Cabelo com progressiva: quais são os cuidados

Cabelo com progressiva: quais são os cuidados

Cabelo com progressiva: quem tem o costume de modificar as madeixas fazendo uso de alisamentos sabe que não adianta passar por todo o procedimento e depois não saber como cuidar. Sim, para ter fios transformados, lindos e saudáveis, deve-se ter atenção aos cuidados no dia a dia para que o efeito dure muito mais e não corra risco de quebra, queda ou ressecamento extremo.

Os cabelos com escova progressiva podem até parecer mais práticos, mas não dispensam tratamentos e cuidados específicos no pós-química. Portanto, muita atenção à sua nova rotina de tratamentos, ok?!

Hoje falaremos um pouco sobre o cuidado com o cabelo com progressiva de maneiras simples e direta: dicas para lavar, melhor hidratação, finalização perfeita e muito mais!

Perguntas frequentes sobre cabelos com escova progressiva:

Será que cabelo alisado dá mesmo menos trabalho? O shampoo antirresíduos retira a progressiva? A progressiva blinda o cabelo contra os ativos de tratamento?

São muitas as dúvidas e mitos que permeiam o tema. Por exemplo, a afirmação que “depois de alisar não precisa cuidar” é um dos mitos mais populares (e perigosos) que existem. Todo cabelo precisa de tratamento e os que se submetem a transformações químicas necessitam de reposições de água, óleo e, principalmente, massa. Mas, tirando essa questão, ainda restam dúvidas importantes que vamos elucidar.

Como tirar a progressiva do cabelo?

Para retirar a escova progressiva do seu cabelo de uma só vez, a única opção é cortar a parte alisada. Por realizar uma transformação na fibra capilar, não é possível voltar de forma rápida ao formato natural. O que sabemos é que, o resultado liso por mais tempo também depende dos cuidados específicos, ou seja, você pode não usar secador e prancha (chapinha), por exemplo, para evitar que o alisamento mecânico "reative" o efeito liso de algum resquício de produto que tenha nos seus fios.

Lavar demais os cabelos tira a progressiva?

Há quem diga que "shampoo retira a escova progressiva", mas já pensou como seria para quem entra em transição capilar (para voltar aos cachos) se fosse apenas uma questão de lavar bastante os fios para retirar a progressiva? Ou, se fosse o caso, usar e abusar dos shampoos antirresíduos? Seria tudo mais prático, porém, não é bem assim que acontece.

Quantos dias para lavar o cabelo pós progressiva - Left Cosmeticos

A verdade é que os shampoos antirresíduos (ou não) e as lavagens frequentes apenas poderão causar excesso de frizz e ressecamento, dando um volume indesejado e deixando os cabelos sem um formato definido, eriçados e armados. Isso se deve ao poder de abertura de cutículas que os shampoos proporcionam (afinal, essa é a função deles, né?). Como o fio com progressiva é praticamente "encapado" pela química, essa abertura forçada e constante pode levar até mesmo ao enfraquecimento da fibra e ao efeito frizzado extremo (isso sem falar do risco de quebra).

Se você tem fios com química e quer saber mais sobre como escolher um bom shampoo, confira o artigo especial que fizemos para auxiliar na escolha desse item tão importante da rotina, clicando aqui.

Como lavar o cabelo com escova progressiva?

como lavar o cabelo com progressiva - left cosméticos

Além de escolher um produto de qualidade e adequado ao seu tipo de química, também é importante lavar os fios da maneira correta.

O primeiro ponto de atenção é que o produto deve ser aplicado apenas na raiz, para ser emulsionado e promover a limpeza do couro cabeludo. Jamais aplique produto no comprimento e pontas: apenas puxe a espuma formada, de forma delicada, que a limpeza já será garantida. Também é importante cuidar para que essa limpeza seja feita logo na primeira aplicação do shampoo, evitando aquela segunda “demão” do produto, que pode causar excesso de abertura de cutícula (e levar ao efeito do qual falamos acima).

Outra dica muito boa para o dia a dia é: lave em dias alternados e com produtos alternados também. A tal da "capa" que a progressiva cria sobre os fios pode durar cerca de 30 a 40 lavagens, porém, não retrocede por completo até a forma natural dos cabelos, uma vez que sua química altera a estrutura capilar. O mais chato nesse processo é a diferença entre o comprimento dos fios e a raiz já crescida. Quando estiver muito aparente, é hora de retocar.

Fiz progressiva! Posso lavar o cabelo imediatamente?

Depende! Geralmente aconselha-se que se aguarde 48 horas para fazer a primeira lavagem dos fios. Porém, tudo depende da base ativa de alisamento da fórmula. É sempre legal consultar seu profissional de confiança para não comprometer o resultado e nem danificar seus cabelos. O cabeleireiro vai saber indicar não apenas o tempo ideal para a primeira lavagem, mas também técnicas e produtos para a sua nova rotina, sempre pensando no prolongamento do efeito liso e na saúde das madeixas.

O que são aquelas massinhas brancas no couro cabeludo?

Quando fazemos escova progressiva pode aparecer uma espécie de inflamação da pele, desencadeada pela produção desequilibrada de oleosidade no couro cabeludo, chamada Dermatite Seborreica. Se você está sofrendo com esse problema, clique aqui e acesse o texto que falamos tudo sobre esse assunto.

Qual o melhor creme de hidratação para cabelos com progressiva?

Em um mundo quase infinito de opções para tratamento capilar, é difícil se deparar com alguma máscara ou creme que não seja bom para o cabelo alisado com progressiva. Ou o produto já vem indicando que é dedicado a esse tipo de cabelo, ou fica muito fácil escolher pelo ativo e finalidade, já que basta lembrar que cabelos com progressiva precisam de muita hidratação e, claro, reconstrução.

Na Left Cosméticos, por exemplo, você encontra produtos incríveis em uma página especial só para esse tipo de cabelo. Clique AQUI e confira! Lá você vai encontrar desde as máscaras dos Cronogramas Precioso e Gourmet, como também cremes para usar no dia a dia, como a máscara Ouro Nobre (da linha Minerals), a de Lichia e Quinoa (da Fruit Therapy Vegan), Liso de Modelo e Reparo Absoluto (da linha Essenciale) além, claro, dos produtos do kit especial da Collab com a Carol Kyoko. Todos são ótimas pedidas para cuidar das madeixas com progressiva!

Cronograma Capilar para cabelo com progressiva?

Após fazer sua escova progressiva, não dá pra bobear na hora de hidratar e tratar profundamente as madeixas. Um bom cronograma capilar garantirá o movimento dos fios, a selagem das cutículas e a saúde dos fios quimicamente modificados.

As máscaras nutritivas também são fortes aliadas para esse tipo de fio, uma vez que doam elasticidade e brilho ao repôr a camada lipídica. Inclusive, sabe a máscara Umectação Termal da Left Cosméticos? Ela é perfeita para cumprir essa etapa do cronograma e, de quebra, tem um poder condicionante que auxilia na manutenção e prolongamento do efeito liso.

Uma vez por semana, faça algum tratamento caseiro. Aqui mesmo, no Portal Beleza Simples, temos uma área só para Tutoriais e Receitas, clique aqui e veja nossos textos com dicas caseiras.

Uma semana após fazer a escova progressiva, faça uma cauterização ou uma reconstrução rica em queratina, cisteína, arginina e afins (já falamos sobre os principais ativos reconstrutores em nosso post especial sobre Cronograma Capilar e Reconstrução). Esses dois tratamentos ajudam a manter a sua química por mais tempo, porque fecham as escamas dos fios, além de repor a massa perdida durante o processo de alisamento.

Baixe aqui a tabela de Cronograma Capilar para cabelos com química.

Secando e mantendo seu liso perfeito!

Quem faz a progressiva quer ter os fios lisos sem precisar fazer escova toda hora (mais um ponto que reforça a ideia de que o cabelo alisado não dá trabalho algum). Porém, em vez de secá-los naturalmente, faça do secador um forte aliado e amigo.

secar cabelo com progressiva - left cosméticos

Como a progressiva é um tratamento termoativado, o uso do calor reforça a ação do produto nos fios de maneira progressiva (daí o nome do procedimento). Com isso, seu liso dura muito mais! A secagem dos cabelos fica muito mais fácil, sim. Porém, não torna-se dispensável.

E é claro que não dá pra abrir mão do seu protetor térmico favorito! É essencial proteger os fios da ação do calor do secador e da chapinha. Por isso, que tal ter sempre por perto o Liso de Bolso (protetor térmico que faz uma "blindagem" no fio e ainda facilita a escovação) ou o Elixir Pérola? O Finalizador Bifásico da linha Collabs Carol Kyoko também é perfeito para manter o efeito liso com muita saúde capilar e brilho!

Cabelo com Progressiva: pode pintar?

Se você tinge o cabelo, atenção: faça sua coloração apenas com um intervalo mínimo de quinze dias, antes ou depois de ter realizado a progressiva. Isso garante um melhor resultado da escova e, claro, um menor risco de danos severos por incompatibilidade química. Sabemos que você é uma “camaleoa” que adora mudar constantemente e, para isso, tenha atenção absoluta na hora de misturar químicas de transformação, ok?!

Ah, e não dá pra esquecer também que, ao misturar progressiva e coloração, o teste de mechas é imprescindível! Cada tintura e cada alisante tem sua fórmula específica e não dá pra bobear: tem que testar, até para evitar um possível corte químico. Na dúvida, conte sempre com um profissional de confiança para fazer a coloração com a técnica mais adequada, produtos certos e segurança.

pode-pintar-o-cabelo-com-progressiva-left-cosmeticos

Compatibilidade entre químicas

Temos que falar sobre a importância de saber quais são as químicas que você já usa e/ou as que quer usar, para saber se são compatíveis. Como dissemos acima, química de transformação possui fórmulas e tolerâncias distintas e a atenção à compatibilidade é crucial para garantir um procedimento seguro e eficaz. Por exemplo, existem diversas químicas que não são compatíveis entre si, como é o caso do henê (que não reage nada bem com tinturas ou com algumas progressivas).

Consideremos “algumas” pois o piragolol pode ser usado em conjunto com alguns produtos de ativos mais leves e ácidos, como algumas escovas progressivas com formol (em concentração ideal exigida). Já escovas e químicas mais alcalinas não podem ser usadas de forma alguma em cabelos que fazem uso do henê. É claro que esse é só um exemplo, existem outras químicas que não são compatíveis entre si, mas para constatar é essencial fazer o teste de mechas.

fez progressiva, cuide do couro cabeludo - left cosméticos

Equilibre e cuide de seu couro cabeludo

Você já percebeu que o couro cabeludo fica mais oleoso após químicas alisantes? Pois é! Isso se deve à produção natural da oleosidade que estava acostumada ao ritmo intenso para dar conta das ondas ou cachos, mas que agora precisa adaptar-se à nova forma que o fio ganhou. Uma das melhores coisas a se fazer pela saúde do couro cabeludo é a esfoliação, que pode ser semanal ou quinzenal (de acordo com a sua necessidade). Na Left Cosméticos você encontra o Shampoo Detox Esfoliante da linha Collab Carol Kyoko, por exemplo, que vai ajudar nessa limpeza e manutenção da saúde do couro cabeludo.

ingredientes para usar no couro cabeludo - left cosméticos

Loção Caseira para oleosidade em cabelo com progressiva

Já para evitar a lavagem diária e equilibrar o excesso de oleosidade, faça essa loção caseira que ajudará no resultado de fios mais leves e soltos:

  • Ferva 1 xícara (chá) de folhas de hortelã frescas, 1 xícara (chá) de água mineral e o suco de um limão por 5 minutos;
  • Deixe esfriar;
  • Ponha num borrifador plástico;
  • Aplique da raiz às pontas no cabelo lavado;
  • Deixe agir por 10 minutos e enxágue.
  • Prontinho! Frescor e leveza para ninguém botar defeito!

Progressiva e amamentação

Será que pode usar escova progressiva durante a amamentação? Em geral, o indicado é sempre consultar seu médico, considerar os exames mais atuais e pedir a liberação dele para fazer ou não o uso da química preterida. Também é importante comunicá-lo sobre os ativos presentes na fórmula do produto que deseja usar. Todo esse cuidado se deve à importância de manter o organismo livre de riscos para a mamãe e para o bebê. Se quiser saber mais sobre os cuidados especiais de beleza durante esse período tão especial, confira aqui um artigo todo dedicado ao tema.

Evite e tenha cabelos alisados ainda mais saudáveis e bonitos

Toda rotina de beleza e cuidados com os fios conta com uma lista de hábitos e produtos indicados e, também, dicas do que se deve evitar. No caso dos cabelos com progressiva, a lista é basicamente esta:

  • Dormir com o cabelo molhado;
  • Ficar muito tempo sem retocar a escova;
  • Abusar de mar e piscina sem proteção solar;
  • Produtos de baixa qualidade;
  • Manter os fios sempre presos (principalmente com elásticos muito firmes);
  • Espaçar demais o tempo entre as lavagens.

É claro que, mesmo que você tenha cabelos naturais, a atenção a esses pontos também pode servir. Mantendo uma rotina de tratamento profundo e evitando hábitos ruins, você tende a ter cabelos mais saudáveis e bonitos!

 

E então? Vamos cuidar das madeixas e prolongar o efeito da sua escova progressiva favorita? Tem alguma dica extra? Conte para nós, adoramos sua interação!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados