aditivos de limpeza, melhor. Então, o co-wash para intercalar com as lavagens comuns é algo a ser inserido na rotina de beleza. Umectações também são ótimas para quem possui descoloração, luzes e tintura nos fios. Cuidando bem, o efeito se prolonga (e você pode divar por muito mais tempo, sem retoques).


Acessórios para cabelos lisos

Para “enfeitar” os fios lisos às vezes é bem complicado. Isso porque os acessórios não prendem direito, não é mesmo? A solução que muitas optam é usar algo que consiga prender o cabelo com mais “força”, porém, isso pode não ser bom. O uso de acessórios muito firmes (como elásticos, tiaras de metal, presilhas muito serrilhadas, etc), pode quebrar os fios.

Tente encontrar acessórios para o dia a dia que consigam uma aderência, mas que não sejam tão agressivos. Bons exemplos são prendedores e tiaras forrados em tecido, “piranhas” com hastes mais lisas.

Acessórios para cabelos lisos - Left Cosmeticos

Dica extra: já pensou em utilizar laços, lenços e bandanas? São acessórios que dão um up no estilo, não prejudicam os fios e não ficam caindo (risos)!


E então, gostou das nossas sugestões de cuidados para cabelos lisos e alisados? Conta pra gente como você cuida do seu! Adoramos saber mais sobre rotinas e dicas. Deixe seu comentário e vamos bater um papo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados