Cabelo Poroso: o que fazer?

Cabelo Poroso: o que fazer?

Cabelo poroso: eis um problema que chateia muitas pessoas que amam suas madeixas! A porosidade capilar acontece quando os fios estão com uma tendência chata a embaraçar, com toque bem áspero e visivelmente danificado. E não se engane: o cabelo poroso não acontece apenas em decorrência de químicas e afins; os fios ficam porosos, também, por quadros de extrema desidratação, falta de cuidados básicos, falta de nutrientes, etc. Se essa é a situação dos seus fios agora, respire fundo e vem com a gente! Vamos dar dicas valiosas para contornar a porosidade e arrasar fios saudáveis e sedosos novamente!

O que é um cabelo poroso?

Como já adiantamos, um cabelo poroso se mostra, principalmente, pelo toque áspero e aparência de desidratação, muito frizz, opacidade e pontas espigadas. Um cabelo poroso pode ter chegado a esse quadro após o uso excessivo de químicas de transformação, porém, também pode apresentar tais características após um longo período sem cuidados profundos, sem um bom cronograma capilar, em decorrência de algum quadro de doença, após exposição em excesso ao sol, mar, piscina, etc.

Quando está poroso, o fio apresenta abertura de cutículas que é difícil de resolver apenas com o condicionador: é preciso equilibrar o pH dos fios de maneira correta e, se for preciso, fazer procedimentos que requeiram finalização mecânica com fontes de calor, para a devida selagem da fibra e “injeção” de nutrientes de maneira mais profunda.

Left Cosméticos - Cabelo Poroso no Mar - Verão

Tipos de Porosidade capilar

Você sabia que existem, basicamente, três tipos de porosidade? Sim, existe diferença entre cabelos porosos (basicamente advindas da origem da porosidade em si) e cada uma delas precisa de um tipo de tratamento entre hidratação, nutrição ou reconstrução.

  1. Porosidade Baixa: quando os fios apresentam aspecto de porosidade, porém, a cutícula se encontra fechada, o que dificulta a absorção dos nutrientes e água.
  2. Porosidade Média: é o nível que mais se aproxima de um fio saudável, pois aqui o cabelo consegue abrir ou fechar as cutículas de maneira que dê para aplicar e ter bom desempenho dos tratamentos. Porém, com a mesma rapidez com a qual ele absorve tratamentos, ele também pode perder água e nutrientes, então requer maior atenção e disciplina ao cuidar.
  3. Porosidade alta: é quando as cutículas estão muito abertas, o cabelo apresenta muito frizz, ressecamento e até quebra. Nesse estado, o cabelo vira uma espécie de esponja, podendo absorver água com maior facilidade (e perder também).

Teste de Porosidade: como fazer

Já deu pra perceber que a porosidade é basicamente sobre cutículas abertas/fechadas e capacidade de absorção de água pelo fio, certo? Sendo assim, existe um teste simples e rápido para você avaliar o nível de porosidade que o seu fio tem no momento: o famoso teste do copo com água.

Com o cabelo limpo (e seco, claro), retire alguns fios e coloque-os em um copo com água limpa. Espere 10 minutos e observe o resultado:

  • O fio afundou na água: cabelo com porosidade alta;
  • O fio ficou no meio do copo: cabelo com porosidade média;
  • O fio boiou e ficou na parte de cima: cabelo com baixa porosidade.

Como recuperar o cabelo poroso?

Left Cosméticos - Cabelo Poroso é difícil de desembaraçarAgora que você já sabe qual é o nível de porosidade que seu fio tem no momento, chegou a hora de tratá-lo. Saiba que, em primeiro lugar, você vai precisar de paciência, carinho e produtos corretos para cada caso.

Cabelo com porosidade alta: requer boas máscaras de reconstrução e reposição de massa imediata, antes que os fios comecem a perder água e queratina de maneira rápida, piorando o dano;

Cabelo com porosidade média: como esse é o nível que mais se aproxima do estado saudável do fio, recomendamos uma nutrição caprichada, quer seja com ótimas máscaras nutritivas ou umectações com óleos vegetais puros;

Cabelo com porosidade baixa: quando as cutículas estão mais fechadas, o ideal é ter foco na hidratação (já que a absorção da água é maior nesse tipo de caso). Se sentir que o fechamento das cutículas está extremo, cuide dos fios utilizando água morna (não quente, nem fria) para fazer com que as cutículas se abram e facilitem o tratamento.

Descomplicando o tratamento de cabelos porosos

Quer uma dica extra e essencial para cuidar da porosidade dos seus cabelos? É claro que vamos indicar fortemente um kit especial da Left Cosméticos que chegou arrasando corações e trazendo de volta a saúde capilar: a linha Fruit Therapy Collabs Carol Kyoko. Sabe uma linha inteiramente pensada para cuidar de porosidade, mas sem efeito rebote algum? É essa linha (aliás, se quiser saber mais sobre ela, confira a nossa resenha). Ela conta com 5 itens super especiais:

Shampoo Anti-Porosidade

Remove as impurezas e prepara os cabelos para o Gel Reconstrutor Cristal. Possui ativos que reparam a parte interna e externa dos fios, além de Microesferas de Vitamina E.

Gel Reconstrutor Anti-Porosidade

Realiza o processo de redução da porosidade e repara a fibra capilar de dentro pra fora, de maneira intensa e sem efeito rebote.

Máscara Capilar Anti-Porosidade 

Finaliza o processo de redução da porosidade e sela as cutículas, conferindo brilho intenso e maciez aos fios. Possui ativos que reparam a parte interna e externa dos fios.

Finalizador Bifásico Anti-Porosidade

Confere proteção térmica, proteção solar e brilho único para os fios. Possui ativos que reparam a parte interna e externa dos fios e complementam o tratamento inteiro, promovendo selagem e proteção da fibra capilar, com muito movimento e maciez.

Shampoo Detox Esfoliante

Item complementar para dias de tratamento intenso, ele pode ser utilizado 1 ou 2 vezes por semana (ou quantas vezes você julgar necessário, só cuidado para não exagerar). No dia que optar por utilizá-lo, substitua o Shampoo Anti-Porosidade por ele (não tem necessidade de utilizar os dois juntos).

Todos os itens têm aplicação simples e tempo de ação bem curtinho, perfeito para cuidar da porosidade sem tomar muito tempo. Isso significa que esse ritual se encaixa em qualquer rotina e, claro, acaba com toda e qualquer desculpa para não cuidar dos seus fios como eles merecem!

*Clique aqui para adquirir o kit completo*

Linha Anti-Porosidade Carol Kyoko e Left Cosméticos - comprar 

E aí, curtiu nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

In same category


Related by tags


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados