Numeração coloração de cabelo: desvendando!

0 Comentários

Beleza Simples

Numeração coloração de cabelo: desvendando!

Coloração de cabelo é a primeira alternativa para quem ama mudar de visual! E principalmente quando o assunto é cor! Mas parece que nessas horas fica difícil escolher entre coloração, tonalizante, melhor cor para o tom de pele… São tantas coisas para pensar! Entre os temas mais complexos, um sempre chama a atenção: numeração do tom na caixinha! O que será que esse monte de número significa? Vamos descobrir? Vamos!

Tons de cores para coloração de cabelo

Vamos começar pela base (literalmente): os tons.

Existe uma escala internacional que foi criada para distinguir as cores bases das tonalidades. Elas vão do 1 (preto) ao 10 (loiro ultra claríssimo). Essa escala veio para representar o quão claras ou escuras são as cores. São sempre os primeiros números, na ordem, que vem descritos nas caixinhas.

coloração cor base

Mas e os números seguintes?

Sim, sabemos que vocês já estão se perguntando sobre os demais números da caixa de tinta. Esses indicam os subtons, nuances ou reflexos que as respectivas cores podem doar aos fios.

As cores que vêm com um zero após o ponto significam que são relacionadas às cores naturais dos fios. Por exemplo: 1.0 (preto absoluto), 4.0 (castanho médio) e por aí vai. Elas não possuem nuances ou subtons, mantendo a cor “chapada” nos cabelos.

As nuances se revelam, principalmente, sob a luz do sol e revelam uma cor mais destacada e com maior amplitude de reflexão de luz. Quando há apenas um número após o ponto da base, significa que a nuance é primária. O segundo número diz respeito à nuance secundária.

Dica: para fios brancos, o ideal é utilizar tinturas com cor absoluta e natural, ou seja, com o zero após o ponto. Caso queira uma cor que tenha tonalidade variada, é bom misturar essa cor com alguma de nuance zero para que os fios brancos possam ser cobertos.

quais sao so reflexos e nuances das cores da caixinha de coloração?

E quando o número se repete?

Muitas vezes vemos que uma tintura tem uma cor base de um número, que se repete após o ponto. Isso significa que ela se intensifica com uma nuance acentuada. Por exemplo, o famoso 6.66 que é o vermelhão tão querido e intenso, ou o 6.88 que é um louro mel com reflexos que puxam para o fundo frio azulado, como o Tabaco.

Por que meu cabelo não fica igual ao da modelo da caixinha?

Eis uma grande frustração: comprar uma tintura e o resultado não ser parecido à cor da demonstração da caixinha. Mas para acertar na cor, é preciso saber algumas regras bem básicas da colorimetria, como por exemplo:

  • Se seu cabelo é escuro, escolha tons fechados e escuros;
  • Para mudanças radicais ou cores vibrantes, o cabelo precisará de decapagem ou descoloração para revelar um resultado satisfatório;
  • Coloração não clareia coloração JAMAIS;

 

como saber qual agua oxigenada eu uso?

  • Fios naturais e sem química alguma: opte por uma água Oxigenada de 30 ou 40 volumes para uma abertura de cor satisfatória;
  • Fios coloridos precisam de cuidados após a tinta. Então, matize, reconstrua, nutra e trate bem suas madeixas.

 

E então, esclarecemos o mistério dos números das caixinhas? Conta pra gente!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados