Dicas para fazer a unha crescer

0 Comentários

Beleza Simples

Dicas para fazer a unha crescer

Como fazer a unha crescer é uma "questão de ouro" quase tão buscada quanto "como fazer os cabelos crescerem mais rápido", risos. Além disso, faz parte também buscar formas de cultivar uma unha bonita e bem forte! E como a unha é queratina pura, muitos dos cuidados internos que tomamos para que os cabelos cresçam, também são super úteis para as unhas, como: tomar bastante água, manter uma boa alimentação, etc.

A grande dica é que alguns truques podem ser importantes para essa área específica, trazendo inúmeros benefícios para quem quer unhas grandes, saudáveis e naturais! Vamos saber um pouco mais?

A base de tudo!

Sim, as bases fortalecedoras são muito boas para quem quer cuidar das unhas. Mesmo que você não vá esmaltá-las, uma boa base com ativos de fortalecimento pode te ajudar e manter as unhas protegidas e com um brilho saudável. A base também evita que as unhas se quebrem ou criem lascas (que é um verdadeiro terror que impede o bom crescimento das unhas).

curiosidades sobre as unhas - portal beleza simples

Pontinhas das unhas: saudáveis sim!

Procure sempre manter as pontas das unhas lixadas (sempre com lixa fina) e polidas, para que ela tenha um “arremate” que evite que elas lasquem e assim possam crescer mais fortes. Lixar os cantinhos e manter um formato mais arredondado é indicado para evitar quebra. Sabe aquelas lasquinhas de canto de unha que viram até mesmo feridinhas? Então, tenha sempre uma lixa suave à mão para fazer a manutenção das pontas e cantos.

Nada de roer as unhas!

Muitas pessoas têm dificuldades de ver as unhas crescerem por ter o hábito de roê-las ou de colocá-las na boca para tirar os cantinhos, peles, etc. É importante parar com esse hábito, até porque as unhas podem danificar e amolecer com um simples contato com a saliva! Nem vamos citar aqui o lado prejudicial de levar (a sujeira de) mãos (e unhas) à boca, ok?

De dentro para fora

Como fazer as unhas crescerem sem se cuidar de dentro para fora? É praticamente impossível! Até pode acontecer, mas não será duradouro.

A alimentação, por exemplo, é uma parte importante (se não a mais importante), no crescimento das suas unhas e cabelos. Isso porque, como acontece com os cabelos, a unha também é formada dentro do corpo e algumas vitaminas específicas são muito importantes nesse processo.

Alguns alimentos (deliciosos) que podem ser aliados são: cenoura, laranja, tomate, banana, limão, proteínas e tudo que for rico nas vitaminas A, B, C e D. Lembrando que, para fixar as vitaminas (principalmente a D) é importante que você tenha o hábito de ficar ao sol por algum tempo, todos os dias. Acredite: vai fazer bem para as unhas e para todo o seu corpo!

como fazer a unha crecer - mistura para hidratar e estimular - portal beleza simples

A unha não é utensílio!

Dificilmente paramos para pensar nisso... Sabe aquele costume de raspar superfícies ou abrir embalagens com as unhas? Isso prejudica o processo de crescimento delas também. Quanto mais você expõe as pontas ao atrito exagerado, mais você elimina a camada superficial das pontas e, por consequência, as unhas demoram mais a crescer. Sem falar nas vezes que vamos fazer algo do tipo e acabamos quebrando as unhas, né? Aí, quando uma quebra, lá vamos nós cortar todas as unhas para igualar e começar tudo de novo. Então, cuidado na rotina e faça uso dos utensílios corretos para não correr riscos.

Cuidado com a acetona!

Antigamente, a acetona era o único produto capaz de remover os esmaltes das unhas. Porém, com o avanço das tecnologias, hoje já podemos encontrar outros removedores com fórmulas muito mais suaves e livres da tão temida acetona. O melhor de tudo é que os removedores de esmaltes já vêm com fórmulas enriquecidas com vitaminas, glicerinas, óleos e vários outros componentes que ajudam no processo de crescimento das unhas. Vale a pena substituir os produtos.

Luvas são bem vindas!

Vai fazer algum tipo de limpeza ou, até mesmo, usar algum produto químico para os cabelos? Então prepare suas luvas! Elas são essenciais para que os ativos mais “fortes” dos produtos não prejudiquem, enfraqueçam ou quebrem suas unhas. Além de proteger para ver o crescimento saudável, você ainda garante que não vá ter nenhuma reação alérgica ou qualquer outro problema na pele devido ao uso de produtos desse tipo.

dicas de higiene dos utensílios para unhas

Cuide com carinho

Assim como fazemos com os cabelos, as unhas também precisam de massagens, limpeza periódica da extensão e cutículas, hidratação e muita nutrição! Então, sempre que possível (pode ser todo dia, várias vezes ao dia), faça uma massagem com algum creme específico para as mãos, unhas e cutículas, a fim de estimular o crescimento e repor tudo o que a região precisa para manter as camadas e água e óleo íntegras, longe de ressecamento e, claro, bem bonitas! Esfoliar as mãos e as pontas dos dedos também ajuda a remover células mortas e renovar a pele e as unhas. Até mesmo o uso de higienizadores são importantes, mas tome cuidado: evite usar o álcool gel puro e dê preferência para produtos limpantes mais suaves e com fórmulas mais ricas.

E dá pra fazer a unha crescer mais rápido?

Assim como conversamos abertamente no post sobre Crescimento Capilar, com as unhas também não existem milagres: o que vai fazer a diferença é ter o cuidado e os hábitos corretos, que promovam a saúde das unhas e evite a quebra excessiva das pontas e extensão.

Outro ponto muito importante a ser considerado é: deixe suas unhas respirarem! Sim, isso implica em deixá-las por um tempo sem esmaltes ou bases, para que ela absorva água, vitaminas, nutrientes, etc. Mantendo uma rotina com uma pausa de 2 a 3 dias sem esmaltes, fazendo tratamentos e esfoliações na região, você verá a diferença na composição e crescimento das suas unhas e o quão fortes elas poderão ficar.

Com os hábitos corretos e muito cuidado, você poderá perceber o crescimento saudável (e não “milagroso”) das suas unhas. Vamos tentar juntas?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados