Matizar ou Tonalizar? Os cuidados com cabelos loiros

1 Comentários

Beleza Simples

Matizar ou Tonalizar? Os cuidados com cabelos loiros

Matizar ou tonalizar: sim, esse cuidado tem que fazer parte da rotina de vocês, queridas loiras e mechadas!

Sabemos que os fios loiros são encantadores e jamais saem de moda. Porém, para quem opta por entrar nesse mundo, existe a necessidade de cuidar da cor, do tom e da fragilidade dos fios, visando evitar danos e o amarelamento.

O bacana é que, antigamente, o tratamento para cabelos loiros era feito somente em salões, mas hoje o mercado conta com diversas opções para cuidar das madeixas iluminadas em casa. Mas, qual produto escolher e como funcionam? Se você é do tipo que não sabe se deve matizar, desamarelar ou tonalizar seus fios, calma! Vamos te ajudar a entender o que é cada um e quais atendem melhor às suas necessidades. Confira!

O QUE É MATIZAR?

Muitas pessoas caem no erro de achar que “todo produto que se destina à loiras ou se diz para corrigir tons é matizador”. Mas não é bem assim. O matizador tem a função de neutralizar qualquer tom indesejado e, por isso, deve ser usado quando os fios loiros ficam amarelados ou alaranjados.

Há quem ache que o produto pode colorir ou até mesmo clarear os fios. Isso é impossível! O matizador não alterará a camada de cor da fibra capilar, pois não atinge profundidade o suficiente para alterar a massa melanínica do fio. Ou seja, o matizador não vai colorir os fios, nem clareá-los.

Os matizadores podem, por outro lado, trazer de volta a tonalidade máxima já atingida no processo de descoloração.

Como funciona o processo de matização

Simples: utilizando algum produto que tenha uma pigmentação de tom oposto ao indesejado. E isso fica mais fácil de identificar quando consultamos a "Estrela de Oswald". Esse esquema demonstra quais as cores opostas a cada cor existente. Portanto, se olhar direitinho, você percebe que a cor que está do outro lado do amarelo (que é um dos tons de oxidação dos fios loiros) é o violeta. Assim como o laranja tem, como cor oposta, o azul. Isso significa que esses pigmentos se neutralizam quando entram em contato e, assim, fica mais fácil removê-los dos fios.

MATIZAR O CABELO LOIRO - ESTRELA DE OSWALD

MATIZAR E DESAMARELAR É A MESMA COISA?

Quando falamos de cabelos loiros, sim! A Matização sempre funcionará como um procedimento especial para sumir com os tons amarelados ou alaranjados. Esse processo vai trazer de volta aquele efeito incrível que você conseguiu ao sair do salão.

Ah! É importante lembrar que existem shampoos matizadores e shampoos desamareladores. Nesse caso, PODE haver diferença! Geralmente os desamareladores possuem ação mais suave (indicada para loiros que precisam de pouca correção).

Quando os fios são coloridos com outras cores, matizar servirá apenas para deixar a cor mais vibrante. E, diferente desse caso aqui, não será com um produto de neutralização da cor, mas com pigmentos de cor idênticos aos da coloração. Bom, isso já é outra história (falamos sobre o assunto aqui)! Vamos focar nos produtinhos específicos para loiros.

QUAL É O MELHOR MATIZADOR PARA O MEU CASO?

A resposta para essa pergunta é relativa. Não existe necessariamente um melhor ou pior, todos possuem funções e resultados específicos. Alguns fatores para levar em conta:

  • intensidade de pigmentos;
  • cor do pigmento (para neutralizar a oxidação);
  • tom desejado;
  • modo de uso.

 

Enfim, a escolha do matizador ideal varia de acordo com o seu gosto, com a sua necessidade e, claro, com o seu tempo disponível para cuidar das madeixas. Pesquise quais produtos melhor se encaixam naquilo que você deseja e busque resenhas e relatos de pessoas que já o tenham utilizado.

O QUE DEVO CONSIDERAR NA HORA DE ESCOLHER UM MATIZADOR?

Primeiro passo é saber identificar qual é a cor do seu cabelo, lembrar qual foi o tom que ele chegou após a descoloração e qual é o tom que você deseja.

Como escolher o tom do pigmento matizador?

É de extrema importância que você saiba reconhecer qual é o seu tom dentro das escalas de loiros que existem (depende do grau de clareamento). Se o seu tom estiver abaixo de 9 (loiro médio) e muito alaranjado, um matizador mais suave não fará muita diferença. Nesse caso, escolha um produto com pigmentação bem potente em tons de azul ou preto, pois eles são os ideais para neutralizar os tons laranjas. Por outro lado, se seus fios estiverem em um tom 9 e pender mais para um amarelo claro, escolha os matizadores roxos, eles conseguem neutralizar com maior segurança.

Existem matizadores em tom roxo-azulado, resultado de uma mistura bem balanceada dos dois pigmentos e que o tornam mais versátil. Ele pode “limpar” de maneira mais eficaz qualquer um dos tons, além de oferecer um maior controle de resultados.

Atenção! Quando falamos de cabelos que estejam bem mais claros, loiros platinados ou que cheguem próximo ao branco, as duas tonalidades de roxo ou azul são bem vindas, já que esse cabelo matiza com maior facilidade.

Quais os efeitos do matizador?

  • Efeito Cinza: matizadores roxos;
  • Efeito Perolado: matizadores azuis;
  • Uma mistura dos dois (nem muito cinza e nem muito perolado): matizadores roxos azulados.

 

matizar o cabelo loiro - efeitos das cores

Assim como vimos na Estrela de Oswald, podemos entender como cada cor age em suas cores opostas e, na colorimetria, como elas podem se valer para retirar os tons indesejados dos fios. Interessante, né?

E A TONALIZAÇÃO, O QUE É?

Os tonalizantes, ao contrário dos matizadores, possuem uma ação mais profunda (provocam mudanças na camada de cor da fibra capilar). Funciona como uma tintura semipermanente, usada para corrigir com maior profundidade cabelos com oxidação severa ou para dar um tom diferente aos fios.

Apesar de serem mais profundos, os tonalizantes têm duração reduzida em comparação às colorações. Eles servem para retoques (não para transformações). Os efeitos costumam ser mais sutis, tanto no resultado de cor, quanto nos danos.

Quais os tipos de tonalizantes?

Existem dois tipos: o corretor de cor e o banho de brilho.

Os tonalizantes corretores servem para realçar a cor dos cabelos e mudar o tom indesejado. Eles podem ser utilizados de duas formas:

  • misturados com a tintura permanente e com água oxigenada para um efeito mais profundo e duradouro da cor;
  • aplicados posteriormente à descoloração, para trabalhar ainda mais o tom.

Já o banho de brilho é mais indicado para quem quer apenas reforçar a fixação da cor escolhida por muito mais tempo, sem ter que se submeter a novos procedimentos mais danosos.

Tanto o tonalizante quanto o banho de brilho têm a mesma finalidade: acentuar a cor dos fios, corrigir tonalidades indesejadas e dar mais brilho e saúde, porém, de maneira profunda e com durabilidade maior à das máscaras e matizadores, porém, menor do que as colorações permanentes. E precisam de cuidados posteriores sempre, viu?

E então, ficou mais claro como você, loira linda, pode usar cada produto e cada procedimento para deixar os cabelos sempre incríveis? Identifique o que você mais precisa para os fios e não erre no tom nunca mais!


1 Comentários

  • 07 May 2020 Elizabete Rodrigues Da Costa

    Aprendi muito sobre matizar e tonalizar
    Muito bom , tirei algumas dúvidas


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados