Cuidados com os cabelos ao praticar esporte

0 Comentários

Beleza Simples

Cuidados com os cabelos ao praticar esporte

Você pratica algum esporte? Se você é adepta, com certeza já ficou com dúvidas sobre quais são os cuidados com os cabelos ao praticar esportes, acertei? É realmente delicado manter a beleza dos fios nesse tipo de rotina, por isso vamos falar um pouco sobre como cuidar dos cabelos nestas condições! Se liga nas dicas:

Atenção à Higienização dos Fios

O básico, não é mesmo? Sempre que nos exercitamos, sentimos o corpo começa a suar, inclusive no couro cabeludo. Obviamente não é apenas uma sensação: ele realmente transpira (e muito)! Diante disso, podemos imaginar que a retirada do suor dos cabelos após a prática de qualquer atividade física é fundamental. E para isso, você pode seguir a sua rotina favorita, de acordo com seu tipo de cabelo:

  • lavagem completa (com cosméticos para cabelos como o shampoo, condicionador e máscara);
  • co-wash (já falamos sobre essa técnica aqui);
  • apenas lavar com água até que sinta todo o suor eliminado dos fios.

Independente da sua escolha é importante que seja feita sempre para que o suor não fique contido na fibra e comece a danificá-la.

Se eu me exercitar todos os dias, preciso lavar os cabelos todos os dias?

Sim. A frequência ideal de lavagem dos cabelos é: sempre que eles estiverem sujos. Lavar sempre só faz mal se os cabelos já estiverem limpos. Ah! Dica importante: se você precisar lavar as madeixas todos os dias, não deixe que o couro cabeludo fique úmido por muito tempo, então, se necessário, seque com secador! A umidade no couro cabeludo pode ocasionar excesso de oleosidade, além de problemas como fungos e caspa (quer saber sobre caspa? clique aqui).

prenda os cabelos para malhar - dicas de cuidados com os cabelos ao praticar esporte

Cronograma Capilar é Básico!

Como dissemos acima, o suor pode prejudicar a saúde dos seus cabelos, então, não basta apenas mantê-los limpos! Dentre os principais cuidados com os cabelos ao praticar esporte, tratar os cabelos de forma correta é o segundo passo mais importante. Só perde para a lavagem dos fios.

É recomendado seguir uma rotina de cronograma capilar (com reconstrução capilar constante) para manter os cabelos equilibrados, íntegros e saudáveis. E essa recomendação é ainda mais essencial para quem pratica natação! O cuidado dos fios que entram em contato direto com o cloro (e outras substâncias) deve ser redobrado! Portanto, reconstruções capilares são fundamentais e, se possível, a cada 10 dias. Procure sempre por bons produtos, sem petrolatos ou parabenos.

Loiras e Coloridas: atenção redobrada!

Para as loiras e coloridas (principalmente com tons fantasia), a dica é: prepare seus matizadores! Sim, a matização semanal vai ser extremamente necessária para que você não sofra com o desbotamento excessivo. Além disso, pode prolongar o tempo entre os procedimentos químicos.

O contato dos fios com o suor, cloro, sol, poeira e afins pode manchar bastante a sua cor ou oxidar com maior rapidez. Portanto, fique de olho na reposição de pigmentos ou neutralização do amarelado e tente buscar alternativas mais suaves (livres de amônia, parabenos e petrolatos). Hoje em dia o mercado já conta com máscaras de todos os tipos, que fazem esse serviço sem prejudicar ainda mais a fibra capilar.

Dicas de cuidados para ANTES, DURANTE e DEPOIS:dicas de cuidados com os cabelos ao praticar esporte

Cuidados Com os Acessórios

Um cuidado muito importante é o modo como você deixa seus cabelos na hora de praticar esportes. Como pentear? Como manter? Solto ou amarrado? Sempre bate uma dúvida, né? Mas temos algumas dicas para que você encontre a maneira ideal de lidar com penteados e acessórios:

  • Na hora de malhar mantenha os cabelos presos, mas em um rabo de cavalo ou coque bem frouxo, que não pressione demais os fios;
  • Opte por prendedores elásticos que sejam envolvidos por tecidos de algodão e flexíveis, para minimizar o risco de quebra;
  • Se você pratica alguma atividade ao ar livre, faça uso de boné, bandana ou chapéu. Escolha tecidos leves, que permitam a "respiração" do couro cabeludo (mas que garantam, é claro, proteção);
  • Aplique um reparador de pontas ou um leave-in com fator de proteção solar antes da exposição ao sol ou água. Produtos protetores são ótimos para manter a saúde dos cabelos durante as atividades e, também preparam os fios para tratamentos posteriores;
  • Para quem faz natação: dê preferência para as toucas de silicone. Esse tipo de material, ao contrário dos modelos de helanca ou de nylon, diminui o contato dos cabelos com a água clorada.

 

 

Beba Água: essa maravilhosa!

Sim, a gente sempre fala quanto a alimentação é importante para a sua saúde, inclusive para a saúde dos cabelos. Então, repetimos: especialmente para os praticantes de esportes, beber bastante água é essencial! A água ajuda na reidratação da fibra capilar e evita que vitaminas e nutrientes se percam com facilidade. É óbvio que, se você faz a prática constante de exercícios, já deve consumir bastante água naturalmente, mas não custa lembrar e sugerir a ingestão de pelo menos 500ml a mais, só para turbinar os resultados do seu metabolismo e dar uma forcinha na manutenção da beleza de dentro para fora.

beba muita agua, proteja os cabelos do sol e cuide-se! dicas de cuidados com os cabelos ao praticar esporte

E então, vamos malhar?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados