Chás nos cabelos: como e quais usar?

0 Comentários

Beleza Simples

Chás nos cabelos: como e quais usar?

Chá no cabelo? Isso existe? SIM!!!!

Os chás são ótimos, não é mesmo? Para acalmar, para dar um ânimo a mais, para desintoxicar o corpo… São inúmeros os benefícios que eles podem trazer para nós. Mas você sabia que, além desse bem todo que ele faz internamente, ele também pode ser um poderoso aliado para a beleza?

O chá pode ser usado de maneira tópica (aplicação direta) nos cabelos, na pele e até nas unhas. Cada chá pode trazer um benefício diferente, assim como acontece na ingestão. Quer aprender a usar os chás para tornar seu ritual de beleza mais leve e natural? Então vamos conhecer sobre os chás mais indicados para o tratamento com as madeixas!

 

Chá para ativar a circulação no couro cabeludo

Já dissemos que não existe mágica para o crescimento capilar, mas podemos dar uma ajudinha! Assim, quem sabe, os cabelos não crescem mais saudáveis e em uma velocidade bacana, não é mesmo? Lembrando que uma rotina correta pode beneficiar a velocidade de crescimento natural dos fios. Se você está em pleno projeto “Rapunzel”, os chás mais indicados para você são:

  • Alecrim
  • Jaborandi
  • Chá Verde

Todos eles podem ser utilizados mornos ou frios, mas o importante é usar no último enxágue dos fios ou em um borrifador. Eles podem ser usados na frequência com a qual você lava os cabelos, sem problema algum!

chá para controlar oleosidade do cabelo

Chá para controlar a oleosidade excessiva

Quem sofre com cabelo oleoso está sempre em busca de saídas práticas para tentar equilibrar e cuidar desse problema. Os chás também podem ajudar nesse controle! Para você, os mais indicados são:

  • Urtiga
  • Canela
  • Alecrim

Eles podem ser feitos do mesmo modo de sempre, como se você fosse tomar. Eles são ótimos para cuidar do couro cabeludo, porém, apresentam uma ação maior no controle da oleosidade e em regular a produção sebácea.

chpa para cuidar da caspa

Chá para tratar a caspa

A caspa é um problema muito comum, tem coisa mais irritante do que aqueles pontinhos brancos que se desprendem do couro cabeludo e se espalham pelos fios? Não, né? A boa notícia é que além das dicas que demos aqui, alguns chás são ótimos para controlar e tratar esse incômodo. Nesse caso, aposte nos chás de:

  • Sálvia
  • Chá Preto
  • Manjericão

Estes chás também não precisam de enxágue, ou seja, você pode aplicar como enxágue ou com um borrifador e deixar os fios secarem naturalmente. Dependendo do seu tipo de cabelo, pode finalizar os cabelos com seu leave-in favorito sem problema algum!chá para clarear o cabelo

Chá para cabelos claros

Se você tem cabelos claros e quer vê-los mais hidratados e com muito brilho, os chás podem ser uma mão na roda! Para o seu caso, priorize o uso dos seguintes chás:

  • Camomila
  • Chá de limão
  • Chá de Casca de laranja

Aqui a aplicação é um pouco diferente: deve ser feita após a lavagem dos fios e antes do uso do condicionador. Borrife por todo o cabelo e enluve bem. Deixe em uma touca de plástico mesmo, por mais ou menos 15 minutinhos. Depois, basta aplicar o condicionador por cima, pausar e enxaguar totalmente ao final. Fazendo desta forma, o condicionador mantém os ativos do chá no interior da fibra (e evita possíveis manchas na hora da finalização).

chá para cabelo escuro

Chá para cabelos escuros

Se o seu intuito é de dar um brilho estonteante para os fios de cor escura, essa dica também pode ser muito útil! Escolha os seguintes chás:

  • Chá Preto
  • Chá de henna
  • Chá de Hibisco (cabelos castanhos com fundo quente ou em tons vermelhos)

Esses chás também precisam de enxágue! A forma de utilização é bem fácil: aplique o chá desde a raiz até as pontas dos fios, massageando bem. Deixe em pausa por 20 minutos (em touca plástica mesmo) e depois enxágue com água fria. Eles dão brilho a fios escuros e ajudam a escurecer ainda mais o tom quando aplicados com frequência.

chá no cabelo: cuidados e dicas extras

Cuidados extras com chá para o cabelo

Alguns cuidados podem aumentar a eficácia do uso do chá no cabelo, por isso, atente-se às nossas dicas!

Duração do chá

Não esqueça que todos os chás devem ser feitos no dia do uso e na quantidade exata para seus fios. Guardá-los por mais de 3 dias faz com que ele perca a eficácia e não funcione como deveria.

Como preparar o chá

Um bom chá precisa de descanso antes da aplicação (ou do consumo). Então, sempre faça uma mistura na proporção a ser usada (geralmente 3 colheres de ervas para uma xícara grande de água). Deixe a água ferver sozinha. Quando as bolinhas de fervura começarem a levantar, acrescente o chá e tampe a panela imediatamente. Deixe descansar por 10 minutos e então estará prontinho!

Onde encontrar os chás

Todos os chás citados podem ser facilmente comprados em casas especializadas em produtos naturais, daquelas que vendem à granel. Geralmente não são caros e rendem muito!

Dica extra:

Fazer um chá concentrado de cada ativo citado e misturá-lo em sua máscara de hidratação favorita pode potencializar o tratamento, sim. Mas diminua a quantidade de água para 1/3 de xícara (mesma quantidade de erva).

Lembre-se de coar muito bem os chás para que não fiquem pós ou folhas grudados nos fios ou no couro cabeludo.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados