Como dar volume ao cabelo (seja fino ou não)

0 Comentários

Beleza Simples

Como dar volume ao cabelo (seja fino ou não)

Quer dar mais volume ao cabelo? Quer saber como cuidar direitinho para garantir mais vitalidade e força? Então chega mais porque o papo hoje é com você!

Cabelos finos e/ou ralos podem ser resultado de diversos fatores: hormonais, excesso de químicas, tratamentos com remédios fortes, falta de vitaminas e, até mesmo, por um fator genético. Independente da origem, o fato é que uma cabeleira com volume e movimento é sempre alvo de desejo e, muitas vezes, parece difícil de conquistar. A boa notícia é: existem formas de contornar e dar volume em cabelos finos, do jeitinho que você quer.

Nutrição para cabelos sem volume!

Muita gente acha que a nutrição, por ser feita com óleos, irá pesar mais os fios e, por consequência, tirar o pouco volume que eles já têm. Porém, a rotina nutritiva dos fios é de extrema importância para garantir saúde, vida e até mesmo mais volume. O truque é atentar-se à quantidade e aos óleos certos. Óleos como os de jojoba, noz, macadâmia e gergelim são muito bons para este objetivo.

Dê preferência também às máscaras de nutrição ao invés dos banhos de óleo (umectação). Produtos prontos garantirão a quantidade exata de ativos e o maior controle de absorção pelos fios. Utilize ao menos duas vezes ao mês (ou uma vez na semana, caso faça um cronograma capilar mais frequente) sua máscara favorita de nutrição e veja seus cabelos ganharem outro aspecto!

spray para penteado

Invista em Texturizadores para dar volume ao cabelo

Hoje em dia o mercado já conta com leave-ins e sprays para dar volume ao cabelo e texturizar aqueles fios mais finos.

O spray salino, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja aquele efeito de “volume de praia” e só requer um pouco e atenção à frequência de uso e ao tratamento dos fios entre as aplicações, já que o sal pode ressecar os cabelos. Produtos ricos em aminoácidos também são importantes para doar mais espessura e isso vale para finalizadores, bem como tratamentos reconstrutores ricos em queratina, biotina, arginina, etc. Mas atenção: prefira leave-ins líquidos ou em spray, evite os cremosos (para não abusar do peso).

O Bem pela Raiz

O volume dos fios, em geral, parte da raiz. Por isso, dê preferência a penteados que levantem mais as madeixas desde o comecinho, para que o efeito volumoso permaneça no restante dos cabelos. Siga estas dicas:

  • Penteie os fios sempre no sentido “para cima”;
  • Seque os fios “de cabeça para baixo”;
  • Depois, utilize um fixador próximo à raiz;
  • Para pentear, dê preferência a escovas ou pentes de cerdas curtas e bem juntinhas. Assim, os fios ficarão mais separadinhos, volumosos e mais cheios.

Topetes, coques bagunçados e rabos de cavalo (mais frouxos, não tão presos), fixados com spray, são ótimas opções de penteado para quem deseja mais volume ao cabelo.

Como dar volume ao cabelo com coque

Brinque com as cores para dar volume aos cabelos!

Sim, técnicas de colorir os fios podem ajudar muito na hora de causar um efeito de volume ao cabelo. Algumas mechas e luzes ajudam a “desenhar” um efeito mais volumoso aos fios. Pode ousar e aderir à cor que quiser, porém, o importante é evitar o efeito “chapado”, brincando com luz e sombra em aplicações desconectadas, sem marcação.

como dar volume em cabelos finos - mechas hair contour Técnicas de Mechas como Hair Contour podem ajudar a dar a impressão de cabelos mais cheios!

Lavar e condicionar corretamente

Essa aqui é aquela dica que vocês estão cansadas de ler, mas que sempre será necessária!

Lave o cabelo aplicando shampoo na raiz e repita o processo caso necessário, até a sujeira e o excesso de oleosidade serem removidos. Depois, aplique o condicionador (ou máscara) apenas da metade para baixo! Produtos cremosos, quando aplicados na raiz podem potencializar a produção da oleosidade e pesar os cabelos, acabando com o tão desejado volume. Então, atenção na hora de lavar, ok?!

Truques para dar mais volume ao cabelo

truques para dar mais volume aos cabelos - passo a passo

Perca a "linha"

Todos temos o “desenho” natural do crescimento dos fios, bem como as linhas repartidas dos penteados que mais utilizamos, certo? Então, se você deseja mais volume, comece a mudar a linha do penteado e/ou pentear seus fios no sentido oposto ao crescimento. Dessa forma, os fios ficarão mais “bagunçados” e com mais volume de maneira natural. Essa dica é legal também porque você sempre estará mudando o penteado e o visual :)

O Corte Ideal para Cabelos Finos e sem Volume

A atenção ao corte dos seus cabelos é de fundamental importância na hora de deixa-los com mais volume. O ideal é optar sempre por tamanhos mais curtos ou médios. Fios longos tendem a pesar mais e, por consequência, baixar o volume natural. Porém, independente do comprimento, prefira sempre cortes com muitas camadas. Quanto mais camadas, mais volume e movimento (isso sem falar que é visível o aspecto mais encorpado dos fios).

E então... Gostou de conhecer técnicas e truques que podem facilitar o seu dia a dia e garantirem fios mais volumosos? Tem alguma dica extra? Conta pra gente!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados