Os 10 amigos dos cabelos lisos ou alisados

0 Comentários

Beleza Simples

Os 10 amigos dos cabelos lisos ou alisados

Ter cabelos lisos é realmente um charme! Podem ser naturais ou alisados quimicamente, não importa: o bacana é se identificar com seus fios, sentir-se linda e, claro, cuidar muito bem!

Houve um tempo que a ideia de que “cabelos lisos dão menos trabalho” imperava. Porém, engana-se quem pensa que é só “nascer lisa” ou alisar os fios e pronto, já está tudo feito. A fibra capilar precisa de muito tratamento, tal e qual qualquer outro tipo de cabelo! Por isso, hoje vamos falar de 10 “best friends” dos cabelos lisos ou alisados para manter seus fios sempre saudáveis e lindos. Vamos lá?

1) Cronograma Capilar para Cabelos Lisos

Sim… O Bom e (já) velho cronograma capilar (falamos dele aqui) é o melhor amigo de todos os tipos de cabelo, como já sabemos. O pulo do gato aqui é saber como fazer e quais etapas priorizar.

A hidratação, por exemplo, é a etapa que melhor se adequa a esse tipo de cabelo. Isso porque a oleosidade costuma ter um controle maior nos fios lisos, porém, a perda de água é constante e precisa ser tratada sempre. Então, capricha na hidratação e faça nutrições e reconstruções constantes. Aliás, vamos falar um pouco sobre as reconstruções de forma específica? Vamos!

sugestão de tabela de cronograma capilar para cabelos lisos

Tabela de Cronograma Capilar Básico para Cabelos Lisos

 

2) Reconstrução Capilar

Separamos essa etapa “amiga” porque ela merece muita atenção. Há quem pense que a reconstrução capilar é dispensável quando os fios são naturalmente lisos, porém isso é um engano. Reconstruir os cabelos é essencial mesmo em cabelos saudáveis ou que não possuam química.

Todo tipo de fio sobre com ação climática, exposição ao sol, água do mar, piscina, poeira, poluição e afins. Então, perde massa e, obviamente, se perde massa, precisa repor. Uma vez a cada 20 dias é o suficiente se esse for o seu caso.

Dica extra: se você possui fios lisos modificados quimicamente (alisamento, relaxamento, progressiva), ela deve ser feita uma vez a cada 10 dias. Isso porque, além dos motivos que citamos, há o efeito da química, que causa desestruturação dos fios.

3) Umectações 

Eis uma rotina que, mesmo à parte do cronograma capilar, sempre funciona: a umectação. Já temos um post explicando direitinho como ela funciona e, acreditem, ela é sensacional para brilho, movimento e saúde dos cabelos lisos.

Para que serve a umectação?

A função da umectação, além de repor a camada lipídica da fibra, é cuidar com delicadeza das cutículas e garantir que fiquem mais condicionadas e fechadinhas, o que impede a perda de nutrientes, água e vitaminas. Além disso, cutículas mais seladas é igual a cabelo com mais brilho! Então, separe aquele óleo 100% vegetal (veja mais sobre óleos aqui) incrível e mãos à obra!

Dica extra: se achar muito complicado o processo, você também pode optar pela Umectação Termal da Left Cosméticos: efeito em apenas 5 minutinhos!

qual o melhor shampoo para cabelos lisos

4)  O Shampoo certo!

A lavagem dos cabelos lisos e, principalmente, dos alisados é muito importante! Mas isso se deve ao fato de que esse tipo de cabelo precisa de higienização constante, porém suave.

Qual o melhor shampoo para cabelos lisos ou alisados?

Cabe frizar que o cabelo naturalmente liso e o cabelo alisado quimicamente possuem necessidades específicas e diferentes. Ou seja, o shampoo deve ser específico para o seu tipo de cabelo. O ponto comum é que a fórmula de limpeza deve ser bem delicada, que não agride o fio e nem retira a química (se for o caso).

Para fios com químicas de alisamento, o co-wash também é super bem vindo (quer saber como funciona? clique aqui). A lavagem com um condicionador específico ajuda a retirar sujeira, mas mantém as cutículas seladas. É uma ótima opção para intercalar com as lavagens com shampoo (sem falar que ajuda a manter a química por mais tempo).

5) Pré-poo

Tão importante quanto manter os cabelos limpos, é cuidar deles ANTES de limpá-los.

Os tratamentos pré-poo são considerados amigos dos cabelos lisos pois oferecem reposição delicada de tudo o que o cabelo precisa, mas com uma lavagem posterior que retira os excessos.

cuide do couro cabeludo

6) Couro cabeludo saudável

Não basta cuidar apenas dos fios: é preciso fazer o bem (literalmente) pela raiz! Um couro cabeludo saudável é essencial para ter cabelos bonitos. Por isso, invista em procedimentos e tratamentos para fazer no couro cabeludo, como, por exemplo:

 

Vale tudo! E quanto mais você cuida do couro cabeludo, mais o seu “Projeto Rapunzel” ganha força, já que os folículos ficam desobstruídos e a raiz dos fios fica mais forte, promovendo o crescimento saudável dos cabelos.

7) Bons finalizadores e protetores

Cabelos lisos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, precisam de finalização sim! Por isso, é uma ótima ideia investir em produtos finalizadores que sejam protetores térmicos. O segredo é encontrar protetores e leave-ins com textura leve e de fácil absorção, para manter a leveza e o movimento dos seus cabelos, sem pesar.

cuidados ao usar secador e chapinha

8) Secador e Chapinha

Como dissemos, a finalização de fios lisos fica bem melhor após o uso de secador e chapinha (principalmente no clima mais frio). Mas alguns cuidados no uso desses aparelhos pode minimizar danos: temperatura deve ser moderada e o uso deve ser intercalado, não frequente.

Dica extra: como fazer a escova perfeita.

9) Acessórios para cabelos lisos

Para “enfeitar” os fios lisos às vezes é bem complicado. Isso porque os acessórios não prendem direito, não é mesmo? A solução que muitas optam é usar algo que consiga prender o cabelo com mais “força”, porém, isso pode não ser bom. O uso de acessórios muito firmes (como elásticos, tiaras de metal, presilhas muito serrilhadas, etc), pode quebrar os fios.

Tente encontrar acessórios para o dia a dia que consigam uma aderência, mas que não sejam tão agressivos. Bons exemplos são prendedores e tiaras forrados em tecido, “piranhas” com hastes mais lisas.

Dica extra: já pensou em utilizar lenços e bandanas? É um acessório que dá um up no estilo, não prejudica os fios e não fica caindo (risos)!

10) Selagem Capilar Frequente

Sabe aquele tratamento que mistura reconstrução e produtos com alto poder condicionante, para selar as cutículas? É a selagem!

Com ela, as escamas dos fios tendem a ficar mais fechadas por muito mais tempo, assim como a modelagem dos fios também. A selagem une fórmulas com pH bem baixinho com a ação de uma fonte de calor (secador e prancha, geralmente), para deixar os cabelos lisos sem frizz, com aquele “peso” saudável, hidratados por muito mais tempo e, claro, com a leveza que todas amam. Então, sempre que puder dedicar um tempo para realizar uma boa selagem, faça. Os cabelos lisos agradecem.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados