Doação de Cabelo: onde doar, como doar e mais!

0 Comentários

Beleza Simples

Doação de Cabelo: onde doar, como doar e mais!

Sim, amamos cabelos, porém, bem sabemos, a vida tem lá suas voltas! Muitas pessoas em algum momento podem se ver na dura batalha de enfrentar tratamentos que tenham a queda parcial ou total dos cabelos como efeito colateral.

Além da sensibilidade do tratamento, a queda capilar pode provocar um golpe na autoestima de qualquer pessoa. Mas a boa notícia é: nós podemos ser um anjo na vida dessas pessoas! Sim: a doação de cabelo para a confecção de perucas (que são doadas para pacientes em tratamento) já é uma realidade! Existem hoje em dia muitas opções para quem deseja realizar esse ato de amor e, ainda por cima, deixar as pessoas mais felizes e de bem consigo mesmas. Quer saber como fazer para doar? A gente explica:

O primeiro passo para doar cabelo

A decisão de doar cabelo é o ponto de partida desse gesto. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, para a doação é indiferente se seus cabelos têm algum tipo de química, alisamento, descoloração ou algo parecido. O único cuidado é que ele esteja seco e bem limpinho na hora do corte, para que a umidade nos fios não ofereça risco de mofar.

COMO DOARC CABELO - UM ATO DE AMOR

Pesquise uma ONG confiável!

Você precisa conhecer a organização que irá intermediar a doação do seu cabelo para os hospitais credenciados. É muito importante que você confie no lugar, já que infelizmente existem pessoas se fazendo passar por alguma instituição para tirar vantagem. Mas em linhas gerais, em uma pesquisa rápida você notará que existem três principais locais que fazem esse tipo de serviço: Cabelegria, Rapunzel Solidária e Banco de Perucas Laço Rosa. Todas fazem trabalhos lindos e super garantidos!

Qual é o tamanho certo do cabelo para fazer a doação?

A orientação das ONG’s envolvidas com a coleta dos cabelos é que, quando o corte for reto, o cabelo deve ter no mínimo 10cm para ser doado. Quando ele é repicado ou cortado em “V”, 15cm. Também é importante que os fios estejam secos ao natural, sem uso de escova ou chapinha, para que o tamanho e a textura possam ser melhor avaliadas e unidas a cabelos com as mesmas características para a confecção das perucas, já que muito raramente o cabelo de uma única pessoa bastará.

como doar cabelo passo a passo

Hora de cortar o cabelo e doar!

Tanto faz se o corte será feito em casa ou em um salão, mas alguns pontos são importantes para que a doação dê certo:

  1. Os fios devem estar secos e bem limpos, presos com um elástico bem firme para assegurar que a mecha não vá se desfazer;
  2. O corte deve ser feito um dedo acima do elástico;
  3. Imediatamente, a mecha deve ser acondicionada em um saco plástico (novo, sem utilização prévia) e sem terem tocado o chão ou ter contato com superfícies sujas;
  4. Agora é só colocar o saquinho em um envelope e realizar o envio para a instituição escolhida. Cada uma possui um modo de coletar os cabelos, então, fique ligada para saber como proceder sem riscos de que seu cabelo seja extraviado.

 

A grande maioria das ONG’s que fazem a intermediação dos cabelos possuem serviços de pós-doação bem bacanas, informando a pessoa que doou de como ficou a peruca e até mesmo para quem ela foi doada! É emocionante o processo, sem falar no calorzinho que dá no coração quando sabemos que nossa ajuda deixou alguém tão mais feliz e com a autoestima lá em cima!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados