Como cuidar de cabelos Ondulados

0 Comentários

Beleza Simples

Como cuidar de cabelos Ondulados

Ah, os cabelos ondulados... Quem tem sabe que é complicado aproveitar alguma dica de beleza: os cabelos não são lisos nem cacheados! Eles pesam com mais facilidade, mas também têm necessidades especiais de hidratação e nutrição. Nesse dilema, o que fazer?

Hoje daremos com algumas dicas práticas para seus cabelos ficarem sempre estonteantes e bem cuidados. Confira:

Aquele "toque" misto

Se tem uma característica em comum que os cabelos ondulados têm, sem dúvidas, é o fato de serem mistos. E quando falamos de cabelos mistos, falamos em fios com oleosidade maior na raiz, porém, maior ressecamento no comprimento e pontas. Parece difícil cuidar, mas basta seguir as recomendações a seguir para mantê-los sempre saudáveis:

  • Shampoo apenas na raiz! Como as pontas são mais ressecadas, elas podem sofrer com os efeitos dos shampoos, principalmente os que possuem muito sulfato nas fórmulas;
  • Condicionador apenas no comprimento e pontas! Perfeito para cuidar de maneira específica de cada parte dos seus fios. Os condicionadores e as máscaras precisam ser aplicados com maior ênfase nas partes com maior tendência ao ressecamento, portanto, pode caprichar;
  • Bons finalizadores! Muitas fórmulas de finalizadores (cremes para pentear, leave-ons e afins) são para fios bem específicos e podem ou pesar demais ou não fazer diferença. O ideal é encontrar um leave-in que deixe suas pontas mais hidratadas (sem passar esse tipo de produto próximo à raiz, ok?). Assim, você doa maior tratamento e definição às ondas, sem tirar o equilíbrio da oleosidade;
  • Sprays "salinos" ajudam na definição! Sabe aquele efeito de ondas de praia? Você pode ter durante o ano inteiro! Basta utilizar sprays que possuam silicones bem leves (Cachos de Bolso da Left é uma ótima pedida) ou soluções salinas, daqueles que dão um efeito estilo "água do mar". Definição, volume e movimento do jeito que você gosta.

 

Tipos de cabelos Ondulados

E o frizz nos cabelos ondulados?

Já fizemos um post bem legal com dicas para cuidar e minimizar o frizz, basta clicar e conferir... Mas não custa resumir essas dicas para as onduladas, já que esse efeito é o maior vilão neste tipo de cabelo.

Umectação é fundamental!

Pra começar, foco nas umectações! Dentro de um cronograma capilar bem estruturado, as umectações são parte fundamental! A diferença é que para cabelos ondulados o ideal é usar óleos mais suaves, como o óleo de coco ou de semente de uva. Assim, ele irá nutrir sem excessos.

Cuidado ao secar os fios ondulados!

Utilizar toalhas de microfibra ou camiseta velha de algodão para secar também ajuda a minimizar o frizz. Isso porque esse tipo de tecido deixa o efeito da estática bem menor e os fios arrepiam bem menos.

Tente evitar secador em excesso, para os cabelos ondulados não secarem mais armados sob o efeito do jato de ar. Caso precise utilizar, o faça com ar em temperatura moderada e utilize um difusor (após o protetor térmico).

Ao dormir...

Durma com fronhas de cetim ou seda (ou toucas desses tecidos) para evitar que a fricção dos fios ative a estática e cause frizz.

Ah! Seque sempre os fios antes de dormir! Dormir com os cabelos molhados, além de deixá-los indefinidos e ressecados, pode desequilibrar a produção da oleosidade pelo couro cabeludo, deixando-os pesados e mais difíceis de modelar.

Melhores finalizações para cabelos ondulados

melhores finalizações para cabelos ondulados

Cronograma Capilar é rei também para os cabelos ondulados!

Um bom cronograma capilar para cabelos ondulados engloba ênfase nas etapas de hidratação e nutrição. Uma boa dica, inclusive, é substituir seu condicionador habitual por máscaras hidratantes de ação rápida. Assim, você sempre vai repor a água que se perde facilmente pelos fios.

As nutrições vêm em seguida para suprir o equilíbrio da oleosidade por toda a extensão da fibra. Ou seja: produtos de tratamento devem ser utilizados no comprimento e nas pontas (bem longe da raiz).

Para finalizar, evite ao máximo manipular seus cabelos enquanto eles secam, principalmente em dias que você lavou e hidratou. O excesso de manipulação retira a forma das suas ondas, ativa o frizz e promove a oleosidade muito mais rápido.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados