Cauterização Capilar: o que é e como fazer?

0 Comentários

Beleza Simples

Cauterização Capilar: o que é e como fazer?

Cauterização Capilar: já ouviu falar ? Esse processo que parece tão complicado é perfeito para quem está com os cabelos danificados, frizzados, precisando de mais brilho e disciplina! Ele ainda doa uma boa dose de reconstrução e muito fortalecimento capilar. Vamos descobrir mais sobre a Cauterização e aprender como fazer em seus cabelos? Confira conosco, então!

O que é cauterização?

A Cauterização capilar é um tratamento com queratina que visa reconstruir os cabelos de forma profunda e “cicatrizar” as cutículas dos fios ao final do procedimento. Isso para garantir que todas as proteínas depositadas nos cabelos não se desprendam e nem se percam com facilidade. Assim, os fios são restaurados e mantém esse tratamento por muito mais tempo.

as cuticulas na cauterização

E como essa cicatrização acontece? Pela ação mecânica da escova e uma fonte de calor que ative o produto e fixe ele nos fios. Por isso que o efeito imediato de uma cauterização é a redução de frizz e tratamento das pontas duplas, que ficam mais “coladinhas” após o procedimento. Maravilhoso, não é mesmo?

Para que serve a cauterização?

A cauterização é altamente indicada para fios que estejam danificados e quebradiços devido à ação climática ou uso de químicas de transformação. Ela vai agir profundamente na fibra, restaurar a saúde capilar e deixar os fios mais alinhados e íntegros da raiz às pontas.

Posso fazer cauterização em cabelo cacheado?

Se você é cacheada ou crespa, não tem problema: você também pode cauterizar! Fazendo da forma correta e utilizando os produtos certos, você obtém o melhor desse tratamento sem nem sombra de risco de perder seus cachinhos!

cauterização como fazer

A Queratina e sua importância para a saúde capilar

O cabelo é naturalmente composto de queratina quase que em sua totalidade (cerca de 90% da constituição da fibra capilar). Essa proteína tão falada também faz parte da composição das nossas unhas e pele e contém cerca de 21 aminoácidos essenciais para o desenvolvimento e manutenção desses tecidos.

Quando falamos de cabelos, a queratina é a responsável pela força e pela elasticidade dos fios, também pela proteção e impermeabilização da fibra contra as agressões diárias de todas as origens (desde as climáticas, até os danos químicos). Dá pra entender o porquê dos tratamentos reconstrutores serem tão importantes, não é mesmo?

Como fazer cauterização em casa?

Não é difícil fazer sua cauterização em casa mesmo! Existem no mercado kits prontos para cauterização, porém, é importante salientar que muitas vezes esses produtos podem conter químicas de transformação! Sim, existem kits de "cauterização" que são vendidos sob essa nomenclatura de maneira totalmente errônea. Sendo assim, atenção para não comprar um produto com ativo incompatível com possíveis químicas que você já tenha em seus fios. Caso você queira fazer com produtos avulsos, também é muito fácil.

Confira o passo a passo da cauterização em casa:

produtos para cauterização

  • Passo 1: Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos por duas vezes seguidas, dando um tempo de pausa de 5 minutos na segunda lavagem. Retire o excesso de umidade com uma toalha bem macia (os cabelos estarão bem “espigados” por causa do efeito do shampoo). O Shampoo Detox Abacaxi e Gengibre da Left, por exemplo, é uma ótima opção para cumprir esse passo com risco mínimo de quebras ou ressecamento;
  • Passo 2: aplique uma máscara Hidratante de sua preferência (sim, hidratação mesmo, pode confiar). Passe o produto mecha a mecha e massageie bem os fios. Deixar agir de 5 a 20 minutos (dependendo da necessidade dos seus cabelos). Quer uma ótima indicação? Banho de Cristal é perfeita para esse passo, já que ela tem um efeito condicionante muito bom e hidrata profundamente os fios;
  • Passo 3: enxágue bem os cabelos para retirar a máscara e, em seguida, seque com uma toalha até que os fios fiquem quase secos;
  • Passo 4: Borrife queratina líquida por todo o comprimento dos fios, desde a raiz até às pontas, enluvando bem para que os cabelos absorvam de maneira otimizada o produto. Deixe agir por 10 minutos;
  • Passo 5: Ainda com a queratina nos fios sem enxaguar, seque os cabelos com um secador em temperatura moderada. O uso de protetores térmicos está liberado (e é super indicado), principalmente se você tiver algum com fórmula reconstrutora termoativada (potencializa ainda mais o tratamento). O Liso de Bolso da Left é perfeito para essa etapa;
  • Passo 6: Com os cabelos secos, passe a chapinha delicadamente nos cabelos em mechas finas. Mantenha a temperatura moderada no aparelho. Essa etapa é a mais importante pois é a chapinha que vai selar as cutículas após todo o procedimento e garantir a “cicatrização” e selagem das escamas.

 

Prontinho! Agora é só observar seus cabelos voltando à vida, com muita beleza, frizz reduzido e muito brilho!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados