Hidratação para cabelo: tratamentos rápidos

0 Comentários

Fernando Mariano

Hidratação para cabelo: tratamentos rápidos

Hidratação para cabelo: se existe uma grande verdade no mundo da beleza é que não existe cabelo bonito sem tratamento. É de extrema importância que os tratamentos capilares sejam feitos frequentemente, mesmo que você mantenha seu cabelo natural e longe de químicas, afinal, nossos fios perdem hidratação, nutrientes e massa com frequência e a reposição dos elementos essenciais à saúde dos fios é fundamental. Para cabelos quimicamente tratados, então, nem se fala!

O mercado dos cosméticos evoluiu bastante e, se antes precisávamos ficar com cremes e hidratações por longos períodos de tempo para notarmos alguma melhora nos fios, hoje em dia a tecnologia permite que mesmo quem não dispõe de muito tempo para rituais de beleza possa se beneficiar e manter a saúde capilar em dia!

Existem inúmeros produtos, principalmente de hidratação capilar, que contam com pausas mais curtas e fórmulas ricas, que proporcionam aos cabelos vários benefícios. Bom, ao menos é o que prometem. Mas será que esses tratamentos mais curtinhos, que usamos no banho mesmo, funcionam de fato? Isso é o que vamos descobrir no post de hoje! Confira.


Hidratação capilar: qual é a importância?

Nossos cabelos, assim como todo o nosso organismo, são formados por muitos componentes, mas podemos afirmar que a água é o principal fator de integridade e saúde deles, desde a raiz até as pontas. Porém, com as agressões diárias e com diversos fatores como clima, químicas, água salgada e até mesmo o suor, essa água natural dos fios tende a se perder com facilidade. Por isso, manter uma rotina de hidratação é tão importante!

A água perdida todos os dias deve ser reposta frequentemente e não é apenas pelo uso de shampoos próprios ou condicionadores que isso se dá. É necessária a utilização de produtos que contenham componentes hidratantes, condutores de água e fórmulas que prezam pela permanência dessa água nos nossos fios. Bons hábitos também são bem-vindos para a manutenção da hidratação capilar:

  • ingerir muita água;
  • manter uma alimentação saudável;
  • evitar excesso de fontes de calor (e se for utilizar, não abrir mão de um bom protetor térmico);
  • lavar o cabelo com água morna ou fria.
Hidratação Capilar Rápida: como fazer

Hidratar os cabelos proporciona fios mais alinhados, sem frizz, com brilho e sem aspecto de ressecamento.


Diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução

É comum encontrarmos por aí produtos que oferecem diferentes funções. Acostumamos a chamar todo tipo de creme de tratamento de “hidratação”, mas vale saber que outras etapas e necessidades também existem e precisam de atenção, como a nutrição e a reconstrução dos nossos fios.

Para entender melhor, basta saber que a fibra capilar conta com três camadas principais: a água, a massa e os lipídeos / óleos. Todos esses componentes também se perdem em diferentes proporções no dia a dia e precisam de reposição. Então, para entender cada tratamento, basta saber que:


Essa é a estrutura básica do que conhecemos hoje como Cronograma Capilar: uma rotina definida de tratamentos que visam a reposição proporcional de cada elemento nos fios.

Navegando aqui pelo blog você pode encontrar artigos muito completos sobre cada etapa e, também, sobre a importância de manter um Cronograma Capilar especial para seu tipo de cabelo e necessidade. Clique nos links para acessar:


Máscaras de Hidratação com Ação Rápida

Quando falamos sobre “hidratação rápida”, queremos dizer que muitos produtos hoje em dia trazem fórmulas e passo a passo simplificados para quem não tem muito tempo para cuidar dos fios. Isso mesmo: a tecnologia utilizada em produtos capilares avançou de maneira a oferecer fórmulas que possam agir nos fios e oferecer um tratamento profundo em pouco tempo. No geral, essas hidratações podem ser feitas entre 3 a 10 minutos, com resultados muito satisfatórios.

A Left Cosméticos, por exemplo, já oferece máscaras com tempo mais curto de ação, mas que agem de maneira profunda e eficaz para combater os mais diversos problemas e necessidades capilares. A marca foi uma das que primeiro percebeu que, entre suas clientes, existia uma necessidade de produtos que fossem bons para serem utilizados em um curto espaço de tempo, já que a rotina e a correria do dia a dia nem sempre permitem que tenhamos dias ou horas inteiras para cuidar das madeixas.

Vitaminas na hidratação para cabelo

Você pode turbinar a sua hidratação rápida com vitaminas e outros ativos!

Vantagens das hidratações rápidas

O tratamento rápido dos fios oferece, além de resultados incríveis em um tempo reduzido, alguns outros benefícios. Por exemplo:

  • condicionamento imediato;
  • fórmulas mais concentradas;
  • ativos atuais e com maior absorção;
  • praticidade na rotina;
  • possibilidade de tratamento em qualquer ocasião (viagens, compromissos, etc)…

E muito mais!


Resultado de máscaras rápidas X máscaras de ação longa

Muita gente ainda fica com o pé atrás por não saber o que esperar de resultado ao utilizar um tratamento cujo tempo de pausa seja muito curto. Nesse sentido, podemos afirmar que cada marca elabora suas fórmulas e só coloca um produto no mercado quando vários testes já foram feitos, entre eles, os testes de eficácia. Então, não precisa desconfiar quando os produtos indicarem uma pausa de 3, 5 até 10 minutos: os fabricantes sabem o que estão oferecendo e, principalmente, prometendo.

O que importa nesse caso é sempre a composição do produto: como é a fórmula, quais os componentes, qual a finalidade e tecnologia utilizadas para a produção. Desde que exista a confiança na marca e a certeza de que o produto é indicado para seu tipo de cabelo e/ou necessidade, pode apostar que os resultados serão muito bons, desde que se respeite o passo a passo certinho indicado na embalagem.

Diferença hidratação rápida e hidratação profissional

Quais máscaras de Hidratação com ação rápida posso usar no dia a dia?

Já que citamos a Left Cosméticos, que foi uma das primeiras marcas a atentar para a necessidade de haver produtos com ação rápida no mercado, olha só a variedade de opções que oferecem para o uso diário:


Além delas, outras linhas também oferecem máscaras potentes e de curta ação, porém, essas são ideais para quem quer fazer uso todos os dias. Pode confiar!


Receitas rápidas de hidratação para fazer em casa

Agora que entendemos que a hidratação capilar pode ser feita diariamente e de maneira bem rápida, que tal algumas dicas de como fazer esse tratamento ser ainda mais completo e eficaz? A gente sabe que vocês AMAM esse tipo de dica e receitinha, então não deixaríamos de lado essa nossa mania de fazer misturinhas mil para fios ainda mais bonitos!


Itens para turbinar a hidratação

Se você tem um creme de tratamento e sente que precisa de um toque a mais para melhores resultados, você pode potencializar o tratamento fazendo uso de alguns ingredientes extras. Porém, cuidado: alguns produtos possuem fórmulas mais concentradas e dispensam esse tipo de “extra”, sob risco de causar efeito rebote ou acúmulo de resíduos nos fios. Os itens “a mais” que indicamos para as suas misturinhas são:


Esses são os ingredientes mais leves e eficazes para potencializar um tratamento rápido. Use-os com moderação, sinta os resultados e arrase com madeixas incríveis por aí!


Receita de Hidratação com Babosa rápida e potente

Uma colher cheia de gel de babosa adicionada à máscara Nutri Cafeína (linha Left Cosméticos Essenciale) pode deixar os fios com ainda mais brilho e leveza em apenas 5 minutinhos. É ideal para quem precisa de maior hidratação dos fios e selagem de cutículas, para menos frizz e mais beleza!

Left Cosméticos Hidratação com Babosa


Receita de Hidratação para Cabelos Cacheados

Cachos precisam sempre de uma boa nutrição e, se você é cacheada e tem uma rotina que peça tratamentos mais rápidos, que tal adicionar 2 colheres de óleo de coco e 1 colher de azeite de oliva em 4 colheres cheias da máscara Cachos de Novela? Vou contar um segredo: tem uma left-lover aqui conosco que testou essa dica e simplesmente APAIXONOU no resultado de definição e brilho que teve em apenas 5 minutos de pausa! Tente você também.


Receita de Hidratação para cabelos ressecados e secos

Para mandar para longe o “fantasma” do ressecamento, que tal adicionar ½ tampinha de d-pantenol e uma colher de chá de óleo de coco à sua máscara Hidra Mandioca, da linha Essenciale da Left? Basta aplicar nos fios, pausar por 8 minutos e enxaguar. O resultado vai te surpreender: fios mais hidratados, porém, com muita leveza e movimento, sem pesar nadinha!


Hidratação com Mel ou Maisena funciona?

Eis dois ingredientes muito usados em receitinhas caseiras, mas que em tratamentos rápidos podem não oferecer tanta praticidade ou efeitos. Isso porque, para inserir a Maisena em alguma hidratação, você deve fazer primeiro o gel ou mingau com esse ingrediente. Essa demanda de tempo para preparo já foge um pouco da proposta de cuidar os fios em tempo reduzido.

Já o mel, que é extremamente nutritivo para os fios, tem uma densidade molecular que precisa de um tempo maior para dar resultados satisfatórios. Você pode até tentar adicioná-lo, mas não sentirá a totalidade dos benefícios como quando misturado a tratamentos com pausas maiores. Como esse é um ingrediente especial, vale mais a pena reservá-lo para aqueles dias especiais de day-spa!

Vale lembrar que, tanto em receitas para tratamento rápido, quanto em receitas caseiras de pausas maiores, é extremamente importante que as misturinhas sejam feitas na hora e apenas na quantidade separada para uso imediato. Não queremos estragar nossos produtos queridos, inserindo ingredientes que possam alterar ou até mesmo estragar suas fórmulas originais, né?! Todo cuidado é pouco.

Mel para hidratação no cabelo - Left Cosméticos


Hidratação Noturna: não é rápida, mas é prática!

Ok, falamos muito sobre não fugir da proposta de hidratar os fios de maneira rápida. Mas se você precisa cuidar das madeixas profundamente e não quer necessariamente fazer isso no banho, você pode optar pelos tratamentos noturnos. Cuidando dos cabelos à noite, você garante que na manhã seguinte será só enxaguar o tratamento, condicionar e desfilar cabelos bonitos e saudáveis por aí.

Como opção de tratamento noturno, você pode fazer uma hidro-umectação que doa brilho, nutrientes, reduz o frizz e dá maior movimento e definição aos cabelos. Para fazer, você vai precisar de:

  • 2 colheres de gel de babosa;
  • 2 colheres de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de óleo de rícino;
  • 4 colheres de máscara de nutrição de sua preferência.

Basta misturar tudo até ficar bem homogêneo e passar mecha a mecha dos fios. O importante aqui será usar uma touca plástica para proteger os fios enquanto você dorme e, se possível, uma fronha dedicada apenas a isso (vai sujar um pouquinho, mas nada demais, já que os fios absorvem o produto rapidamente). No dia seguinte, basta enxaguar os fios com água em abundância e condicionar. Caso tenha fios que pesem com facilidade, pode utilizar um shampoo apenas no couro cabeludo, sem puxar muita espuma para as pontas, antes de condicionar. Prontinho! A expressão “sono da beleza” nunca fez tanto sentido, concorda?!


E aí, curtiram conhecer mais sobre a facilidade e praticidade dos tratamentos rápidos? Conta pra gente: qual é a receitinha de hidratação para cabelos que você mais gosta e que dá maior resultado em menor tempo para você?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados