Cuidados de beleza na gravidez: o que pode ou não

0 Comentários

Beleza Simples

Cuidados de beleza na gravidez: o que pode ou não

Gravidez pode ser tranquila! Constantemente, ao visitar alguma página de dicas e produtos de beleza, encontramos mulheres com uma dúvida bem específica: gestante pode usar esse produto? Parece uma pergunta boba e óbvia, mas não é. Vamos entender melhor e pegar algumas dicas sobre como cuidar da beleza (sem riscos) durante essa fase tão mágica?

Por que alguns produtos não podem ser utilizados durante a gravidez?

Algumas substâncias presentes em diversos produtos (seja para cabelos ou pele) podem apresentar riscos tanto para a mamãe, quanto para o bebê. Por isso, tais itens não têm uso recomendado durante uma gravidez!

Como um produto pode prejudicar a gestação?

Os motivos podem variar muito dependendo do caso e do organismo de cada pessoa. Porém, em linhas gerais, podemos citar algumas razões:

  • Tudo o que utilizamos e ingerimos durante a gravidez é absorvido pelo organismo e enviado, via corrente sanguínea, diretamente para o feto em desenvolvimento. Isso significa que alguns produtos para a pele, por exemplo, podem apresentar riscos e reações para o bebê, principalmente durante a fase de desenvolvimento da pele dele;
  • Como os hormônios sofrem alterações significativas, o próprio organismo pode reagir de maneira diferente! Pode apresentar resultados bem diferentes do esperado, podendo levar a alergias e hipersensibilidades que antes da gravidez não existiam.
cuidados de beleza na gravidez

Fique de olho nos rótulos e garanta sua saúde e a do seu bebê!

 

Quais são os componentes de risco mais comuns?

Dentre os componentes mais comuns que pedem cautela (ou até mesmo a suspensão), podemos citar:

  • Uréia, presente em muitos produtos hidratantes, por exemplo. Acima da concentração de 3% pode atravessar a barreira placentária e carregar para dentro dela sustâncias pesadas. Essas substâncias não são saudáveis para o desenvolvimento e saúde do feto;
  • Ácido Retinóico (presente em produtos contra estrias): pode causar efeito rebote e hipersensibilidade à pele durante a gravidez;
  • Formol (progressivas e produtos para abaixar o volume dos cabelos): quando aquecido, apresenta risco de toxidade para o organismo em geral (mamãe e bebê);
  • Petrolatos (presentes em diversos produtos para pele e cabelos): pois é, eles e os óleos minerais podem causar reações alérgicas severas e fotosensibilidade;
  • Cânfora (presente em cremes para pernas e pés): dependendo do tempo de pausa / exposição, a cânfora pode ser tão tóxica que pode levar até mesmo a contrações ou possíveis processos abortivos;
  • Ácidos Glicólico e Salicílico (presentes em produtos de transformação capilar): quando em concentrações acima de 10%, podem apresentar tanto risco quanto o formol.

 

Mas então, como posso cuidar da minha beleza durante esse período?

Graças ao aumento do metabolismo e à presença de vários hormônios que auxiliam no desenvolvimento do feto, podemos dizer que a gestação é uma fase benéfica para a beleza natural. A pele fica muito mais radiante, os cabelos tendem a crescer mais rápido e as unhas parecem muito mais fortes! Porém, esses são processos que, do mesmo jeito que beneficiam durante o período, também começam a apresentar efeitos contrários logo após o parto, quando todos esses hormônios incríveis começam a desacelerar para voltar à produção orgânica normal. Taí a famosa "queda de cabelos" durante a lactação, totalmente normal! Mas não é porque seu organismo está incrivelmente favorável para a beleza da sua pele e cabelos que você não possa dar uma ajudinha e tratar para que os efeitos perdurem muito além do parto.

Algumas dicas legais são:

 

Dica para gestantes que pintam os fios

Para quem pinta os cabelos: procure máscaras tonalizantes com fórmulas igualmente livres dos componentes acima. Não utilize tinturas com amônia (aquelas chamadas de permanente)! Aqui falamos sobre as diferenças dos tipos de coloração. Assim, você repõe a cor dos fios, sem colocar em risco sua saúde e a do bebê.

cuidados de beleza na gestação

Está grávida e alisa os fios?

Para quem alisa os cabelos o ideal é evitar todo e qualquer procedimento de transformação desse tipo. Produtos com química alisante são quase 100% compostos por ativos que apresentam riscos sérios durante esse período. Para evitar que o volume fique descontrolado:

 

Limpeza de pele na gestação

Sente que precisa de uma limpeza de pele?

As águas micelares são a melhor pedida! As loções e os tônicos à base de álcool podem apresentar riscos e reações que podem até mesmo piorar o aparecimento das temidas "manchas da gravidez". Quanto mais suave for a rotina de pele, melhor. Máscaras de argila com base de água mineral, chás ou soro fisiológico também são ótimas.

Lidando com estrias e varizes na gestação

Massagens com óleo de coco são perfeitas! Hidrata a pele e ativa a microcirculação sanguínea, promovendo maior elasticidade da pele e estabilidade do tamanho dos vasos. Caminhadas diárias e ingestão de muita água também são perfeitos para cuidar dessas questões!.

estrias na gravidez

Se curta... e aproveite o poder da natureza!

Agora, quer saber o que deixa uma gestante cada vez mais bonita? Passar por essa fase de maneira alegre, calma, bem zen!

Que tal aproveitar essa fase para incluir meditação, aroma e cromoterapia na sua vida? É maravilhoso, ajuda o organismo a equilibrar seu próprio ritmo, faz super bem para o bebê e, claro, deixa a mamãe com aquele aspecto iluminado e lindo!

É hora de relacionar sua beleza e seu bem estar a uma reflexão profunda e amorosa sobre a vida! Dica valiosa e que funciona: você consegue atravessar os meses de espera com maior tranquilidade e segurança! Já que temos que nos apoiar em "dicas naturais" nessa fase, vamos abraçar a própria natureza, certo?

Ou seja...

Todos esses cuidados e restrições são temporários: às vezes parece que será sempre assim, mas não. Caso faça questão de usar algum produto ou realizar procedimentos estéticos, sempre (SEMPRE) consulte seu médico! Com base em seus exames você terá um parecer exato do que é ideal para você, sem riscos para o nenê. E mesmo após o parto, caso observe reações ou sintomas que não desaparecem, não deixe de consultar seu médico. No mais, uma coisa é certa: uma hora a sua rotina e seus produtos favoritos poderão retornar! Portanto, não se desespere e cuide-se muito bem para essa fase tão linda!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados