Ácido Hialurônico: tudo sobre o ativo

Ácido Hialurônico: tudo sobre o ativo

Ácido Hialurônico: ácido? Não é perigoso? Muitas pessoas podem ficar assustadas quando leem a palavra “ácido” em algum produto de beleza, quer seja para a pele ou cabelos. Mas a boa notícia é: quando utilizado com segurança (e indicação!) não precisa se preocupar. Os ácidos, há um bom tempo, vem transformando as rotinas e oferecendo muitos benefícios para a sua “sessão beauté”. Não é diferente com um velho conhecido do mercado, o ácido hialurônico. Quer conhecer mais sobre esse componente poderoso? Então continue nesse post pois vamos desvendar tudo sobre ele e seus benefícios. Vamos lá?

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um componente que foi descoberto na década de 1930, mas foi só em meados de 1960 que começou a ser percebido e utilizado como complemento ou preenchedor molecular em vários tecidos, tais como pele e fibra capilar. Ao contrário do que parece, ele não é “fabricado” apenas de maneira sintética: o ácido hialurônico pode ser encontrado em nosso organismo mesmo.

Quando mais jovens, nossa pele e cabelos conta com uma concentração maior de ácido hialurônico, que é resultante de uma fusão do ácido glucorônico e da N-acetilglicosamina. Em linhas gerais, podemos dizer que ele anda de mãos dadas com o colágeno que é naturalmente produzido pelo corpo. Então, se nosso próprio organismo consegue produzir, não tem como ele ser um componente ruim, não é mesmo?

Para que serve?

O ácido hialurônico tem uma função dupla de preencher as moléculas dos tecidos, ao mesmo tempo que protege e combate os radicais livres. É claro que aqui explicamos sobre a ação desse ácido em cosméticos e rotinas de beleza. Você já deve ter encontrado por aí inúmeros produtos, principalmente com função anti-idade, que contenham o ácido hialurônico na fórmula, certo? Isso é porque ele é um potente aliado em processos de regeneração celular e retenção de água nos tecidos. 

Left Cosméticos - ácido hialurônico ajuda a diminuir as rugas


Mas e nos cabelos, acontece o mesmo? A resposta é: SIM! Quando falamos de ação do ácido hialurônico em tratamentos capilares, estamos diretamente falando sobre proteção, reconstrução e regeneração capilar, já que ele vai auxiliar na reposição da massa, no condicionamento dos fios e no preenchimento da fibra danificada. Além disso, por seu alto poder de retenção de água, ele tem função altamente hidratante para as madeixas. Por isso ele é tão importante e presente em produtos específicos para cabelos danificados e/ou porosos.

Benefícios do Ácido Hialurônico

Agora que entendemos que esse ativo pode ser bem relevante para a manutenção da nossa beleza, podemos também compreender melhor seus benefícios pra os cabelos, que são:

  • hidratação das fibras capilares e tecidos;
  • selagem de cutículas;
  • regeneração da fibra capilar;
  • alto poder de condicionamento;
  • combate ao envelhecimento dos fios.

Fala a verdade: nós quase não gostamos de produtinhos que façam esse tratamento profundo, não é mesmo?

Como usar Ácido Hialurônico 

A melhor forma de inserir o ácido hialurônico da rotina de beleza, obviamente, é optar por produtos prontos, que tenham fórmulas controladas e, de preferência, de marcas nas quais você confia. Quer seja para pele ou cabelos, é importante que as fórmulas sejam balanceadas para que o uso do ácido hialurônico seja seguro.

Tudo bem que não dá pra encontrar o ácido hialurônico à venda para “misturinhas” e afins, mas é importante enfatizar que para obter bons resultados, há de se respeitar cada uso e passo a passo dos produtos escolhidos. E a melhor forma de uso, especialmente se for para a pele, é com indicação do seu dermatologista de confiança, ele saberá indicar o produto mais certeiro para o seu objetivo.

Produtos de cabelos com Ácido Hialurônico

O mercado de produtos com ácido hialurônico vem crescendo cada vez mais. É claro que a Left Cométicos, exímia conhecedora de componentes que ajudam a cuidar profundamente das madeixas, não ficaria de fora.

A marca conta com a linha Essenciale Hidra Mandioca, indicada para cabelos secos e ressecados, que possui como ativos principais o Extrato de Mandioca e nosso querido Ácido Hialurônico. Essa combinação é responsável por hidratar e dar resistência ao fio por completo, de forma eficiente, combatendo o ressecamento, proporcionando brilho e maciez aos fios. E a linha é perfeita para uso diário, viu?! Se você busca uma formulação segura para obter os benefícios do ácido hialurônico nos cuidados com a saúde das madeixas, pode apostar nessa que é sucesso!

Left Cosméticos - produtos para cabelos com ácido hialurônico

 

Outros usos do Ácido

Por ser um importante preenchedor e regenerador celular, você também vai encontrar o ácido hialurônico presente em produtos específicos para procedimentos estéticos, como preenchimentos, peelings, séruns, máscaras noturnas e em produtos que combine esse componente com colágeno ou vitamina C. Lembre-se: para pele é um ótimo ativo com o objetivo de regeneração e prevenção ao envelhecimento precoce!

Não é à toa que o ácido hialurônico tornou-se um queridinho de quem ama cuidar de si de diferentes formas, em diferentes rotinas. Que tal inseri-lo em sua rotina também?


E aí, ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

In same category


Related by tags


    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios*

    Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados