Cabelo ressecado: como hidratar e dicas

Cabelo ressecado: como hidratar e dicas

Cabelo ressecado: SOS! De repente você sente que os fios estão opacos, com muito frizz, pontas duplas e toque levemente áspero após alguma química de transformação… O que será que está acontecendo? A resposta é simples: você está com o cabelo ressecado e precisando de muito cuidado e, claro, hidratação para repor a água da fibra capilar! Se o seu cabelo está assim, não se desespere e continue lendo esse post pois temos muitas dicas para reverter esse problema e dar adeus ao cabelo ressecado!

Cabelo Ressecado X Cabelo Seco

Os termos são bem parecidos, porém, você sabia que existe uma diferença básica entre o cabelo ressecado e o cabelo seco? Pois é: o cabelo seco pode estar em tal estado como resultado de uma condição natural do fio ou falta de cuidados. Já o cabelo ressecado, geralmente, acontece pelo excesso de química e/ou uso constante de fontes de calor nos fios (como secador, chapinha, babyliss, etc).

Em linhas gerais, podemos também diferenciá-los pelo grau do dano ocasional nos fios: os cabelos secos possuem danos um pouco mais leves em comparação aos cabelos ressecados, já que os danos por causas naturais costumam ser mais leves do os danos por químicas ou calor. Porém, em ambos os casos os cabelos precisam de atenção e tratamento adequado.

Máscara para cabelo ressecado: enfim, como cuidar?

O primeiro passo para um bom tratamento de recuperação do ressecamento é a qualidade dos produtos a serem utilizados e, claro, os ativos certos para o seu caso. Opte por máscaras de tratamento profundo, de preferência que sejam bem emolientes e possuam alto poder de hidratação da fibra capilar. Muitos dos ativos queridinhos e perfeitos para tratar o ressecamento já são velhos conhecidos por aqui, como por exemplo:


Babosa - Aloe Vera é bom para cabelo ressecado

Babosa (Aloe Vera) é ótima para cabelos ressecados ou secos

Além desses, também podemos citar vários ingredientes caseiros que ajudam a tratar (e que você provavelmente tem em casa), como:

  • mel;
  • azeite de oliva;
  • abacate;
  • banana;
  • amido de milho.

Todos esses ativos possuem a capacidade de agir na fibra de maneira profunda, reidratando e retendo a água no interior dos fios. Depois de fazer uso de produtos ou receitas específicas para cuidar do ressecamento, vale lançar mão de condicionadores bem potentes para manter esse cuidado no seu dia a dia.

Outros produtos importantes para os cuidados de cabelos ressecados

Além de uma boa máscara de tratamento, o uso de outros produtos especialmente selecionados para cuidar do ressecamento é importante. A começar pela escolha de um bom shampoo.

Ao contrário do que muita gente ainda crê, os shampoos não servem “apenas” para limpar os fios. Com as novas tecnologias, ativos importantes foram incorporados a fórmulas ultra-balanceadas, que limpam os fios sem agredir e preparam o cabelo para receber tratamentos posteriores. O Shampoo da linha Essenciale Hidra Mandioca, da Left Cosméticos, é um bom exemplo disso.

Outro passo importante nos cuidados diários é a finalização. Escolher um bom finalizador é essencial para a saúde dos fios e para manter a hidratação por mais tempo, sem que ela se perca com facilidade. Nesse caso, o finalizador ideal pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo, já que existem inúmeros tipos e texturas de finalizadores por aí.

Por último, mas não menos importante, tenha sempre um bom protetor térmico à mão. Lembra que explicamos acima a diferença entre secos e ressecados? Então, o exagero no uso de fontes mecânicas e/ou de calor pode causar o ressecamento dos fios e, para otimizar sua rotina, proteger é fundamental! Jamais utilize secadores, chapinhas ou quaisquer outras fontes de calor sem antes utilizar um protetor térmico de qualidade. Use e abuse do seu protetor favorito, até mesmo se for tomar sol, viu?!

Óleos Vegetais bons para cabelo ressecado

Hidratação para cabelo ressecado loiro, cacheado ou com frizz

O ressecamento pode acometer vários tipos de cabelo. Já que falamos sobre a importância de escolher o finalizador ideal para seu caso, vamos falar um pouco também sobre os diferentes ativos, já que cada cabelo é uma sentença e cada tipo de fio tem uma necessidade diferente, não é mesmo?!

Para cabelos loiros, que tal aproveitar para turbinar a sua máscara matizadora, na hora de corrigir a cor dos fios? Pois é, sabemos que alguns produtos matizadores podem dar uma ressecadinha no picumã e é por isso mesmo que você pode adicionar uma colher de óleo vegetal de sua preferência e uma tampinha de D-Pantenol a ela. A correção de cor vai ocorrer sem interferências, mas os fios sairão desse procedimento com muito mais saúde!

Para os cabelos crespos e cacheados, a melhor dica é: use e abuse dos óleos! Pode ser na máscara, pode ser umectação, como preferir. Cabelo cacheado necessita de óleo para manter-se íntegro, definido e saudável! Finalizadores em creme e com óleos também são bem vindos.

Agora, se o que te incomoda é o excesso de frizz, saiba que nutrir os cabelos e finalizá-los direitinho são a chave para o sucesso no tratamento desse aspecto. Muito além do produto certo, para controlar o frizz nos fios é necessário escolher bem até mesmo pentes, escovas e a fronha com a qual irá dormir. Como esse é um assunto longo, preferimos destrinchá-lo em um artigo especial que você pode conferir clicando AQUI.

Receita caseira para cabelo ressecado

Seguindo nosso compromisso em trazer receitinhas caseiras para ajudar no dia a dia dos cuidados com os seus cabelos, trouxemos dicas para potencializar seu tratamento, confira:

Hidratação para cabelos ressecados com abacate

Bata no liquidificador três colheres de abacate, uma colher de açúcar, uma colher de mel e uma colher de creme de leite. Bata tudo até que fique homogêneo e bem fluido! Depois, peneire para tirar os pedacinhos e acrescente uma colher do óleo vegetal de sua preferência (amamos o óleo de coco). Misture bem.

Aplique a massa em todo o cabelo previamente lavado e com o excesso de água removido. Pause por 25 minutos, enxágue, condicione e finalize como de costume. Garantimos fios incríveis após esse tratamento!

Cabelo ressecado e quebrado: o que fazer?

Se seus fios chegaram ao nível de ressecamento que já está levando à quebra, tenha calma e lance mão de alguns cuidados imediatamente! Algumas dicas importantes para minimizar esse problema são:

  • evite lavar os fios em água quente;
  • utilize pentes e escovas de madeira, para evitar a estática;
  • dê férias para secador e chapinha por uns dias;
  • tente usar fronhas e toucas de cetim para dormir;
  • evite prender os fios com elásticos muito apertados ou não revestidos;
  • use toalhas de microfibra (ou uma camiseta de algodão) para secar os cabelos;
  • faça um corte das pontinhas para devolver a força e a estrutura do fio.

Com esses cuidados, a quebra tende a diminuir bem! Porém, se você notar que a quebra é persistente, intensa ou que os fios caem inteiros, desde a raiz, procure um profissional de confiança para realizar exames e descobrir a causa dos fios mais fracos e da queda. Confira mais informações sobre queda e quebra de cabelo clicando AQUI.

Cuidados com o cabelo ressecado no verão

Ah, o verão! Praia, sol, mar, piscina… E ressecamento capilar! Principalmente se você tem alguma química nos fios, a soma dos fatores da estação mais quente do ano tende a intensificar o efeito ressecado do cabelo. Neste caso, os cuidados específicos são:

  • utilize bandanas, chapéus ou bonés para proteger os fios durante a exposição ao sol;
  • tenha um finalizador bem hidratante sempre à mão para aplicar antes e depois de cada banho de mar ou piscina;
  • beba muita, mas MUITA água (sim, hidrate-se bem, isso reflete nas madeixas);
  • prenda os cabelos usando elásticos revestidos por tecidos bem macios;
  • use protetores térmicos com muita frequência, já que eles ajudam a proteger contra o excesso de calor durante o verão;
  • lave os fios em água fria e capriche nos condicionadores.

Viu como não é difícil adaptar hábitos simples para cuidar dos fios ressecados?

E aí, ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

In same category


Related by tags


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados