Como Cuidar de Olheiras e Bolsas?

0 Comentários

Beleza Simples

Como Cuidar de Olheiras e Bolsas?

Olheiras: quem tem, sabe como é. A gente sofre, a gente faz de tudo pra dar um jeito, mas parece que elas estão sempre ali. E agora, o que fazer? E as tais bolsas sob os olhos, como lidar com elas? Hoje vamos bater um papo bem legal sobre isso. Quer aprender mais sobre a região dos olhos e saber como cuidar dessas fantasmas do skincare? Então vem com a gente!

Existe diferença entre olheiras e bolsas?

Sim, existe! As olheiras podem ter várias origens que vão desde a genética até a falta de cuidados com a qualidade de vida. Já as bolsas são resultados do excesso de pele na região inferior dos olhos e até mesmo de gordura (gordurinhas? Sim, acredite).

Outras causas de olheiras são excesso de pigmentação na região, falta do consumo de água e, claro, falta de um sono adequado. Já das bolsas, elas também podem aparecer tanto pelo excesso de líquido ou um edema.

diferença entre olheiras e bolsas nos olhos

Como tratar olheiras e bolsas nos olhos?

Como vimos que há uma boa diferença entre olheiras e bolsas, vamos por partes! Cada qual vai precisar de um tratamento específico e é bom ficar de olho (com a licença do trocadilho) nas melhores opções para você. Existem tratamentos para todas as condições e você pode pelo menos amenizar esse problema tão incômodo!

Cuidando das olheiras

Quando as olheiras possuem uma pigmentação mediana, cremes clareadores específicos para a área dos olhos já podem dar uma boa amenizada. Mas não adianta passar durante um tempo e parar: tem que fazer disso um hábito! Outra opção bem comum são os séruns com aplicador roll-on, que ajudam a “esfriar” a região na hora da aplicação e contrair os vasos, buscando uma vascularização mais equilibrada.

Já para olheiras mais profundas e bem pigmentadas, alguns tratamentos estéticos são indicados. A aplicação direta de preenchimento de ácido hialurônico é uma das mais comuns e, claro, procedimentos a laser. Mas sempre em clínicas com profissionais capacitados e especializados, ok?

creme para olheiras e bolsas nos olhos

Cuidando das Bolsas nos Olhos

As bolsas precisam de um pouco mais de cuidado e atenção, já que elas são uma alteração física que vai muito além da pigmentação. Quando as bolsas têm origem, por exemplo, na retenção de líquidos, o primeiro passo é evitar hábitos que possam agravar o quadro, como por exemplo: abusar do sal, do álcool, dormir pouco e o sedentarismo (aliás, demos dicas de como sair do sedentarismo, já viu?). Para cuidar de maneira simples, drenagens linfáticas na região, bem como compressas frias e cremes vasoconstritores para ir diminuindo o inchaço da região.

Já as bolsas resultantes do excesso de gordura, geralmente, aparecem por causa do processo de envelhecimento da pele. Processos de aumento ou redução drásticos de peso também podem colaborar. Nesse caso, o ideal é buscar uma blefaroplastia, que é um procedimento cirúrgico para corrigir a flacidez e os ligamentos que mantém a gordura facial no fluxo certo. Um bom dermatologista pode te ajudar a encontrar a melhor forma sem riscos à saúde da pele (e sem resultados insatisfatórios ou muito exagerados). Também é o médico que conseguirá definir as causas e tipo de bolsa que você possui, então, vale a pena agendar aquela consulta amiga para dar um trato na pele.

Existem receitinhas caseiras para cuidar de bolsas e olheiras?

Mas é claro que sim! Diversos ingredientes que você tem aí na sua podem te ajudar a contornar o problema no dia a dia. Por exemplo:

  • Compressa com sachês de chá de camomila gelados;
  • Rodelas geladas de pepino;
  • Gazes embebidas em leite gelado;
  • Massagens na região (sim, só com os dedos e um bom hidratante específico).

Atenção: algumas receitas populares indicam compressas com suco de limão ou rodelas de batata. Ambas podem oferecer riscos! O amido e o açúcar contidos na batata não ajudam em nada no tratamento das olheiras e o limão, então, nem se fala! A aplicação do limão, principalmente sem uma limpeza adequada, pode provocar manchas e até mesmo queimaduras quando em contato com o sol. Ou seja: pode ser um problemão e o tratamento pode custar o olho da cara (mais um trocadilho inevitável rs).

E então, vamos declarar o fim das bolsas e olheiras com as dicas e hábitos acima? =)


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados