Ceramidas: na pele, cabelo, benefícios e dicas

Ceramidas: na pele, cabelo, benefícios e dicas

As ceramidas... Com certeza você já deve ter encontrado nas prateleiras alguns produtos com ceramidas, não é mesmo? Mas você sabe, afinal, o que é e para o que serve esse componente tão rico? Você sabia, por exemplo, que nós as produzimos naturalmente no nosso organismo? Pois é.

As ceramidas são uma espécie de lipídio que é produzido naturalmente pela nossa pele e tecidos, com ação estruturalmente especial de manter a proteção da pele e dos cabelos. Por seu alto poder de hidratação, elas auxiliam na manutenção da hidratação e integridade dos nossos tecidos. Sua falta pode deixar a pele mais ressecada e os cabelos mais porosos.

Quer conhecer mais sobre esse componente poderoso e tão necessário? Então vem com a gente pois hoje vamos falar tudinho sobre ele!


O que são as Ceramidas


Já vimos acima que as ceramidas são produzidas em nosso corpo de maneira natural e estão presentes tanto na nossa pele quanto nos cabelos. Elas têm a função de proteger e manter a hidratação das regiões onde estão presentes e sua reposição é essencial para manter a saúde e a integridade dos tecidos.

O excesso de sol, a exposição à luz e poluição, a ação da idade, químicas capilares e tantas outras agressões são fatores relevantes para a perda das ceramidas, já que todos eles significam a perda da massa e proteção da cútis e das madeixas.

A sua principal função é formar, junto com outros lipídios, a chamada camada hidrolipídica e, desta forma, impedir a perda de hidratação da pele e dos cabelos, já que gordura e água não se misturam, mas podem ser aliados na manutenção de tais componentes internos.

Então, quando você se perguntar “para que serve a ceramida, afinal?”, a resposta mais prática é: para proteger e manter hidratação e nutrição no lugar certo!


Como as ceramidas funcionam na pele


Como as Ceramidas Agem na Pele - Imagem retirada do site Cliquefarma.


Mas então elas atuam como hidratação ou nutrição?


A ceramida em si é um lipídio, ou seja, um tipo de gordura. Como água e óleo não se misturam, claro que no organismo elas tendem a se separar, mas elas ficam mais na superfície dos tecidos. Nos cabelos, por exemplo, elas se concentram na camada protetora da fibra, promovendo uma selagem de cutículas poderosa que impede que os lipídios ou a massa capilar se percam.

Entendendo isso, podemos concluir que as ceramidas atendem a ambas as etapas de um cronograma capilar: tanto para auxiliar na fixação da hidratação, quanto para fortalecer a barreira lipídica dos fios na nutrição. Não é difícil encontrar, inclusive, produtos de reconstrução que contem com esse componente, já que como protetor, ele também impede a perda da massa capilar. Ou seja: maravilhoso, não é mesmo?


Ceramidas Vegetais


As ceramidas mais comuns, que encontramos nos cosméticos em geral, possuem um tipo de produção que conta com a fusão de ceras (incluindo cera de abelha) com lanolina, que é um ingrediente extraído da lã de ovelhas. Por outro lado, podemos encontrar no mercado atualmente alguns produtos compostos por este ativo, mas na versão vegetal, que dão corpo a fórmulas ricas e totalmente livres de quaisquer componentes de origem animal.

As ceramidas vegetais, por sua vez, são extraídas de uma planta da família das palmas, a Elaeis Guineesis. Ela também conta com componentes extraídos do milho e da canola. Após um processo de fermentação natural, as substâncias de cada um dos componentes são separadas e, depois, são resfriadas para obter a fusão que resulta em um tipo idêntica e com a mesma ação da ceramida comum.


Ceramidas na pele e no rosto


Já sabemos que as ceramidas são produzidas de maneira natural pelo nosso organismo, porém, com fatores que levem à sua queda produtiva, a reposição dela é essencial. Para a pele essa reposição é essencial!

O uso de produtos com ceramidas favorece a restauração da barreira cutânea e impede que a pele perca sua hidratação. Isso significa que a pele ganha mais elasticidade e viço após a inserção de produtos com ceramidas na rotina de skincare.

As ceramidas auxiliam na proteção da pele contra agressores externos, atuam no combate ao envelhecimento precoce, ajuda a tratar condições de inflamação na pele (incluindo acnes inflamadas) e mantém a hidratação retida por muito mais tempo.


Ceramidas no cabelo


Quando falamos do uso de ceramidas nos cabelos, essencialmente, falamos de produtos com ceramidas mesmo. O componente em si não tem ação nenhuma quando aplicado fora de uma fórmula controlada e quimicamente pensada para proporcionar os benefícios dela. Então, opte sempre por fazer uso das ceramidas já inseridas em produtos prontos e de marcas confiáveis. A Left Cosméticos, por exemplo, possui ceramidas em sua linha Essenciale Argan Marroquino, que faz desse componente um aliado para o efeito nutritivo e fortalecedor da proteção dos fios. Quando em conjunto com óleos, as ceramidas doam muito brilho, já que promovem uma selagem de cutículas perfeita!

Left Cosméticos: Ceramidas no Cabelo

Benefícios e efeitos nos cabelos


Depois de conhecermos melhor como as ceramidas atuam nas madeixas, podemos concluir que os efeitos esperados da aplicação de produtos à base de ceramidas são:

  • Brilho intenso;
  • Selagem de cutículas;
  • Nutrição profunda;
  • Proteção contra agressões diárias;
  • Fortalecimento dos fios;
  • Leveza;
  • Hidratação prolongada.

Tudo isso se deve ao alto poder protetor que se une à produção natural das ceramidas pelo organismo. Não é fascinante? Aqui já garantimos diversos produtos que nos ajudem a manter os fios desse jeitinho e, claro, nossa pele sempre viçosa e jovial! E você, conhecia todos esses benefícios das ceramidas? Lembra quando elas começaram a ser utilizadas em cosméticos? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados