10 erros com os cabelos!

0 Comentários

Beleza Simples

10 erros com os cabelos!

Somos apaixonadas por cabelos, mas podemos cometer erros com seus cuidados! Na nossa rotina praticamos alguns "pecados" que acabam danificando os fios e falaremos de 10 dos maiores erros capilares! Confira e nos diga quantos deles você também faz!

erros cabelos

1. APLICAR MÁSCARA NA RAIZ

Mesmo em cabelos curtos é importante aplicar máscaras de tratamento (bem como condicionadores e leave-ins) apenas nos fios, não na raiz. Os produtos cremosos possuem substâncias que em contato com a pele podem causar o entupimento dos folículos e o desequilíbrio da produção da oleosidade pelo couro cabeludo. Isso pode acabar em caspa, seborreia, aquelas massinhas brancas no couro cabeludo e tantos outros problemas e reações. Por isso, concentre esse tipo de produto sempre no comprimento e pontas, ok?

erros capilares - concentre produtos cremosos somente no comprmento e pontas

2. SHAMPOO NO COMPRIMENTO E PONTAS

Por outro lado está a aplicação de shampoo nos fios. E esfregando! O shampoo possui ativos responsáveis por abrir as cutículas e ativos detergentes para a limpeza dos fios.

Mesmo os produtos dedicados a low poo possuem algum tipo de ativo para limpeza e, independente da sua rotina, é importante que sejam aplicados sempre na raiz dos fios. A espuma formada, sim, pode ser levada delicadamente para o comprimento e para as pontas! Mas em movimentos leves e nunca esfregando os fios para não causar atrito ou ativar a estática (que resulta em frizz intenso e até mesmo a quebra). O ideal é sempre shampoo na raiz e cremes no comprimento e pontas, ok?

um dos maiores erros capilares é deixar resíduos de comséticos nos fios, sem enxaguar

3. DEIXAR MÁSCARAS E CONDICIONADORES NOS CABELOS

Aquele velho truque de deixar um pouco de condicionador ou máscara nos fios “para facilitar o pentear” é uma furada! Isso porque eles são produtos com enxágue e a sua não retirada pode acarretar em:

Então, deixe que o leave-in te ajude a desembaraçar e pentear os fios e enxágue totalmente qualquer produto que indique a retirada.

não durma de cabelos molhados

4. DORMIR DE CABELO MOLHADO

A falta de tempo às vezes nos obriga a lavar os cabelos no fim do dia, mas nem sempre temos tempo para secar. Porém, alguns minutinhos de secador só para garantir uma raiz mais seca antes de dormir pode ser essencial!

Dormir de cabelos molhados pode danificar a fibra. O couro cabeludo úmido, em contato com o travesseiro, pode ser perfeito para a instalação e proliferação de fungos e bactérias que causam diversos problemas e doenças. Sempre seque os fios antes de dormir, mesmo que na manhã seguinte você precise de uma “ajudinha” para remodelar.

chapinha no cabelo molhado? jamais

5. FAZER CHAPINHA COM OS CABELOS ÚMIDOS

Ok, esse erro muitas vezes é incentivado pela evolução da tecnologia! Às vezes surge algum aparelho que promete milagres como secar e alisar os fios úmidos ao mesmo tempo. Mas, independente da chapinha que você tenha, a certeza é uma só: o contato da fibra molhada com uma fonte direta de calor é prejudicial e pode acabar “fritando” seus cabelos! É só pensar: o calor faz a água evaporar, certo? Água é hidratação, então seus fios ficarão desidratados, ressecados e frágeis.

Respeite a ordem dos aparelhos antes fazer chapinha: retire a umidade com a toalha, seque com um secador (pelo menos 80%) e só depois alise com a prancha. Não esqueça do protetor térmico, ok? A saúde dos seus cabelos agradece!

como desembaraçar os fios da forma correta

6. DESEMBARAÇAR ERRADO

Outro costume cuja ordem dos fatores pode alterar o resultado é o desembarace dos fios. Aliás, essa é uma das maiores causas de quebra capilar, até porque você precisa desembaraçar seus cabelos todos os dias.

O correto é desembaraçar começando pelas pontas e subindo aos poucos, para evitar a quebra no comprimento e para facilitar a retirada dos nós. Dê preferência também aos pentes de dentes mais largos e de madeira, pois esse material costuma minimizar a ativação da estática dos fios. Escovas de cerdas macias também são uma ótima pedida!

Use um leave-in cremoso para ajudar a desfazer os nós e hidratar as pontas!

como desembaraçar os fios da forma correta

7. PRENDER OS CABELOS DE QUALQUER JEITO

Muitas pessoas têm o costume de prender os cabelos: molhados, em laços muito apertados, utilizando elásticos sem proteção ou presilhas de metal serrilhado, sem desembaraçar os fios antes… Enfim, esse costume pode resultar em enfraquecimento da fibra e, também, na quebra. O ideal é que você prenda seus cabelos sempre com elásticos envoltos por tecido, em rabos ou coques frouxos e sempre, SEMPRE com os cabelos secos!

siga as recomendações do fabricante e nao cometa erros no cabelo

8. NÃO SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE

Eis um erro que é muito frequente e poucas pessoas sabem que pode ser decisivo! São vários os motivos que beneficiam as pessoas que seguem à risca a indicação de uso que vem nas embalagens!

Engana-se que o rótulo do produto é apenas um texto para cumprir um protocolo. Cada fabricante estudou seu produto desde quando ele era uma ideia até sua fórmula final. Acreditem, eles testam de inúmeras maneiras até chegar em uma composição e um modo de uso que ofereça segurança e resultados perfeitos. Por isso, se um produto pede um tempo de pausa menor ou maior, se pede ação de calor, se é indicado para aplicação na raiz ou se adverte contra alguma condição de uso, vale respeitar!

higienizar escovas e pentes

9. NÃO HIGIENIZAR ESCOVAS E PENTES

Tem gente que nem sabe que nossas escovas e pentes devem ser higienizados. Pois é, precisa! É perigoso pra saúde dos cabelos e do couro cabeludo usar acessórios e equipamentos sem higienização. Eles podem manter colônias de germes, bactérias e fungos que ficarão à espera de um local mais propício para sua proliferação. E adivinha que local é esse? Sim: seus fios e couro cabeludo, que são mais quentes, mantém uma certa umidade e pode servir de habitat.

Uma vez a cada 15 dias é importante que você lave seus pentes e escovas muito bem. Mantenha-os de molho por 1 ou 2 horas em uma mistura de água e vinagre de maçã antes de lavá-los com sabão ou shampoo neutro. A secagem deve ser sempre ao natural (evite usar secador, principalmente em escovas que possam ter suas cerdas queimadas ou derretidas com o calor). Higiene nunca é demais, não é mesmo?

10. ABRIR MÃO DE LEAVE-IN E PROTETOR TÉRMICO

Geralmente, pessoas com fios oleosos ou mistos evitam usar qualquer finalizador, achando que eles darão mais peso e deixarão os fios mais pesados e sujos. O segredo é ter à mão produtos específicos para cabelos oleosos ou mistos (ou para seu tipo de fio). Eles contarão com fórmulas mais balanceadas e pensadas para não causar acúmulos, danos, nem prejuízos. Escolha bem seu leave-in e seu protetor térmico e não abra mão deles!

Não usar nada para proteger a fibra capilar no dia a dia e, principalmente, na hora de usar alguma fonte de calor, pode ser a porta de entrada para danos severos que irão se mostrar com o tempo, enfraquecendo as madeixas e acabando com o aspecto saudável. Proteger e prevenir é muito melhor do que remediar, então, finalize seus fios direitinho, com bons produtos.

Essa é a nossa lista com os 10 erros mais comuns para as apaixonadas por cuidados capilares. E você, tem alguma sugestão a mais? Conta pra gente!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados