Cronograma Capilar para Crescimento

0 Comentários

Fernando Mariano

Cronograma Capilar para Crescimento

Como fazer Cronograma Capilar para Crescimento? Essa é uma pergunta que recebemos com certa frequência, pois, apesar de os cabelos curtinhos estarem cada vez mais “na moda”, a paixão pelos cabelos longos permanece.

E, como já sabemos, o crescimento dos cabelos costuma acontecer numa média de 1,5cm por mês (podendo variar para menos ou para mais). Aliás, se você quiser saber mais sobre o assunto, fizemos um texto bem bacana e completo sobre crescimento capilar (clique).

Antes de explicar como fazer um cronograma capilar para crescimento, temos que esclarecer algumas coisas sobre o crescimento capilar. Confira nossas dicas e ao final, deixe sua opinião e conte seu relato!

Como o cabelo é formado

Para podermos entender melhor como estimular o crescimento capilar, é legal entendermos qual é a composição do fio. O cabelo, de forma resumida, contém:

  • Água (assim como grande parte do nosso corpo);
  • Melanina (que dá cor aos fios);
  • Ceramidas;
  • Aminoácidos (falamos aqui sobre a importância dos aminoácidos para os fios);
  • Minerais (cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio);
  • Queratina (proteína fundamental na formação de alguns tecidos do nosso corpo, saiba mais aqui).

Repare que grande parte da composição do fio é o que cronograma capilar vai atender fazendo a reposição, ou seja: água (hidratação), lipídios (nutrição) e proteínas/aminoácidos (reconstrução). Por isso, essa técnica de tratamento capilar dá tanto resultado: você repõe de forma inteligente os ativos mais importantes do cabelo, sem saturar o fio de produtos desnecessários ou com fórmulas incompletas.

Cronograma Capilar para Crescimento existe, então?

Podemos dizer que sim, já que qualquer rotina de cronograma capilar que você seguir, fazendo da forma correta e com bons produtos, vai te ajudar a fortalecer os fios, e com isso, eles cairão muito menos e crescerão mais saudáveis (já que terão mais força!). Porém, é claro que ensinaremos uns truques extras para você arrasar no “Projeto Rapunzel”!

tabelas cronograma capilar de crescimento

Como fazer Cronograma Capilar para Crescimento?

Escolher os produtos certos é o primeiro passo.

 

  1. O shampoo! Muitas pessoas não dão o devido valor à escolha de um shampoo, mas ele pode fazer diferença no seu tratamento. Para estimular o crescimento capilar nós indicamos dois shampoos: um que será o shampoo do dia a dia, de limpeza média e com ativos hidratantes (pode ser, por exemplo, um shampoo desenvolvido para o seu tipo de cabelo – colorido, ressecado, oleoso, etc) e um shampoo detox ou antirresíduo, que deverá ser usado a cada 15 dias para remoção de resíduos acumulados no couro cabeludo e no fio.
  2. Hidratação: máscara com ativos como extratos vegetais (frutas, plantas/flores), Pantenol, Glicerina, Lanolina, Lecitina, Aloe Vera (a famosa babosa), Vitaminas, etc.
  3. Nutrição: máscaras com óleos 100% vegetais e manteigas naturais. Exemplo: Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Manteiga de Manga, entre outros. Dica: O Óleo de Rícino é um dos mais famosos e queridos para ajudar a estimular o crescimento (veja mais sobre ele aqui).
  4. Reconstrução: uma das etapas responsáveis pelo fortalecimento da estrutura do fio. Use máscaras com proteínas e aminoácidos (geralmente os ativos terminam em “ina”, como: queratina, cisteína, arginina, creatina, proteínas hidrolisadas, etc).

Dica de Ouro: acrescente também no seu Cronograma Capilar De Crescimento um finalizador com proteção térmica / proteção solar. Já reparou que quando as pontas dos cabelos estão mais fracas ou ressecadas, parece que o cabelo demora mais para crescer e fica mais suscetível à quebra? Pois é! Você pode prevenir esse tipo de problema e ainda manter a hidratação por mais tempo no fio quando faz uso de um bom produto finalizador, afinal, ele faz uma “blindagem protetora”. Para cabelos com mais tendência ao ressecamento, indicamos um leave-in cremoso. Já, se o seu cabelo está saudável ou tem tendência à oleosidade excessiva, opte por finalizadores em spray (líquido).

finalizador para crescimento do cabelo

Posso usar condicionador?

Sim, você pode encaixar, se achar necessário, um condicionador nessa rotina. Mas, como geralmente, as máscaras para cronograma capilar possuem ativos concentrados na medida ideal, pode não fazer tanta diferença. Experimente e siga o que seu cabelo gostar, afinal, cada cabelo é único.

Posso fazer química durante o cronograma capilar?

Não somos nós que iremos dizer que você não pode. Porém, todo processo químico fragiliza o fio, sem exceção. Então, nesse momento que o seu foco é o crescimento capilar, é melhor adiar um pouco o alisamento ou a (des)coloração. Essa recomendação também serve para “escovas progressivas” que prometem reconstrução capilar. De qualquer forma, esse tipo de produto vai abrir a cutícula do fio para poder “moldar” ou inserir ativos, então, o cabelo ficará fragilizado.

Caso, ainda assim, queira realizar uma química, capriche na reconstrução pré e pós química. Demos algumas dicas de cuidados no alisamento nesse texto.

Selecionado os produtos do Cronograma Capilar para Crescimento, vamos montar uma rotina de aplicação. A seguir colocaremos algumas das tabelas básicas, mas se você tiver dúvida, entre em contato clicando aqui, uma Consultora Left vai te ajudar com todo o carinho!

Tabelas Básicas Cronograma Capilar Crescimento

Como dito anteriormente, essas tabelas são o “ponto inicial” para você começar a sua rotina de cronograma capilar e quem sabe, conseguir o almejado cabelão? Recomendamos sempre que você perceba a aceitação do seu fio com cada etapa, assim, você pode identificar a necessidade dele e até mesmo mudar a frequência de cada etapa para ser mais assertiva no tratamento.

Clique Aqui e Baixe a Tabela do Cronograma Capilar Indicada para Seu tipo de Cabelo

Cronograma Capilar Crescimento – cabelos extremamente danificados

Recomendada para aqueles cabelos que estão muito danificados pela ação de químicas. O ideal é sempre começar com uma boa reconstrução capilar e acrescentá-la pelo menos uma vez na semana. Esse é o cronograma que você vai utilizar mais vezes a máscara de reconstrução capilar, já que ela geralmente é indicada uma vez ao mês. Atenção: verifique com o fabricante a indicação de uso, no caso da Left Cosméticos, as máscaras já estão pensadas para este uso, sem pesar o fio.

Na semana, intercale: Reconstrução - Hidratação – Nutrição. Produtos indicados: clique aqui.

Cronograma Capilar Crescimento – cabelos com química ou levemente danificados

Já para um cabelo que possua química ou que tenha leves danos, a rotina será parecida com a tabela de cronograma capilar para cabelos muito danificados, porém, ao invés de 4 reconstruções ao mês, você realizará três.

1ª, 2ª e 3ª semanas: Hidratação – Nutrição – Reconstrução. 4ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação.

Produtos indicados: clique aqui.

 

Cronograma Capilar Crescimento – cabelos secos ou ressecados

Como você já deve imaginar, um cabelo que é seco ou está sofrendo com o ressecamento, precisa seguir uma tabela de cronograma capilar concentrada na etapa de hidratação e nutrição. Aqui a necessidade de reconstrução capilar é menor, uma vez ao mês.

1ª, 2ª e 3ª semanas: Hidratação – Nutrição – Hidratação. 4ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução.

Produtos indicados: opção 1 e opção2.

Cronograma Capilar Crescimento – cabelos oleosos

O Cronograma Capilar para Crescimento de cabelos oleosos deve focar muito mais na etapa de hidratação, pois o excesso de nutrição pode pesar os fios. Ainda assim, a nutrição capilar deverá ser feita 3 vezes ao mês. Ah! Uma dica extra: a recomendação para quem possui cabelo com tendência à oleosidade excessiva é utilizar também um shampoo para cabelos oleosos (na Left tem aqui), pois, para esse tipo de necessidade, o shampoo deve fazer a limpeza na medida para não estimular a produção de sebo mais que o necessário). Siga essa rotina:

1ª, 2ª e 3ª semanas: Hidratação – Hidratação – Nutrição. 4ª semana: Hidratação – Hidratação – Reconstrução.

Produtos indicados: opção 1 e opção2.

Cronograma Capilar Crescimento – cabelos cacheados

Se você é do time das cacheadas ou crespas, montamos um post exclusivo falando sobre o Cronograma Capilar para Cabelo Cacheado. Clique aqui para saber mais.

Dicas e Truques Extras para o Cronograma Capilar de Crescimento

Você já definiu toda a sua rotina, escolheu os produtos e começou o tratamento. Quer turbinar seu cronograma capilar para crescimento? Confira as dicas:

 

  • Massagem no couro cabeludo! Você sabia que ao aplicar o shampoo (que deve ser só na raiz, ok?), fazer uma massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo pode estimular a circulação sanguínea da região, ajudando no crescimento saudável dos fios? Faça isso por dois minutinhos no banho sempre que lavar seus fios.
  • Não aplicar produtos cremosos na raiz ou couro cabeludo. Assim como as químicas, não é recomendado aplicar esse tipo de produto na região. Isso acontece porque há uma tendência de acúmulo de resíduos e de aumento da produção de sebo.
  • Não durma com os fios molhados: é durante o sono que nosso organismo costuma trabalhar alguns processos e, entre eles, o de crescimento capilar.
  • Não deixe os cabelos sujos por muito tempo. Ainda que você faça atividades físicas todos os dias, se houver suor e/ou sujeira, é indicada a lavagem dos fios (mesmo que tenha que lavar todos os dias).
  • Secagem dos fios: não enrole os cabelos em toalhas comuns, elas podem “sugar” o tratamento feito e até mesmo romper o fio. Aqui você pode optar por secar com uma camiseta de algodão ou utilizar toalhas próprias para a secagem dos fios (já existem algumas opções no mercado). É adepta do secador? Tudo bem! Aplique um protetor térmico, evite altas temperaturas e direcione o bocal de cima para as pontas (e não apontando para o couro cabeludo).
  • Uma vez ao mês, na etapa de nutrição, não use a máscara de nutrição e opte por uma Umectação com Óleo de Rícino Revitalizante do Couro Cabeludo (ensinamos como fazer nesse post).

 

dicas para cronograma capilar para crescimento

Mitos e Verdades sobre Crescimento Capilar

Vemos muita informação errada por aí, muitas, espalhadas apenas para vender produtos. Mas a verdade é que, por enquanto, não existe mágica para o cabelo crescer rapidamente (se houvesse algo comprovadamente certificado, a pessoa que descobrisse, estaria bilionária – risos - e não haveria mais problemas com calvície).

Não existe “crescimento instantâneo”. Pessoas que possuem alguma patologia de queda capilar como Alopecia, podem obter benefícios com fórmulas receitadas por um médico dermatologista. Ainda assim, é necessário seguir uma rotina rigorosa e o crescimento não ocorre de um dia para o outro.

O corte de cabelo pode ajudar no crescimento capilar a partir do momento que você está com pontas frágeis, afinal, a tendência de uma ponta rala é se partir com o tempo e deixar “evaporar” mais rapidamente a hidratação do seu fio, tornando-o fraco. Porém não existe frequência ideal de corte, varia conforme a pessoa e o estado dos cabelos.

Cronograma Capilar para Crescimento - precisar cortar o cabelo

Já a alimentação correta, bem como a ingestão de água e os hábitos saudáveis são fatores que podem sim ajudar no crescimento capilar. Já ouviu falar que a “saúde vem de dentro”? Isso é uma verdade, até escrevemos um texto com dicas de alimentos amigos da beleza, que você pode conferir clicando aqui.

Dito isso, reveja sua rotina, descanse o suficiente, se alimente bem, beba bastante água e evite passar por momentos de estresse (sei que é difícil esse ponto, mas, se puder, evite! O estresse está bastante ligado como uma das causas de queda capilar).

Curtiu as dicas? Conte aqui nos comentários o que você já fez que ajudou no crescimento do seu cabelo!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados