Massinha branca no couro cabeludo

0 Comentários

Beleza Simples

Massinha branca no couro cabeludo

Massinha branca no couro cabeludo: será que ela prejudica a saúde dos fios?

Já falamos muitas vezes a importância de cuidar da saúde do couro cabeludo e, uma das perguntas que sempre aparece é: como lidar com aquela “massinha” no couro cabeludo?

É, nem todo mundo gosta de falar disso, mas precisamos falar sobre alguns problemas da região do couro cabeludo e raiz para que possamos cuidar direitinho!

O que é essa massinha branca no couro cabeludo?

Na maioria dos casos, essa massinha incômoda que aparece no couro cabeludo é a Dermatite Seborreica. É uma espécie de inflamação da pele, ocasionada pela produção desequilibrada de oleosidade. Esse desequilíbrio pode ter uma infinidade de razões:

  • falta de higiene adequada;
  • reação alérgica a alguma química reativa;
  • desequilíbrio hormonal;
  • mudança de estação;
  • excesso de calor e/ou água quente;
  • exposição ao sol sem proteção;
  • uso de muitos produtos cremosos na raiz dos fios (sem o devido enxágue)....

 

Enfim, procure um dermatologista caso a massinha no couro cabeludo persista. Sabe quando você faz de tudo, espera, e não sai? Esse profissional pode investigar a causa de forma mais certeira.

A massinha branca e aquelas casquinhas pós escova progressiva é a mesma coisa?

Não necessariamente! A descamação que ocorre após uma progressiva é um processo natural do organismo. Nosso corpo tende a renovar as células que foram atingidas e danificadas (pela química e pelo calor do secador).

Essa regeneração ocorre para que a pele volte a ficar saudável após um procedimento forte como esse. Não significa, porém, que seja uma reação alérgica (mas pode ser!). Porém, vale a pena umectar (leia sobre aqui) bastante essa região (com óleo de coco ou rícino) para acalmar a pele e acelerar a renovação celular.

Os riscos de não lavar os cabelos

Sabemos que, principalmente no inverno, os cuidados com relação às lavagens dos fios ficam comprometidos. Mas você deve estar ciente dos riscos que isso acarreta!

A falta de higienização dos fios (e do couro cabeludo) pode agravar o quadro da caspa comum. Pode levar a um estágio de dermatite e atrair ácaros como, por exemplo, o Demodex Follicurorum.

Massinha branca no couro cabeludo - o ácaro demodex folliculorum

O ácaro Demodex Follicurorum

Esse “bichinho” costuma viver em nossa derme, próximo aos folículos pilosos (pelos do corpo, cabelos, cílios, sobrancelhas, etc) e se “alimentam” principalmente de sebo e células mortas. Assim, ele vai se multiplicando e formando uma “família” igualmente faminta, que se torna responsável por coceiras e por aquele cheirinho desagradável de cabelo sujo.

Como se livrar desse ácaro?

Mantendo a higiene em dia! Nunca deixe de tomar banhos completos, higienizar adequadamente cada região que contenha pelos e, nos cabelos, tomar o cuidado de lavar na frequência ideal, sem descuidar.

Caso veja que os cuidados de higienização estão sendo tomados e os sintomas não desaparecem, procure um dermatologista (sim, eu sei que já falamos… Mas vamos falar mais).

Mesmo me cuidando, a massinha branca no couro cabeludo continua. O que pode ser?

Alguns hábitos podem levar à formação dessa camada de sebo sobre o couro cabeludo. Por exemplo:

  • Fazer co-wash e não retirar o produto corretamente;
  • Não realizar massagens frequentes no couro cabeludo (na hora de lavar);
  • Aplicar produtos com petrolatos e parafinas na região;
  • Estresse em excesso;
  • Falta de higienização das fronhas (sim, fronha suja causa isso);
  • Ingestão diária de alimentos gordurosos;
  • Dormir com o cabelo molhado ou “abafar” o cabelo molhado em chapéus e toucas;
  • Alterações hormonais que requeiram investigação e tratamento.

Tudo isso pode contribuir para que seu couro cabeludo produza cada vez mais óleo e, assim, mantenha uma camada generosa de sebo sobre a superfície. Tem que cuidar!

ingredientes amigos do couro cabeludo contra a massinha branca no couro cabeludo

Como acabar com isso agora mesmo?

Além da lavagem correta dos fios, há ativos que ajudam no tratamento e combate desse problema. Por exemplo, a aplicação de:

  • 3 colheres cheias de óleo 100% vetegal de Coco + 3 gotas de óleo essencial de Melaleuca. Misture e aplique no couro cabeludo, massageando bem. Pause por mais ou menos 2 horas e depois lave os fios normalmente.
  • 2 colheres de Óleo de Rícino / Mamona + 1 Colher de Óleo de Coco + 5 gotas de óleo essencial de lavanda. A aplicação é da mesma forma que a anterior.
  • Argila verde (diluída em água filtrada ou soro fisiológico) o quanto baste para cobrir o couro cabeludo inteiro. Massageie bem a mistura antes que seque. Deixe em pausa por 20 minutos e depois proceda com a lavagem normalmente.

A argila verde é responsável pelo equilíbrio da produção de óleo na pele, incluindo o couro cabeludo. Sua aplicação promove uma esfoliação necessária para a remoção da camada de sebo. Já os óleos essenciais (que jamais devem ser aplicados sozinhos, apenas diluídos em óleos 100% vegetais) são antifúngicos e atuam na eliminação de germes, bactérias e ácaros causadores de alergias.

Essas três receitinhas vão te auxiliar grandemente na hora de remover essa massinha do couro cabeludo e evitar que ela volte novas vezes.

E então… Vamos acabar com a massinha de uma vez?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados