Cronograma Capilar para Cabelo Cacheado

0 Comentários

Fernando Mariano

Cronograma Capilar para Cabelo Cacheado

Cronograma Capilar para Cabelo Cacheado é diferente de um Cronograma Capilar montado para outros tipos de cabelos? Essa é uma questão que sempre aparece nos grupos de beleza, então, nós, especialistas da Left Cosméticos, viemos para tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer cronograma capilar em cabelo cacheado.

O que é Cronograma Capilar?

Imagino que se você chegou até aqui, provavelmente já tenha uma ideia sobre o assunto, mas explicaremos o conceito básico (e você pode conferir mais sobre o assunto clicando neste texto completo sobre cronograma capilar). O Cronograma Capilar é uma estratégia de tratamento dos cabelos. Essa técnica visa doar aos fios tudo que ele precisa (vitaminas, proteínas e óleos), mas de forma alternada, para que não haja saturação de ativos ou mesmo a falta deles. Para que o fio receba a quantidade indicada do que ele realmente precisa, sem pesar, sem ressecar, ou mesmo ativar o frizz, é necessário realizar o revezamento de três tipos de máscaras: de hidratação, de nutrição e de reconstrução. Todo tipo de cabelo pode se beneficiar das três máscaras (e o cronograma é feito com o uso das três), mas a frequência de aplicação de cada uma delas vai depender da necessidade do seu fio. Por isso, podemos dizer que sim, o Cronograma Capilar para Cabelo Cacheado segue uma frequência especifica (assim como os outros tipos de cabelo também têm as suas necessidades).

Quais as Necessidades dos Cabelos Cacheados e Crespos?

Em linhas gerais, os fios cacheados e crespos costumam apresentar grande tendência ao ressecamento. Isso acontece porque a curvatura do fio (as famosas “molinhas”) impede que toda a oleosidade produzida naturalmente pelo couro cabeludo chegue até as pontas. Sendo assim, a principal necessidade de um cabelo cacheado é a nutrição com bons óleos vegetais. Os lipídios, ou seja, as gorduras/óleos, são naturais e necessários para que o cabelo fique com aspecto macio, flexível, com brilho e alinhado. É como se os lipídios fizessem uma camada protetora, que, inclusive, pode ajudar a manter a hidratação do fio por mais tempo. É claro que nem toda cacheada ou crespa utiliza seu cabelo 100% natural, ele pode ter, por exemplo, uma descoloração ou uma tintura. E, nesses casos, além da nutrição (reposição de óleos), pode haver uma necessidade maior de doses de reconstrução (reposição de proteínas). Um Cronograma para Cabelo Cacheado bem feito, com bons produtos, com certeza é uma ótima alternativa para dar aquele “up” na cabeleira, devolvendo força, saúde, maciez, brilho e definição dos cachos.

cronograma capilar para cabelos crespos ou cacheados
 

Passo a Passo do Cronograma Capilar

Em termos gerais, o passo a passo do cronograma capilar é:
  • Entender quais são as principais necessidades do seu fio;
  • Escolher um bom shampoo e condicionador, indicados para o seu tipo de cabelo;
  • Escolher um trio de máscaras com bons ativos para cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução);
  • Montar uma tabela de uso das três máscaras do cronograma.

Qual shampoo e condicionador usar no Cronograma Capilar?

Como já dissemos, o cronograma capilar consiste no revezamento das máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. Porém, para potencializar esse cuidado, é indicado também escolher um shampoo e um condicionador que atendam às necessidades do seu fio. Ou seja, se você possui química e o cabelo está fraco, opte por kits de shampoo e condicionador que possuam ativos mais reconstrutores. Se seu cabelo é seco, opte por shampoo e condicionador hidratantes, e assim por diante. Se o seu cabelo é cacheado ou crespo, também pode escolher um kit para este tipo de fio, que já normalmente, os produtos para cabelos cacheados e crespos costumam vir com fórmulas mais nutritivas. Dica: Se precisar de ajuda na escolha, a Left tem um time de especialistas para te ajudar, clique aqui na nossa Consultoria Capilar Gratuita.

É preciso usar shampoo e condicionador em todas as lavagens?

Depende. Há pessoas que preferem utilizar somente o shampoo e a máscara nas lavagens, e “tudo bem”. O shampoo realizará uma limpeza do couro cabeludo e fios, e a máscara, por ser potente em ativos, vai tratar e selar as cutículas, completando a lavagem. Existem outras pessoas que preferem utilizar shampoo + condicionador + máscara (ou shampoo + máscara + condicionador) e também não tem problema. O que vale é testar e ver como o seu cabelo se adapta melhor. Um cabelo muito fino, por exemplo, pode pesar se usar os três produtos na lavagem (dependendo dos produtos, é claro). Você também pode fazer assim: nos dias que realizar o cronograma com as máscaras não utilizar o condicionador, mas nos dias que não aplicar alguma máscara, usá-lo. Teste e sinta a adaptação do seu cabelo!

Como fazer o Cronograma Capilar Para Cabelo Cacheado?

Lembra que explicamos mais acima que os fios têm necessidades diferentes? Pois é. No caso de cabelos cacheados, nós indicamos um cronograma básico com a seguinte ordem das máscaras:
  • 1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição;
  • 2ª semana: hidratação – reconstrução – nutrição;
  • 3ª semana: hidratação – hidratação – nutrição;
  • 4ª semana: hidratação – reconstrução – nutrição;

Esse é um exemplo da tabela que indicamos para o Cronograma Gourmet da Left:

tabela cronograma capilar cabelo cacheado left

Produtos indicados na tabela: Shampoo e Condicionador Detox Abacaxi e Gengibre | Hidratação (máscara Suflê de Morango) | Nutrição (máscara Manjar de Coco) | Reconstrução (Máscara Creme Brûlée) – Linha Fruit Therapy Gourmet (kit completo, clique aqui).

Dica: se você tiver feito uma química recentemente, pode optar por começar pela máscara de reconstrução e seguir as demais indicações na ordem. Ficou com dúvida? Entre em contato com nossos especialistas (clique aqui) para indicarmos uma rotina para seu tipo de cabelo!

Por quanto tempo devo fazer o Cronograma Capilar Para Cabelo Cacheado?

Como o Cronograma Capilar é uma técnica indicada para todos os tipos de cabelos, até mesmo para cabelos saudáveis, você pode adotá-la na sua rotina para sempre! Com o revezamento das propriedades dos produtos, dificilmente seu cabelo irá “enjoar”. Basta, atentar-se sempre à reação do seu fio com determinada etapa e aprender a escolher (e rearranjar se preciso for) a máscara do dia, afinal, as necessidades vão mudando conforme você vai doando aos cabelos o que ele precisa no momento!

Quanto tempo demora para ver resultado no Cronograma Capilar?

O resultado do Cronograma Capilar vai depender de:
  1. Estado atual do seu fio;
  2. Produtos escolhidos para o tratamento;
  3. Se você seguirá a rotina corretamente.

Em cabelos mais danificados, por exemplo, utilizando produtos de qualidade, é mais perceptível a diferença já na primeira lavagem. Há muitas clientes que relatam que em, no máximo um mês, o cabelo já é outro.

cronograma capilar calendario para cabelo cacheado 

Como escolher as Máscara para Cronograma Capilar?

Se a escolha do shampoo e/ou condicionador é importante, imagine a escolha das máscaras, que serão as responsáveis pelo tratamento, não é mesmo? Por isso, daremos algumas dicas:
  • Dê preferência à produtos sem petrolatos e parabenos (com o tempo, o acúmulo de resíduos desse tipo podem prejudicar o fio e o couro cabeludo);
  • Procure por empresas que estão há um tempo no mercado, veja resenhas na internet e comentários de clientes no site e nas redes sociais;
  • Não compre máscaras “3 em 1”. Concorda que se a ideia é revezar ativos na medida certa, aplicar o mesmo creme em todas as lavagens não faz sentido?
  • Kits criados especialmente para esta rotina podem ser melhores do que montar uma rotina com produtos que não foram pensados para este fim. Isso porque os cremes do Cronograma Capilar são desenvolvidos pensando na variedade dos ativos de cada fórmula, na concentração, entre outros cuidados. Observação: não é que você não possa montar seu kit com máscaras que já utiliza, porém, para quem está começando, fica mais fácil acertar com um kit específico.

ativos de cada etapa do cronograma capilar

Gostou das dicas? Quer saber algo mais? Deixe nos comentários! Ah, achamos que você vai curtir este texto que preparamos com todo o amor: Os 10 Melhores Amigos dos Cabelos Crespos e Cacheados, confira!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados